Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como trocar revestimentos cerâmicos? Evite trabalho na reforma

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Está pensando em trocar revestimentos dos ambientes da sua casa e não tem ideia do que fazer? Se o seu objetivo é realmente substituir peças antigas e não apenas cobri-las com outros materiais, veio ao lugar certo! Neste post, vamos apresentar um passo a passo com dicas e orientações básicas para realizar a troca.

Antes de começar, você precisa entender que esse processo não é tão simples e rápido quanto parece. Porém, com paciência e os devidos cuidados, é possível obter bons resultados e evitar o temido retrabalho. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Por que fazer a troca de revestimentos?

A troca dos materiais de revestimentos em espaços de moradia nem sempre é algo fácil ou agradável, mas geralmente traz um resultado positivo.

Considerando que cada pessoa tem necessidades diferentes e gostos próprios, a reforma de uma residência pode ter diversos objetivos. Veja a seguir alguns deles e descubra por que a troca do revestimento é necessária.

1.1. Corrigir problemas estruturais

Partes que compõem a estrutura das construções podem apresentar problemas ao longo do tempo. Portanto, se você precisa realizar a manutenção de um piso ou de uma parede, provavelmente terá que remover as peças que cobrem essas superfícies antes de realizar os devidos reparos.

Nos casos em que é necessário ter acesso a algum elemento presente dentro da estrutura (como uma tubulação hidráulica ou eletrodutos que abrigam a fiação elétrica da residência, por exemplo), a remoção e eventual troca do revestimento também é necessária.

1.2. Complementar obras para ampliação da casa

Muitas pessoas decidem ampliar a casa para obter novos cômodos ou modificar o layout de um ambiente específico. Nesses casos, é possível utilizar o mesmo revestimento existente nos pisos e paredes para cobrir as superfícies que serão construídas ou modificadas, desde que se tenha peças o suficiente para isso.

Quando isso não é possível, você acaba com um grande problema: nem sempre você encontra a mesma linha do material nas lojas (às vezes ela foi descontinuada ou não há peças suficientes) e, quando encontra, as peças não têm exatamente a mesma tonalidade do produto assentado.

Além disso, os serviços realizados na obra de ampliação ou modificação do layout podem danificar os revestimentos antigos, diminuindo ainda mais a quantidade de produto disponível. Para evitar esses problemas, aposte na troca completa dos revestimentos.

1.3. Adaptação para moradores com necessidades especiais

É bastante comum que reformas aconteçam em casas que precisam ser adaptadas às novas condições de uso dos moradores, como quando uma pessoa com dificuldade de locomoção (idosos ou usuários de cadeiras de rodas) se muda para a residência. Nesses casos, é necessário construir rampas, substituir escadas, refazer áreas de acesso etc.

Assim como em obras de ampliação da casa, os problemas em obter mais revestimento são os mesmos: dificuldade de encontrar o material nas lojas e diferenças de tonalidade visíveis quando utilizadas no mesmo plano. Por isso a recomendação é apostar na troca completa dos revestimentos.

1.4. Realizar mudanças no estilo decorativo

Um dos motivos recorrentes para a realização da troca de revestimentos é o desejo de obter um ambiente totalmente repaginado, seja para modernizá-lo, seja para adaptá-lo ao estilo de vida e ao gosto dos moradores.

Afinal, com tantos produtos disponíveis no mercado em tantos estilos diferente, fica difícil não mudar a decoração da casa com certa frequência.

Você pode fazer isso escolhendo materiais completamente diferentes dos originais ou optando por peças semelhantes paginadas de outra maneira — por exemplo, uma paginação reta, diagonal, espinha de peixe, dama, deslocada, escama de peixe etc.

As cerâmicas são ótimas alternativas aos ladrilhos, pastilhas e azulejos. Além de apresentarem variações nas cores, algumas dessas peças já reproduzem a aparência e a textura de materiais específicos, como pedramadeiramármore e até concreto. Muitas pessoas, inclusive, optam por trocar esses materiais pela cerâmica, uma vez que a aparência é muito semelhante e sua manutenção é bem mais fácil.

2. Quais são os passos para trocar revestimentos?

O processo inicial da troca dos revestimentos pode ser mais trabalhoso se você pretende remover peças de modo a deixá-las inteiras, ou seja, sem quebrá-las.

Dependendo do tipo de revestimento existente e da qualidade de sua aplicação, talvez não seja possível manter as placas intactas. Veja como fazer esse teste e seguir para os próximos passos.

2.1. Remoção das peças antigas

Para descolar o revestimento antigo do piso ou da parede, você vai precisar de uma marreta de pedreiro, uma talhadeira e um cinzel, um raspador de rejunte (ou espátula metálica). Se você não quiser reaproveitar as peças em uma nova decoração (porque estão muito velhas ou trincadas), basta quebrá-las aos poucos com batidas de marreta e se desfazer dos entulhos.

Se o objetivo é retirar sem danificá-las, é preciso raspar todo o rejunte em torno da peça com o auxílio do raspador de rejunte ou da espátula metálica.

