Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como decorar um quarto pequeno aproveitando melhor o espaço

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Com a quantidade cada vez maior de pessoas vivendo nas grandes cidades, algumas medidas são necessárias para que haja espaço para todo mundo. Uma delas é a construção de casas e apartamentos menores, que também trazem a vantagem de ter preços mais acessíveis.

Entretanto, a praticidade dos imóveis menores pode ser um desafio para alguns. Afinal, como decorar um quarto pequeno e ainda conseguir colocar todos os devidos móveis e objetos ali dentro? É o que mostraremos para você no post de hoje.

Afinal, com organização e estratégia, é perfeitamente possível investir em uma decoração otimizada e, assim, aproveitar todo o espaço do cômodo. Continue a leitura!

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados são, definitivamente, a melhor maneira de você encontrar móveis que se encaixem perfeitamente no espaço disponível no quarto. Dessa maneira, você não precisará de nenhuma “ginástica” para fazer o guarda-roupa caber na frente da cama, ou para encaixar os criados-mudos em um vão minúsculo entre a cama e a parede.

Portanto, com a metragem do quarto em mãos, faça um plano de todos os móveis necessários para o cômodo e, então, encomende-os na medida certa para que tudo se encaixe ali e ainda sobre espaço para a circulação.

Procure móveis com função dupla

Você já pode solicitá-los com essa característica na hora do planejamento ou, então, procurar móveis desse tipo nas lojas. De qualquer maneira, móveis com função dupla são alguns dos maiores aliados das casas e apartamentos pequenos.

Afinal, para que desperdiçar o precioso espaço embaixo da cama? Com um modelo que contenha gaveteiros, você terá um espaço excelente e protegido para guardar lençóis, colchas ou toalhas, por exemplo.

E que tal otimizar a cabeceira da cama? O espaço é excelente para mesas ou escrivaninhas, enquanto prateleiras nas paredes podem servir como bancadas. Assim, você ganha espaço para trabalhar ou guardar seus pertences. Os nichos também são muito bem-vindos aqui, pois rendem um precioso espaço extra nas paredes.

Aposte nas cores neutras

Cores escuras “encolhem” o ambiente, portanto devem ser evitadas na hora de decorar um quarto pequeno. Os tons claros, por outro lado, passam a sensação de que o ambiente é mais amplo.

Para dar um toque especial, você pode investir em papéis de parede com fundo claro, complementando a decoração com móveis no mesmo tom. O ambiente clean e elegante ficará confortável e bonito!

Decore com minimalismo

A mesma lógica da dica anterior se aplica aqui. Em quartos pequenos, o exagero é o grande vilão, portanto a decoração deve ser minimalista. Invista em poucos — mas certeiros — objetos de decoração, que conseguirão se destacar sem passar a impressão de que o quarto está lotado.

Um único objeto de cor viva, por exemplo, se destacará com beleza dentro de seu quarto em tons majoritariamente claros. Se você gosta de quadros, escolha alguns com moldura e até mesmo desenhos que utilizem a mesma cor das paredes. Isso cria uma bela impressão de continuidade, trazendo amplitude para o ambiente.

Abuse dos espelhos

Especialmente em ambientes de cores claras, os espelhos são um recurso fantástico para passar uma impressão de espaço e amplitude. Anexá-los às portas do guarda-roupa ainda ajuda a economizar espaço, mas você também pode alinhá-los em paredes opostas e, assim, conseguir reflexos interessantes para valorizar o espaço.

Gostou das nossas dicas de como decorar um quarto pequeno? Quer implementar esses princípios na casa toda? Então, confira agora mesmo nosso post sobre decoração para casas pequenas e como aproveitar o espaço!