Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Variação dos revestimentos: entenda o que é e por que é importante

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você já ouviu falar em variação de revestimentos? Esse é um ponto importante para observar quando for escolher e comprar os materiais para a sua obra, já que ele interfere no resultado final de paredes e pisos.

A gente te explica melhor: é o indicador da variação de tons de uma peça cerâmica para a outra. Mesmo que estejam na mesma caixa, as peças variam mais ou menos, propositalmente. Pode ir de V1 a V4, da menor para a maior variação de revestimentos.

Mas, então, qual variação de revestimentos é melhor? Qual escolher? É o que você descobre a seguir!

Conheça os tipos de variação de revestimentos e saiba escolher

Antes de ver os tipos de variação de revestimentos, saiba que não existe certo ou errado, nem melhor ou pior. Afinal, estamos falando de diferenças intencionais e não de defeitos ou falta de qualidade, por exemplo. Sendo assim, a escolha vai depender do efeito que você quer para a sua decoração. 

Por exemplo, se você é metódico e quer tudo 100% uniforme, vale escolher um revestimento V1. Já em uma casa de praia ou campo, que suja muito e tem estilo mais rústico, um V3 seria ideal. Isso porque, devido à maior variação, ele disfarça mais a sujeira. E para um revestimento decorativo estampado, o V4 é melhor, significando que há mais variedade nas estampas. Entenda melhor:

V1 – nenhuma variação

São peças com aparência uniforme. Isso quer dizer que a variação entre uma peça e outra é mínima, quase imperceptível. É o tipo de variação ideal para revestimentos lisos, sem estampas ou reproduções de materiais.

Ter pouca variação de revestimentos também é interessante em certas cerâmicas com relevo 3D. Geralmente, a expectativa é formar uma parede tridimensional, mas de um jeito uniforme. Esse é o caso do Supercerâmico Stars White, da linha Decora Branco. Ele é todo branco, sem variações, permitindo o relevo se destacar.

variação de revestimentos

Banheiro decorado com Stars White, da linha Decora Branco, que tem baixa variação V1

V2 – pouca variação

Nesse caso, há pouca variação. Ou seja, dá para perceber que há diferenças, mas as texturas e os tons são parecidos. A V2 é ideal quando a cerâmica reproduz algum material natural mais neutro, como um mármore clássico. 

Afinal, na natureza as texturas e cores não costumam ser uniformes. Ainda assim, tampouco há grandes diferenças. Um exemplo é Heritage Blanc, da linha Classica. Ele reproduz um mármore clássico e neutro. 

variação de revestimentos

Piso Heritage Blanc e revestimento de parede Heritage Blanc Mer, ambos da linha Classica e ambos V2

V3 – variação moderada

Já quando a variação é moderada, a diferença entre tons da mesma cor é significativa. Isso é bom para quem quer um efeito que não seja uniforme. Inclusive, é um ponto para ficar de olho quando for escolher um revestimento que reproduz madeira

Isso porque esse é um material natural que costuma ter bastante variação de cor, então a V3 vai reproduzir com mais naturalidade o original. Para quem quer decorar a casa com um revestimento cerâmico amadeirado, Ilhéus Canela, da linha Tropicália, pode ser ideal. A variação de tonalidade é V3, o que dá mais naturalidade ao revestimento.

variação de revestimentos

Variação de revestimentos moderada é ideal para reprodução de madeira, como Ilhéus Canela, da linha Tropicália, um V3. Combinação é com Riacho Doce, da linha Lazer

V4 – alta variação

Por fim, V4 é bom para revestimentos estampados, com desenhos que mudam bastante de uma peça para a outra. A alta variação é ideal para revestimentos decorados, principalmente aqueles que têm uma grande quantidade de faces, formando um verdadeiro painel.

Por exemplo, Ninho, da linha Decora Design, traz diferentes estampas de folhas, flores e pássaros. Graças ao V4, as estampas quase nunca se repetem, formando um painel surpreendente.

variação de revestimentos

Ninho, da linha Decora Design, tem alta variação e combina com Cimento Branco, da linha Cimento

No site da Pointer, na página da Pointer, você pode conferir se a variação é V1, V2, V3 ou V4. Se você ainda tem dúvidas sobre qual escolher, conheça os novos revestimentos da coleção Pointer e inspire-se!