Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Brasilidade na decoração: nossa cultura em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A brasilidade é uma tendência na decoração. Em vez de importar ideias e estilos estrangeiros, reforça os detalhes típicos do nosso país, exaltando a nossa cultura e o estilo de ser do povo brasileiro.

Com isso, é possível ter ambientes mais aconchegantes e, principalmente, mais personalizados e originais. O novo luxo é homenagear e resgatar a essência do brasileiro, com espaços com muito tropicalismo, fauna, flora e alegria. Quer levar a brasilidade para a sua casa? Veja as dicas que separamos!

O que é uma decoração com brasilidade?

A brasilidade na decoração é um modo de exaltar a cultura e as características mais marcantes do nosso país, bem como o jeito de ser e a personalidade dos brasileiros.

A brasilidade na decoração visa traduzir a nossa identidade, com elementos naturais e artesanais. Na imagem, revestimentos Pedra Ferro, da linha Lazer, Zeppelin Fall e Ibérica Natural

O Brasil é um país muito rico e vasto, com inúmeras possibilidades e influências culturais. Por isso, decorar uma casa com a “cara” do brasileiro é algo que permite soltar a criatividade – desenvolvendo ambientes que lembrem nosso país.

A ideia é sempre valorizar a nossa história e estética, com itens tipicamente nacionais ou regionais, destacando nossas matérias-primas, nosso jeito alegre e nossa cultura.

Como enfatizar a brasilidade na decoração?

Gostou da ideia e quer abraçar a brasilidade na decoração? Veja algumas dicas que separamos para você se inspirar e usar na sua casa.

Cores

As cores são fundamentais para representar brasilidade. Os tons fortes e alegres ajudam a trazer essa sensação tropical, como o tradicional verde e amarelo. Nas cidades litorâneas, tons de azul, verde e bege brincam com a sensação de praia e mar. O verde das nossas matas, em versões mais claras ou escuras, traz frescor e elegância.

Detalhes coloridos ajudam a realçar a alegria do povo brasileiro e trazem destaque aos ambientes. Na imagem, revestimento Heritage Blanc, da linha Clássica

Para representar o nordeste, que tal investir em cores alegres e divertidas? Amarelo, roxo, vermelho, magenta e azul traduzem essa expressão calorosa e criativa do povo nordestino. Podem aparecer em objetos de decoração – artesanais, de preferência -, sobre uma base neutra, para garantir equilíbrio. Por exemplo, Heritage Blanc, da linha Clássica, é o revestimento neutro perfeito para ser combinado com cores vibrantes.

Artesanato

O artesanato é característico do nosso povo. E são muitas as ideias para se inspirar, desde as peças artesanais dos nossos povos tradicionais, como os indígenas, até as opções características das nossas regiões.

Cocares, esculturas feitas em barro, argila ou madeira, redes, vasos, peças em crochê, cestarias, itens produzidos em palha, macramês e muitos outros detalhes fornecem mais personalidade aos ambientes e ajudam a traduzir a alma brasileira. Além disso, investir em artesanato é uma forma de apoiar o trabalho dos artesãos e garantir que essas tradições sigam vivas. Sua casa fica linda e especial e você incentiva a produção local.

Natureza

Sem dúvida, nossas belezas naturais são nosso maior “cartão-postal” e importante na formação da identidade do brasileiro. Dessa forma, os ambientes decorados com brasilidade precisam incluir a natureza.

A brasilidade na decoração pode ser expressa por meio das nossas tradições e artesanatos, como a azulejaria tradicional de Pernambuco, inspiração para o Ninho, da Pointer

Isso pode ser feito de várias formas. Desde plantas, com espécies nativas, como com estampas, quadros, cores e materiais que remetam essa conexão com a natureza. Incorporar palmeiras, bananeiras e outras árvores nacionais nas estampas de almofadas, quadros e roupas de cama. Ou até nos revestimentos cerâmicos. Ninho, da linha Decora Design, traz azulejos com estampas de pássaros, folhas e flores da fauna e flora brasileira.

