Pointer e o DNA nordestino

A Pointer é uma empresa brasileira que se orgulha de ter DNA nordestino. Nossa atuação se concentra na região Nordeste do país. Assim, conseguimos garantir a sustentabilidade dos nossos produtos e manter os custos baixos, além de gerar empregos e impactar positivamente a comunidade local.

A seguir, entenda melhor sobre o orgulho da Pointer em ser uma empresa brasileira e conheça alguns produtos que refletem o DNA nordestino.

DNA nordestino

A Pointer chegou ao mercado em 2015 com o objetivo de unir preço e qualidade, tornando o design mais democrático. Já investimos mais de R$ 210 milhões na região Nordeste e temos orgulho em empregar cerca de 300 pessoas diretamente e 900 indiretamente. 

Imprimimos a brasilidade e o DNA nordestino nos nossos produtos, refletindo nosso orgulho em atuar nesta região. Afinal, nossa fábrica fica em Marechal Deodoro, em Alagoas, cidade vizinha de Maceió, e nosso atendimento é focado na região Nordeste.

Fábrica da Pointer fica em Marechal Deodoro, Alagoas

Além da fábrica em Alagoas, contamos com centros de distribuição em Fortaleza, no Ceará, e em Petrolina, em Pernambuco. Nossos produtos estão presentes em mais de 1.000 lojas espalhadas por todos os estados do Nordeste, incluindo cidades menores.

E para levar o DNA nordestino também para o exterior, exportamos para mais de 50 países. Sem falar que participamos das maiores feiras mundiais do setor, como a Expo Revestir, em São Paulo, e a Coverings, nos Estados Unidos.

Operação local foca na sustentabilidade ambiental e social

Já ouviu falar em consumo local? Esse é um conceito fundamental da sustentabilidade. Consumir produtos que foram fabricados perto de você elimina gastos com transporte. No caso da Pointer, a matéria-prima vem de, no máximo, 100km de distância da fábrica. E nossos produtos são distribuídos nos estados vizinhos.

Fábrica da Pointer coloca em prática ações de sustentabilidade ambiente e social

Nosso DNA nordestino aparece também no cuidado com a comunidade local. Apostamos na sustentabilidade social e queremos crescer junto com a comunidade. Por isso, promovemos a educação ambiental e ações para proporcionar bem-estar às pessoas.

Em 2021, realizamos a doação de revestimentos para o Instituto Mandaver, que promove ações sociais na comunidade de Vergel do Lago, em Maceió (AL). Para cuidar dos colaboradores da fábrica, todos foram vacinados contra a Covid-19, em uma parceria entre a Prefeitura de Marechal Deodoro e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. Ainda em 2021, conseguimos mobilizar nossos funcionários em ações de voluntariado, como campanhas de doação de sangue.

Cobogó Mundaú traz sustentabilidade social à nossa região

Um projeto de sustentabilidade social regional que promovemos em 2020 foi o Cobogó Mundaú. Ele é um exemplo do orgulho do nosso DNA nordestino e do cuidado que temos com a comunidade.

O produto surgiu a partir da necessidade de levar mais qualidade de vida para uma comunidade vizinha à fábrica da Pointer. Em Vergel do Lago, a pesca do sururu é tradicional e garante o sustento de muitas famílias. Mas as conchas do molusco eram descartadas e se acumulavam, gerando mau cheiro, além de ser foco de doenças.

O artesão Itamacio Santos, os designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio e a equipe Pointer em visita a Vergel do Lago

Foi então que o projeto Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Circular convidou o Instituto A Gente Transforma, do arquiteto Marcelo Rosenbaum, para encontrar uma solução. E para ajudar, o projeto ainda contou com o designer alagoano Rodrigo Ambrosio.

O fruto dessa parceria é um produto com DNA nordestino: cobogós feitos a partir de conchas de sururu. Além de encontrar uma finalidade para a matéria-prima até então inutilizado, o projeto ainda contribui para a economia circular e gera empregos para a comunidade local. 

A Pointer contribuiu com ferramentas para a produção em larga escala do Cobogó Mundaú, cuidou da divulgação do projeto e faz a distribuição do produto nas lojas Portobello Shop de todo Brasil.

Conheça alguns produtos da Pointer com DNA nordestino

Toda essa conexão com o Nordeste não poderia deixar de se manifestar, claro, no design de nossos produtos. Confira a seguir alguns exemplos!

Ilhéus

Com DNA nordestino, Ilhéus, da linha Tropicália, traz o mesmo nome da cidade litorânea da Bahia. O revestimento reproduz madeira Jacarandá, com textura leve e rústica, inspirado no piso da casa de Jorge Amado, grande escritor brasileiro, em Ilhéus. 

O aconchego do local foi a inspiração desse revestimento cerâmico. Ilhéus apresenta alta variação, o que quer dizer que a estampa varia de uma peça para a outra, deixando a cerâmica mais parecida com a madeira natural.

Ilhéus é um revestimento cerâmico específico para áreas externas, disponível em três tonalidades e formatos: a tábua Canela, no formato 15×90, e os Decks Grigio e Cedro, no formato 60×60. 

Ilhéus Canela, da linha Tropicália, reproduz a madeira do piso da casa de Jorge Amado, na Bahia. Um dos produtos Pointer DNA nordestino específico para área externa

Lençóis

E para representar o espetáculo das dunas de areia que formam piscinas com a água da chuva no Maranhão, a Pointer conta com Lençóis, da linha Decora Branco. O revestimento para paredes tem relevos com veios que representam as marcas do vento nas areias dos Lençóis Maranhenses.

DNA nordestino da Pointer aparece também em Lençóis, da linha Decora Branco, ao representar dunas do Maranhão

Renascença

Renascença, da linha Decora Design, é um revestimento de parede com fundo amadeirado e estampa que reproduz a renda renascença, um artesanato típico da Paraíba. Feita com agulha, linha e lacê de algodão, esse tipo de renda tem origem francesa. Ainda hoje, é uma atividade que passa de geração em geração. 

A renda tipicamente produzida na Paraíba é reproduzida no revestimento Renascença, da linha Decora Design

Ancestral White

Os típicos azulejos pernambucanos são reproduzidos em Ancestral White, da linha Decora Design. Com a ocupação holandesa em Pernambuco, vieram também os azulejos da Holanda. Foi no século 19 que eles passaram do interior das casas para as fachadas, fazendo tradição na arquitetura de Pernambuco.

Ancestral White, da linha Decora Design, é uma homenagem à azulejaria pernambucana

Como você viu, temos uma ligação forte com a comunidade local e nos orgulhamos do nosso DNA nordestino. Se você quer conhecer mais sobre a Pointer, confira também os motivos para escolher a Pointer para a sua obra!