Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como evitar que o acabamento comprometa a obra

Reforma
Autor: Pointer - Data:

O acabamento representa tanto o sucesso quanto o fracasso de uma obra. É nessa fase que o projeto começa a ganhar formas, facilitando visualizar o resultado final. Quando bem executada, essa etapa consegue transformar sonho em realidade. Por isso, alguns cuidados são necessários para não comprometer todo o trabalho, evitando também gastos desnecessários.

Revestimentos, louças, metais, esquadrias, gabinetes, armários, iluminação, tinta… São muitos detalhes que podem passar despercebidos e, posteriormente, custar caro.

 

Planilha é uma grande aliada

Para não pesar no bolso, a boa e velha planilha se faz necessária. Relacione todos os itens, incluindo na lista as quantidades. Tomadas e interruptores, por exemplo, são adquiridos por unidade. Já pisos e azulejos, por metro quadrado. Por falar em revestimento, uma particularidade: não esqueça de acrescentar 10% a 15% no cálculo para as sobras. Certamente, isso evitará surpresas desagradáveis.

Claro, a estética tem um papel importante. Mas é preciso deixar a emoção um pouco de lado, colocar a qualidade na balança e fazer muitas contas para não comprometer o orçamento. A solução é identificar materiais que apresentem o melhor custo-benefício, reunindo bom preço com qualidade e beleza. É o caso do Supercerâmico da Pointer, a evolução da cerâmica. 

 

Base bem feita faz a diferença

acabamento

Banheiro com assentamento perfeito do piso Statuarietto 80X80, da linha Clássica, e da parede Ibérica Natural 15X90

Para a fase de acabamento ter um resultado digno de aplausos, a base precisa estar bem feita. De nada adianta comprar revestimentos de qualidade se o contrapiso e a parede apresentam irregularidades. Os detalhes sobre a execução dessas tarefas são assunto para um outro artigo. Agora, basta saber que a mão de obra desempenha papel importante. Antes de contratar um profissional, busque referências e avalie trabalhos já realizados.

Um assentador experiente e bem orientado consegue avaliar a área e, assim, definir a melhor paginação para esconder os recortes necessários, que devem ser mínimos. Em um piso, por exemplo, ele pode ficar atrás da porta ou em uma área que receberá um armário.

Já nas paredes, o revestimento deve ser assentado de baixo para cima. Além da peça servir de base para as demais, os recortes podem ser escondidos por um forro de gesso, por exemplo.

 

Argamassa na quantidade certa

acabamento

Sala elegante com o piso Ônix Ouro 80X80, da linha Clássica

A aplicação da argamassa também exige alguns cuidados. É preciso colocar a quantidade correta para cobrir toda a peça e o revestimento não soltar futuramente. Mas sem exageros e desperdícios. Após aplicar na superfície uma camada uniforme de aproximadamente 4mm, basta passar o lado dentado da desempenadeira. Na sequência, as peças devem ser assentadas respeitando a paginação determinada.

Além da experiência, o profissional precisa utilizar ferramentas certas e com boas condições para fazer os recortes necessários. Isso facilita, por exemplo, a colocação das tomadas e do vaso sanitário, ajudando assim a obter um acabamento com a qualidade desejada.

Responsável tanto pela estética quanto pelo preenchimento das juntas das peças, o rejunte dá o toque final. Dependendo do revestimento escolhido e da paginação, ele possuirá uma determinada espessura. Se o revestimento foi assentado corretamente, as linhas de rejunte vão destacar a linearidade das peças. Após a aplicação, é necessário limpar com um pano úmido o excesso, antes da secagem.

Aqui, outras vantagens do Supercerâmico. O produto trabalha com argamassa comum. Com acabamento retificado, as linhas de juntas são mínimas. Por isso, a quantidade de rejunte necessária é bem menor, deixando o ambiente mais elegante e economizando.

 

Cuidados com a finalização

acabamento

Composição com piso Clássico Branco 80X80, da linha Neutra, e parede Origami 45X90, da linha Decora Branco

Na sequência, é hora de colocar o forro de gesso e pintar as paredes. Cubra o piso para evitar manchar a superfície com tinta. A colocação de tomadas e interruptores também precisa ser cuidadosa e criteriosa para não danificar o serviço já realizado. Certamente, o trabalho fica mais prático e rápido ao se estabelecer uma sequência. Por isso, organize o ambiente, separando as ferramentas e os materiais necessários.

A colocação de metais e do mobiliário também respeitam a mesma lógica. Cuidado e atenção são as palavras de ordem. Se todas as tarefas foram realizadas com o carinho necessário, certamente o projeto dos sonhos se transformará em realidade.