Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Existem vantagens em consórcio para reformas?

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Muitas pessoas sonham com o momento de reformar a casa, afinal, esse trabalho permite repaginar o visual dos ambientes ou adequá-los ao estilo de vida dos proprietários. Mas e quando os recursos financeiros disponíveis não são suficientes para a realização do serviço?

Nesses casos, a saída pode estar no consórcio para reforma. Se você nunca ouviu falar desse sistema ou quer saber como ele funciona, continue conosco. Vamos explicar tudo nos próximos tópicos e apresentar as possíveis vantagens!

O que é um consórcio?

Trata-se de um sistema de investimento utilizado para diferentes propósitos. Seu funcionamento se dá em grupos compostos por pessoas físicas e/ou jurídicas que têm um objetivo comum: adquirir bens ou serviços por meio do autofinanciamento.

Com consórcio, é possível comprar apartamentos, terrenos e veículos, bem como contratar profissionais especializados para a construção e reforma de imóveis. É uma boa opção se você não tem capital suficiente para custear um bem ou serviço.

Quem contrata um consórcio acaba colocando o planejamento financeiro em prática, já que o pagamento das parcelas é feito aos poucos, sem cobrança de juros (apenas taxas). Para participar, é preciso procurar uma administradora e adquirir uma cota.

O valor da cota representa o valor do bem ou serviço a ser adquirido pelo consorciado. Todos os meses, os participantes pagam suas parcelas e participam dos lances ou sorteios, que contemplarão, aos poucos, cada pessoa com sua devida carta de crédito.

Existem vantagens em consórcio para reformas?

Como funciona a reforma com consórcio?

A cota de consórcio para reforma pode ser obtida em grupos de consórcio imobiliário ou de serviços. É importante avaliar os planos oferecidos por diferentes administradoras, já que os valores permitidos para investimento na reforma costumam variar bastante.

Em geral, as faixas de crédito costumam ficar entre R$ 5 mil e R$ 300 mil, e os consorciados podem pagar as suas parcelas em até 150 meses. Sabendo disso, você deve calcular o valor necessário para a reforma se quiser escolher uma cota compatível.

Após escolher o plano e começar a pagar as parcelas com outros consorciados, não deixe de participar dos lances e sorteios destinados à contemplação da carta de crédito. Quando receber a sua, poderá usá-la para diferentes finalidades, entre elas:

  • realizar ampliações;
  • comprar materiais;
  • renovar pinturas e outros acabamentos;
  • instalar sistemas elétricos e equipamentos hidráulicos;
  • contratar serviços de marcenaria e manutenção;
  • construir piscinas e churrasqueiras;
  • substituir revestimentos;
  • fazer reparos em geral.

Para iniciar as obras previstas, é necessário apresentar à administradora alguns documentos importantes. Entre eles, estão o laudo de análise e o projeto de reforma ou ampliação (que deve estar aprovado na prefeitura). Quanto mais detalhes, melhor.

Se possível, entregue também a lista com os nomes dos profissionais responsáveis pela obra, bem como o orçamento e cronograma. Tudo será avaliado para que o crédito seja liberado em etapas, de acordo com o andamento dos trabalhos de reforma.

Saiba que é a administradora de consórcio a responsável por pagar o profissional ou empresa que realizará o serviço, portanto, é fundamental apresentar as devidas notas e recibos referentes aos gastos. Esse cuidado mantém o processo seguro e transparente.

Existem vantagens no consórcio para reforma?

Por causa da variedade de planos disponíveis, cada vez mais pessoas encontram no consórcio uma opção vantajosa para fazer melhorias em seus imóveis. Além da flexibilidade para uso da carta de crédito, esse sistema traz outros benefícios.

O principal deles é a possibilidade de economizar recursos. Afinal, para quem não tem muita disciplina, o consórcio funciona como uma poupança obrigatória. Aos poucos, é possível custear as parcelas que permitirão atingir seus objetivos com o projeto.

O parcelamento do valor integral do serviço (sem custos com juros ou valor de entrada) também contribui para a economia financeira, trazendo alívio para as famílias que precisam modificar o layout, estrutura ou estilo decorativo da própria residência.

Por fim, o consórcio para reforma é vantajoso até para quem tem uma reserva financeira e não quer se descapitalizar ao fazer um investimento. Nesse caso, há ganho de tempo para pagar o valor total do serviço e para planejar as alterações nos mínimos detalhes.

Gostou deste artigo? Fique sempre informado sobre o assunto por meio das publicações em nosso perfil no Facebook e no Instagram!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida