Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 cuidados essenciais no planejamento de construções no litoral

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Corrosões, rachaduras, trincas e fragmentação do concreto superficial são sinais de que algo não vai bem na sua casa de praia. Por isso, antes de planejar a compra ou construção desse tipo de imóvel, é fundamental estar atento aos padrões de qualidade, conforto e praticidade que as construções no litoral exigem.

Isso porque as condições climáticas litorâneas envolvem uma série de fatores naturais — como umidade, vapores, maresia e chuvas ácidas — que podem desencadear problemas na estrutura dos imóveis. E você não quer ter dor de cabeça com isso, certo?

Afinal, praia é sinônimo de descanso! Então, para que você possa curtir o litoral sem estresse ou prejuízos, acompanhe este post com os cinco cuidados necessários ao planejar a moradia. Depois, é só dar boas-vindas ao sol!

1. Evite materiais que acumulam ferrugem

Ao escolher revestimentos e demais acabamentos para a sua casa de praia, evite estruturas, móveis ou quaisquer outros objetos de ferro. Esse tipo de material oxida com muita facilidade, principalmente quando colocado em áreas externas, como varandas ou decks.

Concreto, fibras naturais ou sintéticas, inox e alumínio são materiais resistentes à maresia e, por isso, saem na frente nos quesitos durabilidade, manutenção e conservação. Para um visual mais rústico, a madeira de demolição é uma ótima pedida, mas certifique-se de que ela recebeu o tratamento adequado de impermeabilização.

2. Utilize concreto menos permeável

Em construções litorâneas, é essencial utilizar concreto menos permeável (de menor absorção) para suportar as intempéries climáticas da natureza. Essa é a forma mais eficaz de prevenir rachaduras, trincas e corrosões ao longo da fachada, sobretudo nas que estão voltadas diretamente aos ventos que vêm do mar.

O segredo na produção de um concreto menos permeável é utilizar mais cimento e menos água na composição do material, além de aditivos capazes de diminuir a porosidade da substância.

No caso de fachadas de concreto revestidas com verniz ou tinta, lembre-se de que será necessária uma manutenção periódica de cinco em cinco anos para que o revestimento não perca sua eficácia.

3. Aplique aditivos plastificantes

Hoje em dia, existem várias tecnologias que podemos utilizar a nosso favor na hora de planejar a construção de imóveis, especialmente em áreas com condições climáticas desfavoráveis.

No caso dos aditivos plastificantes, eles funcionam como compostos orgânicos que, quando aplicados em concretos e argamassas, revestem os grãos de cimento de modo a tornar o material menos poroso.

Para as construções no litoral, saiba que será necessário investir em aditivos plastificantes específicos para cada situação, protegendo estruturas e revestimentos de sofrerem corrosões ou demais desgastes ao longo do tempo.

4. Verifique a elevação do local

Ter uma casa bem à beira da praia é mesmo um sonho! Mas saiba que, quanto mais próximo ao mar, mais o imóvel sofrerá com as intempéries. Por isso, considere a elevação do local antes de comprar ou construir, pois, conforme a situação do terreno, poderá ser necessária uma elevação de 30 centímetros ou até mesmo de um metro.

Além disso, também é importante estudar as áreas de inundação e períodos de marés altas para certificar-se de que sua casa não será atingida.

5. Favoreça a ventilação no ambiente

Já que o ambiente praiano é constantemente úmido, a boa ventilação também é um cuidado essencial a fim de manter a casa fresca. Por isso, instale janelas amplas e com venezianas, que também são aliadas de outro quesito indispensável: a iluminação natural.

Para impedir a formação de mofo, evite sobrecarregar as paredes com o mobiliário. Nesse caso, uma boa dica é deixar frestas entre os móveis e as paredes, favorecendo a circulação do ar.

E lembre-se: tão importante quanto acertar na escolha dos revestimentos e estruturas adequadas para construções no litoral, é fazer uma manutenção preventiva regularmente na casa, verificando todas as instalações elétricas e hidráulicas. Assim, você evita surpresas desagradáveis e poderá curtir em paz a maresia!

Gostou desse conteúdo? Então siga nosso Facebook e Instagram e conheça produtos exclusivos para renovar a sua casa com bom gosto e personalidade!