Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Piso estampado: conheça as características e saiba como usar

Piso estampado: conheça as características e saiba como usar

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Usar adereços ou artifícios específicos para deixar a casa mais viva e equilibrada com suas preferências é algo muito comum. Mas, além dos papéis de parede, das pinturas coloridas e dos artigos de decoração, por exemplo, você já pensou em usar um piso estampado em algum cômodo da sua casa?

É interessante pensar nessa tendência, pois ela pode trazer bastante personalidade, quando bem conjugada com os demais elementos presentes no seu lar. Além disso, como, hoje, os revestimentos estampados deixaram de ser exclusivos das paredes e ganharam o chão de vários cômodos, surgiram muitas opções diferenciadas para você escolher!

Mas você sabe como usar essa opção de decoração adequadamente? Então, veja como conseguir o efeito esperado na sua casa!

Quais as principais características do piso estampado?

Para usar o piso estampado de maneira apropriada, precisamos, primeiramente, compreender quais são as suas características básicas e o que ele pode agregar à sua decoração. Existem três principais pontos a serem levados em consideração nesse caso.

Ótima atratividade

Nossa atenção é capturada pelos pisos estampados quando entramos em um ambiente onde esse recurso é utilizado como fonte decorativa. Isso acontece porque, naturalmente, esse tipo de revestimento é bastante colorido ou apresenta desenhos interessantes.

Além de capturar o olhar, o chão costuma ser uma das maiores superfícies de um cômodo. Quando esses dois elementos se juntam, eles criam uma força que atrai a atenção de todos. Isso ajuda a valorizar as decisões decorativas na sua casa e realça a beleza do piso escolhido.

Toque diferenciado

Quando pensamos na decoração de uma casa, é comum considerarmos apenas as características dos móveis, ornamentos e as cores do ambiente. Porém, as opções criativas para montar o estilo do seu lar não precisam se limitar a isso e deixar de lado os outros potenciais de cada área.

O piso estampado pode quebrar esses padrões de design e adicionar um novo elemento decorativo, uma outra fonte de cores, padrões e desenhos para cada cômodo. Dessa forma, é possível incrementar o estilo do lugar e o seu toque pessoal no processo.

Variedades de estilos e cores

piso-estampado

Cozinha revestida com a Linha Singular Prisma Mix

Sabemos que a tecnologia evoluiu muito em relação aos acabamentos. Atualmente, usa-se maquinários que permitem imprimir as estampas nos pisos mais facilmente e em alta definição, além de existirem recursos que possibilitam criar efeitos em relevo e revestimentos 3D. Isso viabilizou o surgimento de uma grande variedade de opções no mercado, com diferentes tamanhos, cores e designs de todos os tipos.

Como usar o piso estampado na decoração de casa?

Conhecendo os toques de personalidade que o piso estampado pode atribuir à sua casa, você, certamente, está interessado em saber como deve aplicá-lo, certo? Para isso, é preciso informar-se sobre as melhores práticas decorativas para esse tipo de revestimento!

Tenha atenção aos móveis do ambiente

Como o piso estampado atrai diretamente a atenção das pessoas, é necessário pensar bem no modo de utilizá-lo, a fim de que ele não sobrecarregue a decoração do ambiente. Dessa forma, é interessante considerar usar menos móveis em cima do revestimento, para que ele possa ser notado e para que o espaço não fique muito sobrecarregado com diferentes atrativos.

Outro quesito necessário para levar em conta é o modo como a estampa será conjugada com o estilo do mobiliário. O ideal é que as cores, texturas e estilos de ambos estejam em harmonia, até mesmo para que você saiba até que ponto pode misturar e inovar de acordo com seu próprio perfil.

Isso significa que os móveis de um cômodo com piso estampado não devem ter estampas na sua decoração, pois isso deixaria o visual do ambiente muito pesado, conflitando as informações para as pessoas. O ideal é que o mobiliário seja mais sólido e sóbrio ou neutro, para que a harmonização com o revestimento no chão seja a melhor possível.

Considere o tamanho do cômodo e do revestimento

O piso estampado cai bem em qualquer cômodo da casa. Porém, algumas pessoas preferem usá-lo na cozinha ou no banheiro, para trazer um pouco de cores e diversão a ambientes mais tradicionais. Já outras preferem usá-los em quartos, salas, varandas, garagens e ambientes externos em geral.

