Na hora de investir em uma obra, uma das principais preocupações é com o seu valor total. Além daqueles imprevistos que sempre acontecem, há ainda outros pontos para ficar de olho, como o orçamento de revestimento.
E é exatamente sobre isso que vamos falar aqui. Afinal, a cerâmica é usada no piso de toda a casa. Sem falar nas paredes de banheiros, cozinhas e outros ambientes que podem receber uma decoração a mais.
Mesmo que você ainda não saiba qual tipo de cerâmica vai comprar, você precisa ter algumas informações básicas para não errar no orçamento de revestimento.
Acompanhe a leitura para descobrir quais são, e saber, de fato, como fazer o orçamento de revestimento.
Calculando as medidas para o orçamento de revestimento
Conta simples é usada para saber medidas do ambiente. Na imagem, piso Cantabria Gris, da linha Clássica
Para começar, você precisa saber as medidas da área que vai revestir em metros quadrados. Portanto, multiplique a altura pelo comprimento, ou o comprimento pela largura.
Ou seja, se uma área tem 2 metros de comprimento e 3 de largura, essa é uma superfície com 6 metros quadrados (2×3=6).
Se você for usar o mesmo revestimento em toda a casa ou em mais de um ambiente, o ideal é que você faça o cálculo separado, depois some tudo.
Lembre-se de considerar também a paginação que você quer para cada ambiente. Afinal, isso pode interferir nos cortes necessários e, consequentemente, no orçamento de revestimento, como veremos mais à frente.
Superfícies triangulares
Nem sempre o ambiente é um quadrado ou um retângulo, certo? Ainda assim, você consegue fazer o cálculo para conseguir o orçamento de revestimento.
Você vai precisar usar somente duas medidas do triângulo: a da base e da altura. Multiplique uma pela outra e depois divida por dois.
Áreas recortadas
E, claro, muitas vezes o ambiente não segue nenhum dos formatos que mencionamos. Contudo, também dá para calcular o orçamento de revestimento nesses casos.
Para isso, basta dividir o ambiente em formas geométricas que citamos, fazer o cálculo conforme ensinamos, e depois somar o resultado final de cada área.
Paredes com portas ou janelas
Portas e janelas devem ser subtraídas de conta de revestimento. No piso do ambiente, Avelana Castanho, da linha Mediterrânea
Você pode estar se perguntando: tudo bem, mas como fazer o orçamento de revestimento em uma parede com portas ou janelas?
Nesse caso, é bem simples. Você vai precisar medir também esses elementos para depois subtrair e chegar ao resultado exato.
Rodapé
Vai usar cerâmica também no rodapé? Então, você precisa fazer o orçamento de revestimento para essa superfície também.
Afinal, não dá para usar as “sobras” da cerâmica do piso ou da parede para ter um acabamento bonito.
O primeiro passo é definir a altura do rodapé. O padrão fica entre 10 cm e 15 cm. Contudo, para calcular o orçamento de revestimento você precisa saber a medida da cerâmica que escolheu.
Por exemplo, se ela tem formato 60×60 e seu rodapé tiver 10 cm de altura, você vai conseguir fazer 6 rodapés com cada peça. Já se você quiser um rodapé de 15 cm, vai ter somente 4.
Orçamento de revestimento precisa prever sobra?
Prever sobras ajuda a evitar atrasos na obra. Na parede, Monaco Blu, da linha Monaco
Agora que você já sabe como calcular as medidas de um ambiente para chegar ao orçamento de revestimento, há outras questões que precisa se atentar.
Por exemplo, muito se ouve falar sobre comprar revestimento a mais do que o necessário para cobrir as superfícies.
Mas será que isso é realmente necessário? A resposta é sim. Durante o próprio assentamento da cerâmica, pode ser que alguma quebre, ou que você precise fazer cortes não previstos.
Além disso, é importante ter algumas peças guardadas para casos futuros, em que você precise substituir.
Afinal, nem sempre é possível comprar o mesmo revestimento anos depois da conclusão da obra. Em alguns casos, o produto pode estar fora de linha, por exemplo.
Portanto, recomenda-se que se compre 10% a mais. No entanto, em áreas com muitos recortes ou superfícies com irregularidades, o ideal é incluir 20% a mais no orçamento de revestimento.
Afinal, como obter o orçamento de revestimento?
Saiba calcular o orçamento de revestimento. No banheiro acima, piso Ilheus Canela, da linha Tropicália, e parede Ondina Bege, da linha Ondina
Depois que você tiver todas as quantidades em mãos, é a hora de partir para o orçamento de revestimento.
Isso vai depender do produto que você escolher. Isso porque cada um tem um preço específico. Contudo, todos eles mostram o preço por metro quadrado.
Ou seja, se você tem uma área com 4 metros quadrados e quer revestir com uma cerâmica que custa R$ 50, basta acrescentar 10% e multiplicar os valores.
Por exemplo: 4+10%= 4,4. Então, 4,4×50=220. Portanto, nesse caso o orçamento de revestimento é de R$ 220.
O ideal é que você compre tudo de uma só vez. Isso evita pequenas variações estéticas que podem acontecer entre os diferentes lotes do revestimento.
Além disso, evita atrasos na obra, caso a quantidade não seja suficiente para revestir todas as superfícies e você precise comprar mais.
De quantas caixas eu preciso?
Calcular caixas é passo importante no orçamento de revestimento. No piso, Zepellin Gray, da linha Zeppelin, e parede Vitoris Gris, da linha Decora Design
Um detalhe importante é que as caixas dos revestimentos nem sempre vêm com 1 metro quadrado. Até porque, pode ser que o formato da cerâmica não permita chegar a esse valor exato.
Sendo assim, você vai precisar observar na loja ou no site a metragem de cada caixa e entender quantas você precisa, levando em consideração a metragem do ambiente.
Vale destacar que, nessa parte do orçamento de revestimento, se a metragem da caixa não for exatamente a que você precisa, o ideal é sobrar. Portanto, nunca compre cerâmica em quantidade menor do que você calculou.
Caso haja sobra após o assentamento, basta guardar em um local seguro, uma vez que o material não estraga e pode ser útil no futuro.
Agora que você já sabe tudo sobre o orçamento de revestimento, que tal conferir uma novidade no mercado? Conheça os grandes formatos da Pointer!