Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
saiba como comprar revestimentos cerâmicos com os consultores Pointer nas lojas

9 dicas importantes na hora de comprar revestimentos cerâmicos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se você mergulhou de cabeça em uma obra, comprar revestimentos cerâmicos é um dos momentos mais agradáveis do processo. São tantas opções lindas e apaixonantes! Uma boa escolha vai fechar com chave de ouro um sonho que vem se tornando realidade dia após dia. Para isso, estilo, formato e custo devem ser previstos da forma correta, evitando possíveis dores de cabeça. Para ajudar nessa empreitada, vamos apresentar 9 dicas importantes para ajudá-lo na hora de escolher e comprar revestimentos cerâmicos.

1 – Reflita sobre o estilo da decoração

cozinha com revestimento Ibérica Design no piso
Ibérica Design é uma representação de madeira com muita personalidade

O primeiro passo é escolher os revestimentos cerâmicos que dialoguem com o restante da decoração. Por exemplo, para uma casa mais rústica, vão bem revestimentos que representam pedra ou madeira, como uma das novidades da coleção Match!, a linha Ibérica. Já um estilo mais sofisticado pede por revestimentos com estética de mármore. Aqui, a dica é conhecer a linha Clássica. Em caso de dúvida, opções mais neutras, como as linha Neutra, Decora Branco e Cimento podem ser o segredo do sucesso. 

2 – Escolha o tipo de revestimento cerâmico

Chegou a hora de definir o tipo de revestimento cerâmico: cerâmica, Supercerâmico, porcelanato ou Lastra? Todos esses são revestimentos cerâmicos, à base de argila, mas com diferenças no processo de fabricação, que resultam em crescentes formatos, resistência e durabilidade. Além de levar em consideração a questão estética, as finanças devem ser colocadas na balança. Avalie o que cabe no orçamento. Exclusividade da Pointer, o Supercerâmico possui a melhor relação custo-benefício para projetos residenciais, com características do porcelanato, mas preço mais próximo da cerâmica. Quer saber mais? Então confira todos os detalhes no conteúdo que desmistifica o Supercerâmico.  

3 – Defina o formato

consultora Pointer para mostrar como comprar revestimentos cerâmicos
Consultores da Pointer podem ajudar você a encontrar a melhor opção para o seu projeto

O próximo item é visto como determinante por quem entende do assunto e, possivelmente, por você a partir de agora. Estamos falando do formato. Quanto maior o revestimento, menos emendas. Para isso, sempre devem ser levadas em consideração as medidas da superfície a ser revestida. A Pointer trabalha com cerâmicas em formatos convencionais (30×60 e 60×60) e grandes (15×90, 45×90 e 80×80). Os maiores são considerados tendência de decoração. Entretanto, o seu gosto e seu bolso devem ser soberano, lembre-se disso na hora de comprar revestimentos cerâmicos.

4 – Calcule a metragem e deixe margem de sobra

E já que falamos do formato, hora e vez da quarta dica: o cálculo da metragem do revestimento. Trabalhar corretamente nesta etapa evita desperdício de material e de dinheiro. Também evita que falte revestimento no meio da obra, podendo paralisar e atrasar o processo.

Tudo começa com a medida exata do ambiente que será reformado. Não vale chute, os números devem ser precisos. Depois, o foco são os rodapés, descartes e sobras. O rodapé cobre todo o perímetro do cômodo e deve ter 15 centímetros de altura em caso de porcelanatos ou cerâmicas e 10 centímetros quando é feito com outros materiais. Não compre revestimentos cerâmicos aos poucos – o estoque da loja pode acabar para uma segunda compra. Faça a compra do projeto completo.

Deve-se, ainda, reservar um estoque para imprevistos. Recomendamos comprar, pelo menos, 10% a mais de peças para cobrir eventualidades. Feito isso, calculadora na mão e tudo dará certo. Pegue a metragem do ambiente e divida pela metragem do revestimento escolhido. Lembrando que as duas devem estar na mesma unidade de medida, de preferência em metros quadrados. O resultado será o número necessário de peças para o ambiente. Por fim, acrescente 10% e está feito!

5 – Considere as indicações de uso

funcionário da fábrica Pointer conferindo um revestimento cerâmico
As informações estão disponíveis também nas embalagens e no catálogo

Vamos ao quinto tópico: as siglas para a compra correta do material. De nada adianta sonhar com um revestimento voltado para áreas internas e residenciais, por exemplo, se a sua reforma for de um espaço externo ou comercial. Considerar as orientações do fabricante facilita e agiliza o trabalho. Adiantando a vida do consumidor, a Pointer traz nas embalagens a indicação de uso. Revestimentos exclusivos para paredes recebem a indicação RI. Já as demais siglas estão relacionadas a uso da cerâmica no piso: residencial (RE), comercial pesado (CP) e comercial leve (CL).

6 – Defina o acabamento

Ainda no campo das siglas, o consumidor deve verificar se o acabamento da peça é indicado para a superfície que ele deseja revestir. Nas embalagens, a sigla EXT é para produtos específicos para áreas externas. Com um visual mais natural, o acabamento MATE é ideal para ambientes molhados internos, garantindo a segurança necessária contra possíveis escorregamentos. Essas peças também podem ser utilizadas em áreas secas e paredes, mas por conta de critérios estéticos. Por fim, acabamentos BR e POL valem apenas para pisos de áreas internas secas, ou para paredes.

7 – Escolha o tipo de borda

sala com revestimento cerâmico Alchimia Grigio no piso
Alchimia Grigio tem acabamento BR e borda retificada, o que permite uma linha mínima de rejunte

Superadas todas as etapas acima, é hora de seguir em frente e entrar na reta final do roteiro para a escolha perfeita. E isso passa pela definição do tipo de borda em um revestimento cerâmico. Pouca gente sabe, mas essa característica influencia o resultado estético final – e não é pouco. Há os tipos Bold ou RET. No primeiro, o rejunte mínimo exigido é de 3mm. Pode parecer pouco, mas o rejunte fica bem visível. Se possível, opte sempre pelo segundo, de 1,5mm, o que significa uma linha finíssima de rejunte, quase imperceptível.

8 – Considere o número de faces

Você já ouviu falar em número de faces? Se a resposta for não, fique tranquilo, pois essa é uma das partes mais encantadoras quando se trata de revestimento cerâmico. Cada face de um produto traz uma pequena variação daquele design original de superfície. Isso traz naturalidade a determinados revestimentos e evita o efeito carimbo, onde todas as peças contariam com o mesmo desenho. Esse detalhe é imprescindível para as reproduções de materiais naturais, como mármores, concretos e madeira.

Na Pointer, o cuidado com a estética é grande e a maior parte dos revestimentos tem cerca de 20 faces. Uma equipe capitaneada pelo coordenador de desenvolvimento de produtos da empresa, Gladimir Flores, trabalha na criação de múltiplas faces. O objetivo é democratizar esse conceito, levando-o a todas as linhas. No site da Pointer e na embalagem, todos os revestimentos vêm com a identificação de quantas faces possuem. Tudo para garantir um resultado final perfeito.

9 – Pense na argamassa e no rejunte

sala com cerâmica Vendome no piso, um excelente produto para escolha na hora de comprar revestimentos cerâmicos
Vendome, da linha Clássica, é uma das novidades da coleção 2020

A nona e última dica é caprichar na escolha da argamassa e do rejunte, pois eles são essenciais para o assentamento e devem ser adequados ao revestimento escolhido e o local a ser aplicado. Acertar aqui representa a cereja no bolo para sua reforma chegar ao final merecendo tirar nota 10. Apesar das peças da Pointer trabalharem com argamassa convencional, é muito importante levar em consideração o local onde o revestimento será assentado, como ambiente interno ou externo. O mesmo raciocínio funciona para a determinação do rejunte. Sugerimos comprar argamassa e rejunte junto do revestimento, seguindo orientação do vendedor da loja.

Com essas 9 dicas fica muito mais fácil comprar revestimentos cerâmicos para a sua obra ou reforma. Ficou com mais alguma dúvida? Então, deixe o seu comentário. Aproveite e confira em nosso blog outros conteúdos ideais para quem planeja uma reforma. Aqui estão algumas sugestões:

– Planejamento financeiro da obra: antes, durante e depois

Mãos à obra: tudo que você precisa saber para reformar uma casa

Deciframos a sopa de letrinhas dos revestimentos cerâmicos