Iluminação

A iluminação é muito importante para alcançar a brasilidade na decoração. Afinal, nosso país tem um clima tropical – com o sol brilhando forte praticamente o ano todo.

Assim, uma casa bem arejada e iluminada ajuda a representar o “calor” do povo brasileiro, além de gerar mais bem-estar e conforto. Janelas e portas amplas que favoreçam a entrada de luz, varandas com vidros ou abertas, cortinas com tecidos finos (como as rendas nacionais) são exemplos de ideias que favorecem a iluminação natural.

Os ambientes integrados também favorecem a luminosidade. Caso precise separar espaços, criando mais intimidade, que tal optar por uma solução tipicamente nacional, o cobogó? Ele é um elemento vazado, que favorece a luminosidade e a ventilação, além de ter sido criado por brasileiros e ser um item de decoração tipicamente nacional.

Móveis

Os mobiliários de designers brasileiros têm atraído cada vez mais a atenção em todo o mundo. Sendo que alguns se tornaram verdadeiros clássicos. Então, se for possível, que tal adicionar alguns móveis assim como destaque dos seus ambientes?

Alguns exemplos de mobiliários de designers brasileiros são: cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha (e inspirada nas redes indígenas), a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues (constituída de madeira maciça, com tiras de couro e almofadas confortáveis), e muitos outros.

Outra ideia bem bacana são os móveis com palhinha, que fizeram muito sucesso em décadas passadas e que estão sendo resgatados como algo integrante da nossa cultura.

Materiais naturais

Impossível falarmos sobre brasilidade na decoração sem citarmos a presença dos materiais naturais. São eles que traduzem essa nossa conexão com a natureza, tão presente em praticamente todos nossos estados e culturas.

Os materiais naturais são muito presentes em ambientes que prezam pela brasilidade, como nessa parede com E-motion Wood, da Linha Tropicália, que reproduz espécies das florestas brasileiras

A madeira é um ponto-chave, por ser bem fácil de combinar e de compor ambientes. Ela pode aparecer nos revestimentos de pisos e paredes e também nos móveis. Se você vive em regiões mais quentes, a boa notícia é que existem cerâmicas amadeiradas, que recriam de maneira fidedigna a madeira, mas são fresquinhas e fáceis de manter.

Além da madeira, que tal explorar outros materiais naturais? Bambu, palhas, sizal, vime e até couro podem compor ambientes e criar atmosferas diferenciadas, criando um décor mais sóbrio e elegante ou mais descontraído e ousado, dependendo da sua intenção.

A brasilidade nas peças da Pointer

A Pointer é uma marca que se orgulha de traduzir em suas peças nossa brasilidade, em especial traduzindo o jeito nordestino de ser.

Por isso, não é difícil encontrar linhas e produtos que podem compor ambientes bem brasileiros, sem deixar de lado a praticidade e a funcionalidade que as cerâmicas trazem.

Na linha Zeppelin, você encontra diferentes opções para adicionar textura e cor aos seus espaços, com revestimentos de pisos e paredes.

Outra linha interessante é a Stellar, que traz uma releitura do concreto – material que foi muito marcante na arquitetura modernista brasileira e que também é fácil de compor com outros elementos naturais.

Estampas que retratam a cultura brasileira também podem ser usadas, como o Artesanal Mescla, que valoriza a cultura nordestina

Para quem deseja trazer o toque da madeira, algumas linhas se destacam, como a Ibérica e, principalmente, a Tropicália, que reproduz espécies das florestas brasileiras, com uma seleção especial das madeiras da Amazônia.

A linha Cimento é arrojada e diferenciada, com destaque para a Artesanal Mescla e suas estampas que resgatam a essência do povo nordestino. O jeito alegre e divertido do povo brasileiro e o seu artesanato típico também são expressos no Ninho, da linha Decora Design – inspirado na azulejaria artesanal de Pernambuco.

E aí, curtiu a tendência da brasilidade na decoração? Siga a Pointer no Instagram e receba mais dicas e inspirações incríveis para transformar a sua casa!