Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Execução de obra: ao que é preciso ter atenção?

Reforma
Autor: Pointer - Data:

Depois de muito planejar, você finalmente vai colocar a massa na execução de obra. E assim como o planejamento, essa fase também exige um acompanhamento criterioso para assegurar que tudo sairá como previsto.

Na sequência, você fica sabendo quais são os principais pontos de atenção para realizar uma obra sem sobressaltos.

1. Contrate profissionais capacitados para a execução de obra

Um ponto que influencia diretamente no sucesso de uma reforma é a escolha dos profissionais. Levar em consideração apenas o preço é um erro que pode gerar custos altos no final.

Tenha critérios ao realizar essa escolha e busque por recomendações de amigos ou conhecidos que já tenham trabalhado com esse profissional ou empresa. 

Você também pode consultar a saúde financeira dos seus fornecedores nos sites Você Consulta Empresas e Você Consulta Pessoas, do Serasa Consumidor. Neles, é possível conferir se há irregularidades no CNPJ da empresa ou no CPF do profissional autônomo.

2. Saiba como calcular metro quadrado

execução de obra

Home office traz parede em Vizcaya Lot, da linha Classica, e piso Zeppelin Mint, da linha Zeppelin

Essa é uma etapa muito importante na execução de obra, pois vai te ajudar a ficar dentro do orçamento previsto.

Para calcular o metro quadrado de uma superfície, você precisa medir as dimensões do espaço e multiplicar o comprimento pela largura. O resultado dessa multiplicação será a área em metros quadrados.

Aqui está um passo a passo para calcular o metro quadrado do piso:

  1. Meça o comprimento usando uma fita métrica para saber a distância em metros de uma parede até a parede oposta. Registre essa medida.
  2. Meça a largura, ou seja, a distância entre as outras duas paredes perpendiculares à primeira medição que você fez. Anote essa medida também em metros.
  3. Multiplique o comprimento pela largura. Portanto, pegue as medidas que você obteve no passo 1 e 2 e multiplique-as. O resultado dessa multiplicação será a área do cômodo em metros quadrados.

Por exemplo, se o comprimento do espaço for 5 metros e a largura for 4 metros, a área será:

  • Área = comprimento x largura
  • Área = 5m x 4m
  • Área = 20 metros quadrados

No caso das paredes, a conta é basicamente a mesma. No entanto, você vai precisar subtrair as medidas de portas e janelas, já que esses espaços não vão receber revestimento.

3. Calcule a quantidade de rejunte e argamassa corretamente

Para garantir uma boa execução de obra, você também precisa ficar de olho nas quantidades de argamassa e rejunte.

No caso do rejunte, calcule em média 0,5 kg por metro quadrado. Já a argamassa deve ser equivalente a 10 kg por metro quadrado.

4. Garanta a reserva técnica

execução de obra

Reserva técnica evita falta de material por causa de imprevistos. No banheiro, parede Jacquard Beige e piso Zeppelin Mint, ambos da linha Zeppelin

Também conhecida como margem de segurança, a reserva técnica consiste em uma quantidade a mais de revestimento que você compra para o caso de imprevistos.

Afinal, peças podem se quebrar no transporte, pode haver erros na hora de realizar cortes, e por aí vai.

Sendo assim, depois de calcular a metragem do revestimento, considere 10% a mais. Basicamente, 5% é para eventuais erros e perdas, e os outros 5% ficam guardados para substituições futuras.

5. Adquira materiais de qualidade

execução de obra

Sala com Supercerâmico Heritage Beige, da linha Classica

Sabe aquele ditado que diz que o barato pode sair caro? Quando o assunto é reformar uma casa, tenha certeza que ele é muito verdadeiro.

Imagine o risco de adicionar uma fiação inadequada. Uma sobrecarga pode causar inclusive um incêndio. Com revestimentos inadequados a áreas molhadas e externas, os problemas também podem ser grandes. Qualquer pessoa pode escorregar e se machucar.

