
Wellbeing: bem-estar é tendência essencial para viver
Dicas PointerWellbeing, traduzido para o português, significa bem-estar. Depois de um período difícil trazido pela pandemia, várias mudanças aconteceram na nossa sociedade, que agora prioriza elementos que geram aconchego na arquitetura e na decoração.
Nossa casa se transformou em um santuário e a busca por uma vida com mais conforto, sentido e afeto é o norte que tem guiado muitas pessoas.
Para entender mais sobre a tendência Wellbeing e incluí-la em sua casa, siga com a gente!
O que é a tendência Wellbeing?
Wellbeing é a busca pelo bem-estar e pela conexão com nossos valores mais profundos e com o que realmente importa para cada um de nós.
Saúde, bem-estar, conexão com a família e os amigos, calma, segurança, conforto, aconchego – todas essas palavras ganharam prioridade no nosso cotidiano nos últimos anos.
As casas se transformaram. Ficaram mais verdes, aconchegantes e multifuncionais. O tempo ganhou um novo ritmo, adaptado ao que realmente importa. E o nosso lar precisou ficar mais adaptável às novas exigências (local de trabalho, de descanso e de estudo).
Por isso, as ergonomias ficaram mais confortáveis, as memórias afetivas mais presentes na decoração e as personalidades dos moradores mais exacerbadas em cada detalhe.
Como incluir a tendência de bem-estar na minha casa?
Depois de entender melhor a tendência Wellbeing, você deve estar se perguntando, afinal, como traduzir todos esses sentimentos na decoração da casa?
A resposta passa, principalmente, pela busca do conforto, sem deixar de lado a decoração afetiva e extremamente pessoal, transformando a sua casa em um refúgio e uma extensão de si mesmo.
1. Texturas
Incluir texturas é uma das maneiras de conseguir trazer esse conforto e sensação de acolhimento para os ambientes. E você pode fazer isso com revestimentos.

Relevos trazem sensação de movimento e ajudam a favorecer o conforto, como esse detalhe com Stellar Grey
Por exemplo, cerâmicas que recriam texturas têxteis ou com relevos lineares trazem essa sensação de conforto.
2. Memórias afetivas
Uma decoração afetiva brinca com nossas memórias e evoca sensações agradáveis de momentos que vivenciamos e de locais importantes em que estivemos. É justamente essa mistura de sentimentos que torna nosso lar tão especial.

As estampas dos revestimentos ajudam a resgatar memórias afetivas, tornando nossas casas mais aconchegantes, como essa parede com o lançamento Catavento Rosa
Nesse caso, há muitas possibilidades decorativas. Você pode valorizar itens de família, porta-retratos, souvenires de viagens e peças artesanais, por exemplo.
Em relação aos revestimentos, uma ideia interessante é apostar em estampas que lembrem lugares e sensações do seu passado. Por exemplo, a linha Catavento traz uma proposta mais lúdica, relembrando os cataventos com a estética da fibra natural, compondo ambientes modernos e aconchegantes.
3. Conexões profundas
Esse é o momento de nos conectar com os outros e com nós mesmos, principalmente, buscando aquilo que é mais importante. Por isso, as casas têm ganhado espaços diferenciados que favoreçam esse sentimento, como jardins (internos e externos), áreas de meditação e espaços destinados ao bem-estar e ao relaxamento.
Para os revestimentos, a dica é buscar estampas e cores que tragam essa conexão. Um exemplo interessante é a linha Sacra, inspirada nas formas da geometria sagrada, mais especificamente na flor da vida. O desenho simboliza a interconectividade da vida e de todos os seres.

Os desenhos da linha Sacra trazem a geometria sagrada da flor da vida, favorecendo conexões profundas com nós mesmos. Na imagem, parede com Sacra Beige
4. Forest Bathing (banho de floresta)
Originário do Japão, o forest bathing (banho de floresta) é uma prática que convida à imersão consciente na natureza. Mesmo em áreas urbanas, essa tendência pode ser adaptada aos espaços internos, trazendo elementos naturais para perto.
O objetivo é reduzir o estresse, aumentar a concentração e proporcionar uma sensação de calma. Isso pode ser feito através de:
- Uso de plantas em diferentes ambientes da casa.
- Integração de jardins verticais.
- Materiais que remetem à natureza, como pedras, madeiras e fibras.
- Ambientes com janelas amplas que permitam a entrada de luz natural e a visão do verde externo.
5. Joyful Design
Conectar a decoração às emoções é outra tendência em alta. O Joyful Design (ou design da alegria), mostra como cores vivas, texturas aconchegantes e elementos que despertam memórias afetivas podem transformar ambientes.
O foco está em criar espaços que tragam energia positiva e estimulem o bom humor no dia a dia. Para isso, algumas dicas são:
- Use cores intensas e gradiente.
- Inclua artesanato na decoração.
- Aposte em elementos que gerem boas lembranças, como souvenirs de viagens.
- Misture superfícies lisas e estampadas para ter equilíbrio.
6. Cottagecore
O estilo cottagecore, que valoriza a simplicidade e o aconchego da vida no campo é uma tendência que dialoga diretamente com o Wellbeing. Afinal, propõe um ritmo mais lento e acolhedor dentro de casa.
Tecidos naturais, estampas florais e objetos manuais são elementos-chave dessa estética. Além disso, aposte em tons neutros e claros. Móveis rústicos ou vintage também proporcionam aquela sensação de casa de campo.
7. Bathscaping

Ambiente aconchegante traz revestimentos Spark Gray, da linha Spark, e Avelana Sweet, da linha Mediterranea
Já o conceito de bathscaping vai além da funcionalidade do banheiro e propõe transformar esse espaço em um verdadeiro refúgio de autocuidado.
Esse conceito se conecta ao Wellbeing ao criar experiências sensoriais que ajudam a relaxar. Entre os exemplos estão aromas, velas, iluminação indireta e revestimentos acolhedores. Tudo isso para transformar o banho em um ritual.
E, então, gostou de conhecer mais sobre a tendência Wellbeing? Pretende levar essas dicas para sua casa? Para saber como vai ficar o seu espaço, use o simulador de ambientes da Pointer!