Quando o rejunte estiver fundo o suficiente para enxergar o verso da placa, você já pode encaixar a talhadeira entre a placa e a base e, então, dar leves batidas com a marreta. Faça isso com todas as placas até que saiam por completo.

2.2 Limpeza e preparo da superfície

Após a retirada de todas as placas, é necessário preparar a base que ficou, de modo a deixá-la adequada para receber o novo revestimento.

Para a remoção dos resquícios de argamassa que ficaram na superfície, você vai precisar de um formão e da marreta. Encaixe o formão em sentido paralelo ao piso ou parede e bata com a marreta para descolar o material velho e seco.

Depois de tirar a camada antiga de argamassa, você deve passar uma escova de cerdas macias sobre a superfície para eliminar a poeira excessiva e avaliar o acabamento. Observe se restaram pedaços de cimento e certifique-se de que a área está plana e regular para receber a nova camada de argamassa.

Atenção: as peças que foram removidas inteiras devem estar com a parte de trás limpa antes da próxima instalação. Para facilitar esse processo, mergulhe-as em água por alguns minutos. Assim, a argamassa amolece e desgruda com mais facilidade.

2.3. Detalhamento de paginação

O projeto de paginação é importante para garantir bons resultados. É nele que a disposição das placas é definida, bem como o desenho formado na superfície trabalhada.

Para encontrar a melhor solução, é fundamental ter todas as medidas do ambiente e o tamanho da placa que será utilizada. Com isso, é possível desenhar a planta do ambiente em escala e, dentro dela, você pode ir desenhando as placas até chegar na solução final.

Se você não quer ter trabalho, não deixe de contratar um especialista, pois apenas com um projeto de paginação você consegue evitar desperdício de peças (principalmente devido à perda por corte) e ainda economiza na aquisição do material. Com a economia obtida, muitas vezes você consegue pagar pelo profissional e o ambiente fica muito mais bonito.

Outro cuidado importante é sempre respeitar a junta mínima de assentamento indicada pelo fabricante, ou seja, adotar uma largura de rejunte maior ou igual à que o fabricante recomenda.

Se você tentar assentar as placas utilizando uma junta menor do que a recomendação do fabricante, além de o processo de assentar o revestimento ser mais difícil (e mais demorado), você provavelmente acabará com as placas desalinhadas e a estética do ambiente ficará prejudicada.

Dica: revestimentos em grandes formatos geralmente diminuem a percepção do rejuntamento, enquanto modelos menores tendem a colocar esse detalhe em evidência. Peças com borda retificada também são excelentes para “esconder” o encontro das placas e garantir uma superfície mais homogênea.

2.4. Aplicação do novo revestimento

Com a superfície preparada e a paginação definida, é hora de aplicar o novo revestimento. Para isso, você precisa preparar a argamassa conforme as especificações do fabricante (muitos produtos vêm prontos para uso).

Em um recipiente de plástico, misture o pó com a quantidade de água indicada. A massa deve ser mexida até que fique com consistência pastosa e mantida em descanso por 15 minutos. Passado esse tempo, você já pode começar a aplicação:

  • com uma desempenadeira, espalhe a argamassa na superfície da base (piso ou parede). Utilize o lado dentado da ferramenta para formar cordões;
  • para peças com dimensões iguais ou maiores que 30×30cm, é necessário passar argamassa também no verso da placa (tardoz), processo conhecido como dupla colagem;
  • comece a assentar as peças com as mãos, deixando os códigos existentes no verso das placas virados sempre para o mesmo lado. Posicione a peça cerca de 5cm afastada de sua posição final e arraste-a na diagonal de modo a quebrar os cordões e preencher completamente o verso da placa de argamassa;
  • limpe as peças já instaladas com o auxílio de uma esponja macia ou pano úmido para eliminar o excesso de argamassa. Aguarde 72 horas;
  • aplique o rejunte adequado para cada tipo de material, uso do ambiente, tempo de secagem etc.
  • após a secagem inicial do rejunte (cerca de 20 minutos para rejuntes convencionais) limpe as placas com uma espuma macia umedecida em água limpa: passe a espuma levemente e em movimentos circulares contínuos, de modo a retirar apenas o filme de material opaco da superfície do revestimento cerâmico, sem danificar o rejuntamento recém-executado;
  • caso esteja utilizando o rejunte epóxi, limpe a superfície em no máximo 15 minutos após a aplicação. Para o rejunte acrílico, essa limpeza deverá ser realizada entre 15 e 30 minutos após sua aplicação. Nos dois casos, se os excessos ficarem por muito tempo, a remoção será bastante difícil, podendo até manchar a cerâmica.

Em pisos, a liberação do tráfego de pessoas geralmente pode ser feita após sete dias da aplicação. No caso de paredes, também é importante evitar contato durante esse período para que as peças não manchem ou saiam do lugar.

E então, preparado para trocar revestimentos? Se você também quer aprender maneiras de mudar a aparência de uma superfície sem reformas e remoção de peças, confira o nosso post que ensina a cobrir azulejos antigos. Até a próxima!