Independentemente do cômodo escolhido para aplicar o piso estampado, é preciso ter em mente o tamanho da área escolhida e o formato do revestimento em questão. O ideal é selecionar um piso que caiba no cômodo sem a necessidade de cortar peças e perder parte da estampa. Se não for possível, planeje bem a aplicação para evitar desgastes e danos. Se o cômodo em questão for pequeno, dê preferência a peças menores e claras, para dar a sensação de maior amplitude ao ambiente. Já se o espaço for maior, pode utilizar modelos maiores e em cores diferentes.

Uma dica para não errar na quantidade de peças para o revestimento de cada cômodo é sempre comprar um pouco a mais para guardar de depósito. Os especialistas recomendam uma variação de 10% a 20% do total de peças necessárias para revestir todo o cômodo, a fim de ter um estoque para alterações caso ocorra algum acidente e seja necessário trocar.

Evite exagerar nas estampas e padrões

O piso estampado traz um belo efeito para a decoração da sua casa, mas deve ser usado com cautela. O ideal é escolher uma área da residência para destacar com esse revestimento e escolher opções neutras para as demais. Além disso, evite colocar revestimentos estampados no chão e nas paredes do mesmo ambiente, para não correr o risco de causar um efeito visualmente negativo, com uma mistura muito grande de padrões.

O mesmo acontece com os móveis (como já vimos anteriormente) e os revestimentos para a parede. Se o piso for estampado na sua sala, opte por uma solução sólida e neutra nas paredes, de preferência em um tom de cor que seja harmonioso com a estampa do piso. Isso serve para não causar uma sobrecarga de informações para quem estiver naquele ambiente.

Por exemplo: o Cardume Azul, da linha Singular, fica excelente se aplicado no chão de uma cozinha mais despojada, com alguns móveis mais claros e modernos. Para valorizar a beleza da sua estampa, o mais indicado é um revestimento para parede neutro, como Boheme Blanc, da linha Boheme. Assim você dá mais elegância ao espaço e explora ao máximo a beleza do piso estampado.

Escolha o revestimento ideal para cada ambiente

piso-estampado

Área externa revestida com a linha Jardim Grafite

Assim como todos os outros pisos, os estampados também têm características particulares, que precisam ser analisadas antes de escolher o cômodo da sua casa no qual deseja aplicá-lo. Por exemplo, supondo que você escolha uma cerâmica estampada para o seu banheiro. Caso sua superfície seja mais brilhante, isso pode indicar que ela seja mais escorregadia quando molhada. Desse modo, o ideal para banheiros, áreas de serviços, e outros cômodos úmidos é optar por cerâmicas foscas e de texturas mais ásperas.

Além desse fator de segurança, é importante checar a resistência do revestimento escolhido, em relação à quantidade de pessoas que se movimentam pelo local diariamente. O padrão PEI indica a resistência do esmalte dos pisos e seus locais de aplicação e poderá ajudá-lo na escolha. Basta descobrir qual o PEI indicado para cada cômodo da sua casa e escolher uma opção de piso que seja compatível com o tráfego de pessoas naquele ambiente.

Leve em conta o estilo da sua decoração

São muitas as opções de pisos estampados disponíveis no mercado atualmente. Você pode escolher desde cerâmicas que modernizam elementos clássicos — como o Neo Barroco Azul, da linha Raízes, que fica espetacular para o banheiro — até opções que reproduzem pedras — a exemplo do Jardim Mix, o qual é excelente para o exterior da casa — ou pisos em patchwork — como o Mos Cocal Lenho.

A variedade é impressionante. Mas não dá para colocar tudo na mesma casa, concorda? Por isso, o ideal é escolher aquela estampa que combina com o estilo que você idealiza para seu lar. Desse modo, se a ideia é ser um pouco mais clássico, elegante, selecione um revestimento nessa linha, a fim de produzir o efeito desejado.

Caso deseje um ambiente mais divertido, o piso estampado é uma ferramenta muito poderosa para dar aquele toque que faltava e destacar a decoração de casa. Não é à toa que essa tendência só cresce e fica cada vez mais comum nos lares dos brasileiros.

Quer usar o piso estampado na sua casa, dando a ela um toque mais personalizado e criativo? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida