Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Manutenção de casa de praia: 5 dicas para garantir a preservação

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quem não sonha com férias com sol, mar, pé na areia, uma cerveja geladinha e nenhuma preocupação na cabeça? Comprar um imóvel de veraneio é o grande objetivo de muita gente, mas esse sonho pode virar pesadelo se esquecermos da manutenção de casa de praia.

Especialistas estimam que somente o custo bruto dessa manutenção pode chegar a cerca de R$ 2.600 por mês se você não tiver cuidados preventivos. Isso acontece porque uma casa de praia sofre com a maresia e outras características do litoral, que exigem uma atenção especial.

Para saber como realizar esse trabalho gastando pouco e de maneira prática, confira abaixo as cinco dicas que selecionamos!

Linha Urbana Decor Branco, da Pointer, Interpretação arrojada do concreto que ganhou brilho e decoração gráfica em branco. O resultado é uma superfície moderna em cores urbanas para ambientes mais despojados ou que pretendem adotar uma atmosfera neutra e contemporânea

1. Pintar a casa com tintas resistentes à maresia e ao mofo

Composta por partículas de água e muitas substâncias químicas (principalmente sais), a maresia é a inimiga número um dos proprietários de casas na praia.

Uma das características da maresia é trazer umidade para a área interna, o que pode gerar muito mofo nas paredes, piso ou móveis, em especial se o imóvel ficar fechado por muito tempo.

A melhor maneira de lidar com isso é utilizar tintas que sejam resistentes à umidade e dificultem a formação de mofo. Caso não seja possível, uma boa ideia pode ser passar um impermeabilizante nas paredes ou uma massa acrílica capaz de bloquear os efeitos da maresia.

2. Usar produtos de limpeza antiferrugem

Outro dano que a maresia pode causar no seu imóvel de litoral é a ferrugem nas estruturas metálicas. Uma boa maneira de evitar esse problema é substituir todas as partes de ferro ou metal cromado (fechaduras, maçanetas, janelas, portas) por equivalentes de alumínio ou inox.

Caso não seja possível realizar essa troca, lembre-se de equipar sua despensa com produtos de limpeza antiferrugem e cuidar para que eles sejam utilizados na residência regularmente, combatendo os efeitos da maresia.

3. Trocar os revestimentos por opções resistentes à umidade

Quem tem casa na praia sabe que a umidade não dá sossego, nenhum lugar está livre dela. Além das paredes, elas também atacam o piso do seu imóvel e as áreas externas, principalmente perto da piscina.

Para evitar a formação de limo, compre os revestimentos adequados. Uma boa alternativa são os modelos com superfície rústicas, já que a textura ajuda a lidar com a umidade e evita quedas.

4. Marcar uma dedetização anual para se livrar dos insetos

Normalmente, casas de praia costumam ser mais isoladas e cercadas pela natureza ou terrenos baldios. Essa combinação é receita de sucesso para a proliferação de insetos como gafanhotos, baratas e cupim.

Enquanto a maioria desses bichinhos é inofensiva, alguns podem transmitir doenças e causar outros danos. Por isso, marque uma dedetização anual para garantir que você terá paz e sossego nas suas férias de verão.

5. Cuidar dos móveis e eletrodomésticos

Nos móveis de madeira, a umidade da maresia ajuda a estragá-los e a trazer cupim para dentro deles. Uma boa maneira de lidar com isso é passar um produto antiumidade. O mesmo deve ser feito com pisos de madeira, que devem receber uma camada de verniz naval.

Já os eletrodomésticos vão sofrer com a oxidação e se deteriorar mais rapidamente do que em regiões sem maresia. Os estragos vão começar pela carcaça, que será corroída, e então atacar os componentes eletrônicos.

Para minimizar esses danos, cubra seus eletrodomésticos com uma capa feita com algum tecido de trama fechada. Além disso, limpe quinzenalmente a superfície dos objetos com água doce e um pano limpo e úmido.

 

Ufa! Depois de tanto esforço na manutenção de casa de praia, você já está pronto para curtir suas férias sem precisar esquentar a cabeça.

Não se esqueça de seguir nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram para ficar por dentro das novidades que postamos por lá!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida