Piscamos os olhos e já é Natal! O ano passou voando e já está na hora de decorar os ambientes com clima natalino. Porém, para valorizar o seu espaço e se sentir feliz com a sua casa, você não precisa desembolsar muito dinheiro. Como alternativa, temos uma ótima dica: faça você mesmo enfeites de Natal.
Ideias simples e criativas, quando colocadas em prática com amor e carinho, dão um resultado personalizado e único. Por isso, vale a pena conferir as propostas seguintes, contar com a ajuda dos filhos e trazer o Natal com tudo o que ele representa para o seu lar. Acompanhe!
Faça você mesmo enfeites de Natal
A prática do método DIY — Do It Yourself, em inglês, ou Faça Você Mesmo — nunca esteve tão presente e é muito adotada principalmente por pessoas interessadas em design e decoração de ambientes.
O Natal, inclusive, é uma época do ano que reúne muitas possibilidades. É por isso que selecionamos soluções simples, econômicas e rápidas de fazer, para que você consiga preparar os seus enfeites natalinos por conta própria.
Caixas de presente decorativas
Se você costuma guardar papéis de presente usados em casa, esse não é um material caro e, de acordo com a estampa ou textura escolhida, dá para cobrir várias caixas que, antes, iriam para o lixo.
É o caso de embalagens de papelão de produtos que compramos e jogamos fora, de produtos de limpeza, caixas de sapato, de bombons, entre outros. Além de ser um enfeite perfeito para preencher os cantos dos ambientes e até mesmo para ornamentar a árvore de Natal, você age de forma sustentável.
Contudo, o que dá o toque especial às caixas de presente decorativas são os laços. Para deixar as suas com um acabamento mais sofisticado, conte com fitas que ajudam a dar volume — e que tenham temáticas que remetem ao clima de fim de ano, com muito dourado, prata, vermelho, estrelas, flocos de neve etc.
Guirlandas
Uma decoração natalina de respeito pede uma guirlanda na porta. Em vez de comprar uma pronta, que tal criar a sua com seu material preferido? Afinal, a guirlanda deve, realmente, ser original.
Apesar de muitas ideias criativas na internet apresentarem soluções com jujubas, rolos de papel higiênico, CDs usados e outros materiais inusitados, nada impede que você utilize a tradicional folhagem artificial de pinheiro. Para a sua base da guirlanda, você encontra esse produto vendido no metro, em pedaços ou em rolo.
Em relação aos enfeites, sugerimos algo diferente: frutas secas, como é o caso de fatias de laranja desidratada. Junto de outras bolinhas natalinas, elas dão um aspecto rústico e caseiro à guirlanda. Aproveite para adicionar outros elementos naturais como cascas, sementes, nozes e avelãs.
Bolas de natal
As protagonistas do Natal merecem destaque, e nunca houve tanta variedade de bolinhas por aí. No entanto, que graça existe em comprá-las prontas? Para deixar a sua árvore de Natal original — e até mesmo outros pontos da decoração da casa —, você só vai precisar de bolinhas de isopor, encontradas facilmente em papelarias, tecidos, retalhos de renda, cola, fitas de cetim e algumas miçangas.
A ideia é cobrir as bolas de isopor com os retalhos dos tecidos, embrulhando-as e finalizando com um laço no topo para facilitar na hora de pendurar. Para fazer uma variação harmônica entre os itens, reserve algumas delas para cobrir com renda.
O toque especial fica no acabamento: aplique miçangas delicadas, que combinem com a trama e acompanhem o desenho da sua renda. Podem ser pequenos cristais, pérolas, pastilhas e até mesmo botões.
Aqui, também é importante destacar que as bolas podem fazer parte da decoração de mesa para a ceia de Natal. Você tem a possibilidade de incluí-las no centro da mesa junto de velas e castiçais feitos com garrafas, por exemplo, dando um ar mais natalino à proposta decorativa do espaço.
Enfeites criados pelas crianças
Nessa época do ano, os filhos se deliciam com a montagem da decoração de Natal. É um momento gostoso de compartilhar com a família e de deixá-los fazerem parte da produção dos enfeites para árvore de Natal, por exemplo. Com certeza, é uma lembrança que fica gravada para sempre na memória!
Para isso, um material prático e que pode ser uma ótima opção são as fitas adesivas decoradas. Com cores diversas e estampas divertidas, a criança pode criar desenhos, enfeitar bolas de Natal, cobrir algumas caixas de presente etc. O produto é muito fácil de manusear e também é fácil de descolar.
Outra ideia interessante é deixar os pequenos criarem um quadro decorativo para ser exposto em algum ambiente da casa, escorado na árvore de Natal ou até mesmo no próprio quarto da criança. Tudo o que ela vai precisar é de um papel cartão mais firme, pincel, tinta, tiras verdes para criar uma árvore geométrica simples e, é claro, floquinhos de neve.
Os flocos de neve, no entanto, podem ser vistos como um elemento difícil de incluir na decoração de Natal. Porém, você consegue reproduzi-los usando cola quente.
Tudo o que você vai precisar é de um modelo impresso, uma travessa transparente de vidro e um tubo de cola aquecido. Aplique o desenho ao contrário no fundo da travessa e fixe-o com fita adesiva. Depois, vire o recipiente e, com a cola, contorne toda a superfície do floco de neve. Assim que secar, você só precisa puxar o seu floco do vidro e, se for necessário, reparar as rebarbas com uma tesoura de ponta.
Como é uma atividade que envolve certo perigo para crianças, é uma boa ideia pedir apenas ajuda em tarefas mais simples durante o processo. Com os flocos de neve prontos, os pequenos vão poder pendurá-los na árvore, adicioná-los em seu quadro decorativo e onde mais preferirem.
Agora que você tem ideias criativas, não espere mais e faça você mesmo enfeites de Natal. Com materiais simples e econômicos, a sua casa vai ganhar um ar natalino totalmente autêntico e personalizado. E isso é fundamental — ninguém no mundo vai ter a mesma decoração.
Além de deixar o lar com um clima aconchegante e com um aspecto bonito, você consegue relaxar produzindo os enfeites e ainda divide o momento com a família e os filhos.
Gostou das dicas? Então, não deixe de espalhar o espírito natalino por aí: compartilhe o que aprendeu em suas redes sociais!