Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Painel pegboard: espalhe fotografias pela decoração com personalidade

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Com a internet, as maiores inspirações e tendências da decoração chegam até nós de forma muito mais rápida. Por meio de perfis do Pinterest, por exemplo, podemos nos atualizar facilmente sobre os temas recorrentes do design.

Nesse cenário, ser criativo parece difícil. Se deseja transformar cada canto de seu lar, é preciso ir além, e algumas técnicas Faça Você Mesmo são uma excelente pedida. É o caso do painel pegboard. Já ouviu falar nele?

Continue acompanhando o post e entenda como deixar sua casa mais charmosa, divertida e recheada de recordações com essa ideia inusitada!

O que é o painel pegboard?

O painel pegboard — ou chapa laminada — é uma peça com furinhos feita para facilitar a organização de alguns espaços, como oficinas, supermercados e demais comércios.

Também encontrada em madeira, a placa costuma ser pendurada em paredes e usada para exibir informativos. No caso das oficinais, é possível organizar ferramentas e outros acessórios usando suportes inseridos nos furinhos.

O painel pegboard se mostra útil também na decoração, pois é versátil e pode ser aproveitado em diferentes finalidades.

Aqui, vamos focar no uso das fotografias como elemento de decoração das placas — e mostraremos que essa é uma excelente alternativa aos tradicionais porta-retratos.

Como montar um para minha casa?

Montar um painel pegboard é mais simples do que parece. Com um pouco de esforço e uma mãozinha de alguém, é possível deixar tudo pronto e com ótimo acabamento em apenas um dia.

Dê uma olhada nos passos e comece a colocar o plano em ação.

Escolha as fotografias que deseja expor

É interessante que seu painel pegboard tenha um tema. Você pode, por exemplo, escolher fotografias de uma viagem especial ou retratos de pessoas específicas. Selecione as imagens junto com a sua família e mande imprimir da forma como preferir.

Compre a placa e prenda no local desejado

É muito fácil encontrar as placas à venda em estabelecimentos de materiais de construção. Se preferir, você pode também procurar em lojas online, que entregam em casa. Só não se esqueça de fazer uma pesquisa de preço e averiguar qual a dimensão ideal para o espaço disponível.

Você pode usar a placa como ela vem da loja ou fazer um acabamento com tinta. Nessa hora, lembre-se de respeitar a paleta de cores do restante do cômodo.

Ao prender o painel pegboard, o ideal é deixá-lo afastado da parede por um centímetro, pelo menos. Isso garante que você possa prender os ganchos nos furinhos, caso deseje — sem prejudicar a pintura atrás.

Decore o painel pegboard

É nesse momento que você deve soltar toda a sua criatividade. Aí vão algumas dicas do que usar para prender as fotografias escolhidas:

  • adesivos diferenciados;
  • ganchinhos (que também são encontrados em lojas de construção);
  • pregadores de roupa pintados ou personalizados;
  • pregadores temáticos, que funcionam como os de roupa, mas são menores. São encontrados em papelarias ou lojas de artesanato;
  • alfinetes e percevejos coloridos.

Além disso, é válido lembrar que você não precisa pendurar apenas fotos em sua placa — e essa é a grande vantagem dos furinhos.

A chapa pode funcionar como um organizador de acessórios, por exemplo, ou pode armazenar os brinquedos das crianças. Basta fixar pequenas cestinhas ou caixinhas nos buracos!

Como inserir o painel pegboard na decoração?

Agora que você já sabe montar um painel, veja algumas ótimas inspirações de onde posicioná-lo:

  • nos corredores, para deixá-los charmosos e amigáveis;
  • nos quartos ou na sala de estar, substituindo porta-retratos;
  • no seu home office, a fim de organizar os materiais de escritório e ainda quebrar a seriedade do ambiente;
  • como cabeceira de camas box, assim o cômodo fica mais ousado.

Viu só como o painel pegboard é uma excelente alternativa para quem deseja dar vida à decoração de casa? E as fotografias pregadas são boas formas de valorizar a personalidade de sua família.

Não deixe de espalhar essa ideia entre seus amigos: compartilhe o post nas redes sociais!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida