Piso de pedra: 5 opções em cerâmica
Dicas PointerMuita gente sonha em ter um piso de pedra. Entretanto, o que nem todos sabem é que há opções bem mais interessantes hoje em dia.
A cerâmica, por exemplo, pode reproduzir a pedra natural com fidelidade. E ainda oferece diversas vantagens que vão desde o preço até a facilidade de limpeza.
Quer entender melhor sobre esse tema e conhecer essa alternativa para ter um piso de pedra? Acompanhe a leitura!
Piso de pedra é clássico da arquitetura
A utilização do piso de pedra e de mármore na arquitetura é uma prática antiga e remonta a muitos séculos atrás.
Desde as antigas civilizações egípcias, gregas e romanas até as mais modernas construções contemporâneas, os materiais têm sido uma escolha popular para revestimentos de pisos, paredes e fachadas.
As vantagens do uso de pedra e mármore na arquitetura incluem a sua durabilidade, resistência e elegância. Esses materiais são naturalmente fortes e podem suportar a ação do tempo.
Sem falar que apresentam uma grande variedade de cores e texturas. Assim, permite criar uma ampla gama de estilos e designs.
No entanto, o uso de pedra natural também pode ter algumas desvantagens. Em primeiro lugar, o custo pode ser bastante alto. Isso porque a extração e o processamento desses materiais são trabalhosos e exigem muita mão de obra.
Além disso, a pedra natural pode ser bastante pesada e difícil de manusear, o que pode aumentar o tempo e o custo da instalação.
Vantagens da cerâmica em relação à pedra natural
A cerâmica que reproduz pedra oferece muitas vantagens em relação ao piso de pedra natural. Confira abaixo as principais:
- Preço mais acessível: o piso de pedra em cerâmica é mais barato do que o material natural. Portanto, uma opção mais acessível para muitas pessoas.
- Mais leve: a cerâmica é mais leve do que o piso de pedra natural. Sendo assim, sua instalação é mais fácil e menos dispendiosa.
- Variedade de texturas e cores: há uma grande variedade de texturas e cores, permitindo encontrar o piso de pedra que melhor se encaixa no estilo de decoração.
- Fácil manutenção: a cerâmica é menos porosa do que a pedra natural. Portanto, é menos propensa a manchas. Além disso, é mais fácil de limpar e manter.
- Sustentabilidade: a produção de cerâmica é menos prejudicial ao meio ambiente do que a extração e o processamento do piso de pedra natural.
- Versatilidade: pode ser usada em uma ampla gama de aplicações, incluindo revestimento de pisos, paredes e fachadas. Incluindo peças decorativas e utilitárias como nichos, prateleiras e cabeceiras de cama.
- Resistência: a cerâmica é resistente à umidade, produtos químicos e abrasão. Isso a torna uma opção durável para áreas de alto tráfego ou exposição a elementos externos.
Conheça 5 opções de piso de pedra em cerâmica
Agora que você já conhece as vantagens de preferir um piso de pedra em cerâmica, acompanhe a lista com os produtos da Pointer que separamos para você conhecer!
1. Pietra Valência Verde
Revestimento Pietra Valência Verde, da linha Clássica, reproduz piso de pedra, em combinação com Pattern Green, da linha Decora Design
Reproduzindo uma pedra clássica espanhola, Pietra Valência Verde tem inspiração na cidade de Valência. Sua atmosfera e brilho único chamam a atenção dos amantes da arquitetura.
O produto chega em quatro nuances naturais, e ao mesmo tempo contemporâneas. Com veios brancos finos e elaborados, seus detalhes passeiam por toda a superfície.
Ideal para ambientes leves e atemporais, esse é um piso de pedra curinga. Inclusive, tem três formatos para escolher: 60×60, 80×80 e 60×120. Todos com acabamento polido, que é aquele com brilho, indicado para áreas internas e secas.
2. Cantabria
Revestimento Cantabria Azul, da linha Clássica, combina com Web White, da linha Decora Branco
Prefere um piso de pedra em outra cor? Também tem Cantabria Azul, mais uma opção de origem espanhola.
Quarcita, que quer dizer quartzito em português, é uma pedra nobre, muito dura e extremamente resistente.
Esse piso de pedra também ganhou reprodução em cerâmica, que interpreta o material do norte da Espanha.
Sua superfície é em Brilho Cristal, para se destacar no piso. Quanto aos formatos, podem ser 60×120, 45×90 ou 80×80.
3. Pietra di Basalto
Ideal para quem quer um piso de pedra para áreas externas, Pietra di Basalto tem resistência ao escorregamento. Portanto, é indicado para espaços expostos ao tempo, como à chuva, sem abrir mão da segurança de quem passa pelo ambiente.
Encontrado nos formatos 60×60 e 45×90, é um piso de pedra inspirado em uma região típica de Roma, na Itália. A pedra natural é muito dura e com boa resistência mecânica.
Apresenta tons sóbrios, além de veios brancos suaves que formam um contraponto com os fragmentos de quartzo. Por sua vez, eles refletem pontualmente a luz.
O resultado é uma interpretação urbana e contemporânea. Ideal para uma proposta arrojada, em decoração elaborada.
4. Summer Gold
Para quem prefere tons mais voltados para o bege e para o marrom, Summer Gold é uma ótima opção de piso de pedra.
No formato 60×60, tem acabamento mate, o que permite usar também em áreas internas e molhadas. Isso inclui cozinhas, lavanderias e até o box do banheiro, por exemplo.
Trata-se da reprodução de um Slate, pedra natural que se forma em camadas. Assim, cria lâminas de rocha que, quando são cortadas, revelam as camadas e suas bordas orgânicas.
Sua superfície tem uma proposta que busca a atmosfera solar. Contudo, é levemente rústica e ideal para áreas aconchegantes.
5. San Marco Grigio
Revestimento San Marco Grigio, da linha Lazer, reproduz piso de pedra com pegada urbana
Outro piso de pedra ideal para áreas externas, San Marco Grigio tem formato 60×60 e resistência ao escorregamento.
Tem tom suave de cinza, para uma proposta alegre e despretensiosa. Sua características urbanas são ainda cheias de personalidade.
Além do piso de pedra, a cerâmica também pode reproduzir com fidelidade outros materiais naturais. Saiba tudo sobre o revestimento de madeira de lei!