Para evitar esses e outros transtornos, escolha sempre marcas de qualidade, confiança e tempo de mercado. Caso essas compras não sejam realizadas por você, oriente o seu contratado a seguir essa regra.

O revestimento Supercerâmico da Pointer se diferencia dos outros materiais em diversos fatores, incluindo a sua alta resistência a desgastes. Desta forma, você tem a garantia de que, a curto e longo prazo, não terá problemas com esse produto.

Sem falar que a Coleção Bora Imaginar Gigante! da Pointer oferece múltiplos designs, para exclusividade e personalidade na decoração.

6. Faça a gestão da obra de perto

É importante atualizar o cronograma de acordo com os prazos passados pela empresa ou profissional contratado durante a execução de obra. 

Ele pode encontrar imprevistos ao longo do processo, algo comum quando o assunto é reformar uma casa, e precisar estender o prazo.

Com o calendário definido, você pode planejar a sua rotina para acompanhar os trabalhos e evitar que ocorram atrasos ou novos custos desnecessários.

Isso não quer dizer que você precisa ir todos os dias na obra. Mas o fato dos profissionais saberem que você está realizando o gerenciamento já minimiza a ocorrência de problemas que poderiam ser evitados.

7. Não tenha pressa para a execução de obra

execução de obra
Execução de obra requer paciência. No piso da sala, Statuarietto Gold, da linha Select, e parede Ibrerica Natural, da linha Iberica

Tentar apressar a execução de obra pode estourar o orçamento e comprometer o resultado final. Não caia na armadilha de tentar realizar alguns serviços simultâneos que, na prática, precisam de um tempo exclusivo para eles.

Não adianta ter pressa para acabar logo. É preciso dar o tempo que cada trabalho necessita para que fique bem feito, com todos os seus detalhes e acabamentos.

8. Esteja aberto aos imprevistos

Imprevistos em obras são inevitáveis, especialmente quando está sendo realizada uma reforma. 

Independentemente do perfil e grau do problema, irá demandar algum tipo de alteração no cronograma – seja em relação a gastos ou prazo. 

Para evitar estresse exagerado, é importante se preparar para ele. A dica é incorporá-lo no planejamento e, caso não ocorra, você sairá no lucro.

9. Mantenha a limpeza durante a execução de obra

É muito comum que as pessoas reformem a casa morando nelas. Isso significa conviver com barulho, desorganização e, principalmente, poeira.

Para evitar desconfortos, uma dica é realizar uma limpeza, mesmo que leve, todo dia após a saída da equipe. Combine com o empreiteiro para que, no fim do dia, eles retirem o lixo da casa, deixando o mínimo possível de rastro da obra.

Caso não seja possível retirar a mobília do ambiente, não se esqueça de forrá-la com lona, papelão ou plástico bolha. Cubra também o vão inferior das portas, para evitar que o pó entre nos demais espaços da casa.

10. Tenha atenção aos detalhes

execução de obra

Detalhes fazem toda a diferença na obra, como parede em Stamp Art Beige, da linha Decora Design, e piso Mystic, da linha Select

O acabamento faz toda a diferença no resultado final da reforma. De nada adianta comprar revestimentos de qualidade se o contrapiso e/ou a parede apresentam irregularidades, por exemplo.

Confira de perto cada detalhe e, caso note que algum trabalho não está adequado, solicite que seja ajustado. Caso contrário, você poderá ter problemas futuros – além de não ficar com a aparência desejada.

A sustentabilidade também é um detalhe importante. Nesse sentido, o Supercerâmico Pointer é um revestimento sustentável, cujo processo de fabricação requer menor consumo de energia e água, entre outras vantagens.

E agora uma dica bônus: aproveite ao máximo cada momento. Por mais desgastante que seja reformar uma casa, é necessário se organizar e ficar em cima da operação. Pense que tudo aquilo está ocorrendo para que, no final, você tenha o seu ambiente dos sonhos.

Materiais de qualidade são essenciais para o sucesso na execução de uma obra. Conheça os revestimentos da Pointer e escolha a melhor opção para o seu projeto.