Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Piso que reproduz pedra

Cerâmica que reproduz pedra: como usar na área externa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Cerâmicas que reproduzem pedra tornaram-se alternativas fantásticas para soluções arquitetônicas e de decoração. Pedras naturais são muito apreciadas por sua beleza. Porém, o custo elevado e a trabalhosa instalação podem inviabilizar seu uso em algumas obras, especialmente nas áreas externas.

Isso porque as dimensões, tanto das paredes, como dos pisos, costumam ser mais extensas. Dessa forma, usar a cerâmica que reproduz pedra é uma solução prática, durável, segura e bem mais acessível.

Se você pretende investir em um revestimento que reproduz pedra para renovar a sua casa, confira agora mesmo algumas dicas de como usar esse material!

Vantagens dos revestimentos cerâmicos que reproduzem pedra

Piso que reproduz pedra

Jardim revestido com a cerâmica Riacho Doce, da linha Lazer, aposta da Pointer para áreas externas

Dentre os benefícios dos revestimentos cerâmicos, podemos listar custo-benefício, beleza, durabilidade e praticidade de manutenção e conservação. Além disso, o manuseio é muito mais fácil, pelas placas serem mais leves que a pedra natural. E essa razão ainda contribui para economizar no volume de argamassa para o assentamento.

Outro grande diferencial dos revestimentos cerâmicos é a versatilidade. Afinal, eles são encontrados em diferentes cores, tamanhos e texturas, reproduzindo diferentes pedras naturais, além de poder ser utilizado em vários ambientes da casa. Só fique atento à indicação técnica. Lembre-se sempre que para as áreas úmidas, deve-se priorizar as peças com tratamento que não escorrega.

Por fim, os revestimentos cerâmicos podem ser utilizados na área externa, diferente de outras reproduções mais frágeis, como o revestimento vinílico. Existem duas grandes categorias de revestimentos cerâmicos:

Cerâmica

A cerâmica é um revestimento muito popular entre os brasileiros. E não é para menos! Apesar de passar por um processo industrial de fabricação, ela é um produto de origem natural, que alia tecnologia, sustentabilidade e qualidade de produção. Isso faz dela uma escolha campeã, pois as peças são bonitas e com custo acessível para compra e instalação.

Quanto à manutenção do dia a dia, a cerâmica também vence. Basta um pano molhado embebido de detergente neutro para remover poeira, sujeira e gordura. Portanto, se essa for a sua escolha de piso que representa pedra, saiba que você já deu o primeiro passo para deixar seu ambiente prático e irresistível! Isso porque, devido à beleza ímpar e às dimensões extensas das cerâmicas, elas valorizam qualquer tipo de espaço, colocando o luxo e a sofisticação em evidência.

Porcelanato

Porcelanato também é um revestimento cerâmico, porém mais resistente em sua composição. Ideal para ambientes de alto tráfego ou para quem simplesmente busca luxo. O porcelanato é outra opção que apresenta inúmeras variações com aparência de pedras. São veios, texturas e relevos interessantes, além de cores muito naturais, as quais agregam elegância e charme a qualquer espaço. É possível encontrar esse revestimento de vários tipos: polidos, esmaltados, naturais, rústicos, etc.

Vale destacar que o porcelanato é muito resistente à abrasão, manchas e umidade. Assim, especialmente para quem mora em regiões mais quentes, os porcelanatos são grandes aliados, pois apresentam ótimo conforto térmico. Entretanto, isso não impede que você utilize esse piso em regiões mais frias.

O estilo ideal de reprodução de pedra para sua casa

Piso que reproduz pedra

Área externa decorada com revestimento da linha Lazer San Marco Grigio que reproduz pedra

Quando falamos em estilo, a primeira coisa a se considerar é seu gosto pessoal. Afinal, sua casa precisa ter a sua cara! Com base em suas preferências e nos demais elementos do ambiente, é preciso definir o estilo dos revestimento de piso e parede. No mercado, existem várias alternativas de pedras reproduzidas.

Se você gosta de um visual sofisticado, leve e moderno, invista em pisos clássicos que se assemelhem a pedras. Elas acrescentam muita elegância aos espaços. Mas se você prefere um décor simples e acolhedor, vale a pena apostar em uma aparência natural e rústica, com cores quentes e aconchegantes, além de desenhos expressivos e texturas diferenciadas. Assim, será possível remeter à natureza e ao conforto nos ambientes de descanso externos e em varandas e pátios, por exemplo.

Área externa

As cerâmicas que reproduzem pedra podem ser aplicadas na área externa, desde que tenham a a indicação “EXT”. Geralmente, os revestimentos que têm aparência de pedra são usados nas paredes ou no piso de garagens descobertas, bordas de piscina, calçadas, áreas de churrasqueira, detalhes em jardins, varandas, sacadas e muros.

Lembre-se de sempre agregar beleza à segurança e qualidade. Nas áreas molhadas, como as saunas e ao redor das piscinas, é fundamental evitar os pisos polidos. Nesse caso, opte pelos texturizados e antiderrapantes, a fim de minimizar os riscos de acidentes.

