Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como fazer pequenas reformas no imóvel para alugar?

Reforma
Autor: Pointer - Data:

O mercado imobiliário vem apontando o crescimento no número de pessoas que compram um apartamento ou casa para alugar. E fazer reformas no imóvel pode tornar isso mais fácil.

Uma pesquisa realizada pela Fipe e pelo Zap+ em 2022 mostrou que 78% das aquisições de imóvel são realizadas com a intenção de obter renda de aluguel.

Esse número é bastante expressivo, o que também justifica a procura pela reforma de imóveis. Afinal, pequenas melhorias podem ser feitas para destacar a propriedade entre as demais, evitando que fique vazia por muito tempo.

Apesar de gerarem um custo, as reformas no imóvel podem valorizar a propriedade, fazendo com que o valor do aluguel suba. Ou seja, é um investimento que compensa!

5 reformas no imóvel para valorizar e alugar mais rápido

Quando as pessoas procuram por um imóvel para alugar, é comum encontrar mais de uma opção interessante no mesmo condomínio, prédio ou região.

Sendo assim, você precisa entender o que pode fazer com que as pessoas prefiram o seu imóvel, e não o de outra pessoa.

Afinal, o mercado imobiliário está cheio de opções. Mas você pode destacar o seu imóvel fazendo pequenas reformas. Algumas dão resultado imediato e ajudam a valorizar o bem.

1. Troque o revestimento cerâmico

Jacquard Beige, da linha Zeppelin, é revestimento democrático, ideal para reformas no imóvel alugado

Os imóveis costumam ser vendidos com acabamentos básicos. Por isso, apostar em reformas no imóvel que deixem ele mais bonito certamente vai ajudar a chamar a atenção dos interessados. Uma maneira de fazer isso é por meio do revestimento cerâmico, principalmente no piso.

Existem várias possibilidades. Mas, no caso das reformas no imóvel para alugar, o ideal é preferir peças neutras, que possam combinar com a mobília e a decoração do inquilino com facilidade.

Uma dica é apostar em produtos que tornem os ambientes mais aconchegantes. Por exemplo, o bege na decoração voltou com tudo, desbancando o “branco total”. Afinal, é um tom quente e acolhedor, ideal para uma casa-refúgio.

Entre os exemplos de peças nessa tonalidade e com estilo está o revestimento Jacquard Beige, da linha Zeppelin.

Além disso, prefira produtos que tenham qualidade e boa durabilidade. Dessa maneira, evita reformas no imóvel enquanto ele estiver alugado, gerando menos preocupação e gastos.

O Supercerâmico, por exemplo, é uma categoria da Pointer que mistura o preço da cerâmica comum com a beleza e a resistência do porcelanato. Uma ótima pedida para imóveis destinados ao aluguel!

Agora, se você não tiver orçamento suficiente para trocar o revestimento de todo o imóvel, uma dica é caprichar naqueles que se beneficiam mais nesse tipo de reforma: cozinha e banheiro.

Nesses ambientes, dá até para brincar um pouco mais, pois contam com revestimento na parede. Assim, é possível combinar cerâmicas e obter um resultado ainda mais bonito e atrativo.

2. Renove a pintura

Renovar a pintura é uma das reformas no imóvel que tem grande impacto

Paredes descascadas, sujas ou com vestígios de mofo não são nada legais. Quando uma pessoa vê um anúncio de imóvel na internet ou visita a propriedade, certamente, repara nesse aspecto, pois é bastante evidente.

Portanto, inclua essa questão entre as reformas no imóvel para alugar. Isso porque fica mais fácil da pessoa se imaginar morando em um lugar limpo e reformado, do que em um imóvel com pintura antiga e suja.

Assim como no caso dos revestimentos, o ideal é manter a neutralidade na hora de escolher as cores das paredes.

Tonalidades como branco, bege e off-white são bastante democráticas. Mas, se você quiser diferenciar algum cantinho, pode apostar em uma parede em cinza claro, por exemplo.

Vale lembrar que as cores claras também passam a sensação de limpeza. Com elas, também é mais fácil gerar identificação dos interessados no imóvel.

Quando uma pessoa entra em uma propriedade com cores muito chamativas, pode rejeitar o imóvel logo de cara. Principalmente se for um tom que ela não gosta.

3. Capriche na limpeza

Manter a limpeza depois das reformas no imóvel ajuda a tornar o ambiente mais atrativo

Esse item não é necessariamente uma reforma no imóvel, mas tem tudo a ver. Afinal, depois de qualquer obra você precisa limpar os ambientes.

Se as pessoas visitarem sua casa ou apartamento e se depararem com restos de material de construção, resíduos de rejunte nos revestimentos e pó para todos os lados, a probabilidade de fechar negócio é menor.

Além disso, fica mais difícil enxergar as qualidades do imóvel no meio de tanta bagunça e sujeira.

Sendo assim, capriche na limpeza e na organização após as reformas no imóvel. Se ele estiver fechado e inabitado, deixe janelas e portas fechadas para evitar a entrada de poeira. Ou até mesmo de insetos e animais que possam deixar vestígios nada agradáveis.

4. Invista em móveis

Cozinha com móveis planejados traz nas paredes Ondina Cinza, da linha Ondina, e Tear Branco, da linha Tear, no piso

Entre as reformas no imóvel, essa pode ser uma das sugestões mais caras. No entanto, costuma ser bem eficiente para quem quer valorizar a propriedade e alugar mais rapidamente.

Os móveis são ótimos porque facilitam a mudança e permitem a entrada imediata do inquilino no imóvel.

Uma dica é investir em móveis planejados, que aproveitam todos os espaços dos ambientes. Dica boa, principalmente para apartamentos pequenos!

Porém, se você não quiser “engessar” o layout do imóvel, pode investir em alguns móveis estratégicos. Por exemplo, gabinete para os banheiros e alguns armários de cozinha.

Agora, é importante ficar de olho em um detalhe: o excesso de móveis. Principalmente quando o proprietário morava no local antes de colocar para alugar, é comum ter muitos itens, que podem não combinar com o estilo dos novos moradores em potencial.

Por isso, retire os excessos e deixe somente aqueles móveis realmente úteis. De preferência, que tenham design simples e fácil de combinar com diferentes estilos.

5. Cuide da manutenção

É fundamental verificar a hidráulica e a elétrica do imóvel antes de alugar

Essa é uma das reformas no imóvel mais significativas que você pode fazer, principalmente se ele for antigo. Afinal, além de modernizar e valorizar a propriedade, você ainda garante a segurança e a integridade do seu bem.

É importante garantir que portas e janelas fechem corretamente. Além disso, verifique a hidráulica para se certificar de que não há nenhum vazamento, torneiras pingando ou mesmo ralo entupido.

Verifique ainda a parte elétrica da casa. Desde itens básicos, como o funcionamento de interruptores e lâmpadas, até o estado da fiação.

O ideal é fazer essas reformas no imóvel quando ele ainda estiver desocupado. Afinal, dependendo do caso, é necessário quebrar paredes.

Por falar nesse assunto, tem mais um aspecto que você deve ficar de olho durante as reformas no imóvel. Nesse outro post, a gente te conta tudo sobre a manutenção de rejunte. Confira!