Tendências com pedra

É tendência na arquitetura apostar em pedras para fachadas. Isso porque esse tipo de material é versátil, ou seja, harmoniza bem com vários conceitos de design, mais clássico ou contemporâneo.

O piso que reproduz pedra também é perfeito para criar um design mais rústico ou natural. Se a madeira é o principal elemento nesse estilo de design, podemos dizer que as pedras são os grandes coadjuvantes. Outra dica interessante é combinar esse estilo com demais elementos decorativos de origem natural, como as fibras de bambu ou rattan.

Especialmente na decoração de jardins, varandas, áreas de piscina ou churrasqueira, o trio piso que reproduz pedra + móveis de madeira + peças de fibras naturais é o combo ideal para quem quer transformar a área externa da casa em um verdadeiro oásis de descanso e relaxamento.

Sugestões Pointer

A Pointer oferece várias linhas de cerâmica que reproduzem pedra para área externa. São pedras de diferentes cores, texturas e origens.

As pedras de Roma, na Itália, são reproduzidas na linha Pietra Di Basalto. Elas apresentam tons sóbrios, suaves veios brancos e fragmentos de quartzo que refletem pontualmente a luz. A reprodução da Pointer tem interpretação urbana e contemporânea. É uma proposta arrojada para um décor elaborado.

Da Itália para o Brasil, Pedras Brasileiras, que traz pedras importantes da história brasileira. As cerâmicas são inspiradas na beleza das pedras da Igreja barroca de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, do Forte de São José da Ponta Grossa em Jurerê, Florianópolis, e do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Já imaginou ter o charme dessas pedras em sua própria casa?

Outra opção histórica é Coimbra Bege, da linha Ouro Preto. É uma cerâmica inspirada nas ruas de Coimbra, em Portugal, calçadas por blocos de basalto gastos pelo uso ao longo de séculos.

Os cuidados indispensáveis

Para assegurar a qualidade e o acabamento impecável da cerâmica que reproduz pedra, alguns cuidados são essenciais durante o projeto, a compra e a instalação.

Resistência mecânica

A escolha do material deve levar em conta tanto os critérios estéticos quanto os funcionais. Por exemplo, se você pensa em reformar a garagem, o piso que reproduz pedra escolhido deve ser específico para esse tipo de uso. Ou seja, deve resistir a grandes cargas, ao atrito dos pneus e à sujeira pesada, além de ser antiderrapante. Caso contrário, a durabilidade e a segurança ficarão comprometidas.

Dimensões e paginação

Mesmo que você não procure um arquiteto ou decorador para projetar sua obra, o cuidado com a especificação do material não pode ser deixado de lado. Além de escolher o acabamento adequado, você precisa ficar atento às dimensões da peça.

Essa etapa é importante para evitar muitos recortes. Quanto mais peças inteiras forem usadas na instalação, mais bonita ficará a superfície e menor será o desperdício. Isso contribui para a economia de material durante a obra, para um menor volume de entulho e é uma prática sustentável.

Juntas de dilatação

Existem no mercado algumas linhas de porcelanato retificado que trabalham com as juntas secas. Sabe aquele pequeno espaço entre as peças? Eles são deixados para que, caso o material sofra dilatação com as variações de temperatura, ele tenha espaço para se movimentar e não rachar. No caso dessas juntas secas, o espaço é mínimo, favorecendo a estética aparentando ser uma superfície única, sem recortes. Nesse caso, muitas vezes não é preciso nem mesmo aplicar o rejunte.

É necessário levar em conta que a execução desse sistema requer mão de obra especializada, para assegurar a qualidade do serviço. Além disso, esse tipo de acabamento não é recomendado para áreas úmidas, caso a intenção seja não utilizar o rejunte, devido ao risco de infiltrações.

Vale ressaltar que também é sempre importante seguir as orientações de instalação do material. Caso contrário, você coloca em risco não somente o resultado, mas a garantia oferecida pelo fabricante.

Importância da escolha de marcas de qualidade

Piso que reproduz pedra

Área de lazer revestida com Pietra Di Basalto, cerâmica da Pointer que reproduz pedra italiana típica da região de Roma. Aqui na cor Crema

Não basta escolher revestimentos apenas bonitos. É indispensável investir em materiais de marcas confiáveis, como a Pointer. O fabricante deve ter boa reputação, precisa oferecer um produto que tenha durabilidade, qualidade e acabamento de alto padrão. Caso contrário, o resultado pode ser decepcionante e causar sérios transtornos.

Você pode contar com a ajuda dos lojistas, inspirando-se nas redes sociais e em blogs com dicas de decoração. Além disso, é fundamental que você reflita cuidadosamente sobre cada tonalidade, textura e padrão que a versatilidade desse tipo de revestimento oferece.

Além de recorrer às marcas reconhecidas no ramo, também é essencial contar com mão de obra especializada no momento da instalação. Já pensou no transtorno que seria investir em materiais de qualidade e alto padrão, mas pecar na mão de obra? Pois é! Revestimento de qualidade e instalação adequada precisam andar lado a lado para garantir a estética e a vida útil do material. E não precisa ter pressa na escolha!

Libere a sua criatividade! Afinal, com tantas dicas, inspiração é o que não vai faltar! E se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco para começar a transformar a sua casa agora mesmo!