Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Estilo rústico contemporâneo: aconchegante, mas urbano e atual

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você gosta do estilo rústico, mas, ao mesmo tempo, não quer sentir que mora em uma fazenda? Não se preocupe, você não é o único que se sente assim! Nós também amamos o estilo rústico e ousamos criar aqui uma evolução para ele: o estilo rústico contemporâneo. Nossa ideia é trazer as vantagens do estilo rústico, como o aconchego, mas numa versão atual. 

É ideal, inclusive, para quem vive na cidade, em apartamento, e não deseja um ar caricato de casa de fazenda. Mas, ao mesmo tempo, não abre mão do calor e personalidade dos materiais e acabamentos naturais. Esse é o seu caso? Então confira as dicas imperdíveis que separamos para transformar o seu décor!

O estilo rústico contemporâneo traz aconchego e sofisticação aos ambientes. No quarto, E-Motion Wood, da linha Tropicália, na parede e Zeppelin Steel no piso

O que é o estilo rústico contemporâneo?

O estilo rústico contemporâneo pode ser entendido como uma atualização da tradicional decoração rústica, trazendo um toque a mais de modernidade e refinamento. 

A decoração rústica já é uma velha conhecida das casas de campo. Os elementos mais tradicionais são: madeira escura, pedra, tecidos com texturas mais rústicas, móveis robustos e ornamentados e detalhes naturais.

Fachadas podem ser transformadas com o uso de revestimentos mais rústicos e naturais, como Pedra Ferro, da linha Lazer. Piso com Stellar Gray

Com o passar do tempo, o estilo rústico passou a ser usado também por quem mora em cidades e apartamentos. Mas ele foi aos poucos sendo adaptado a essa realidade, incluindo elementos modernos e mais sofisticados, que visavam suavizar um pouco a rusticidade e o estilo de casa de fazenda.

Por isso, no estilo rústico contemporâneo, vemos a presença de outros elementos, como o aço e o inox (especialmente nos eletrodomésticos), o vidro, cores claras (inclusive algumas vezes com madeira clara), linhas retas e um apelo maior à funcionalidade.

Como conquistar esse estilo no meu décor?

Gostou de conhecer mais sobre o estilo rústico contemporâneo e quer levá-lo para sua casa? Separamos dicas incríveis para adaptar qualquer ambiente.

Aposte na madeira

A madeira é um dos principais símbolos do estilo rústico – e também conversa perfeitamente com o estilo contemporâneo. Ela pode aparecer desde os revestimentos de piso e parede, como nos móveis.

Os revestimentos amadeirados ajudam a trazer um toque rústico. Como este exemplo com Ibérica Natural no piso e na parede do box

O estilo rústico costuma apresentar madeiras com veios bem demarcados e tonalidades escuras. Já o estilo contemporâneo, trabalha com madeiras mais suaves e claras. Um meio termo para o rústico contemporâneo pode ser Ibérica Natural, de veios marcantes, mas tom claro.

Quem busca pela praticidade, pode investir nos revestimentos cerâmicos que recriam a madeira de maneira muito realista. Assim, você alia funcionalidade (uma das premissas do estilo contemporâneo), com a beleza única da madeira, que favorece o aconchego.

Combine madeira com materiais contemporâneos

Para criar ambientes impactantes e aconchegantes, é possível mesclar mais de um material. Embora a madeira seja predominante, ela não precisa ser a única “estrela”. Mármore e cimento queimado, por exemplo, são materiais típicos do estilo contemporâneo, que combinam bem com a madeira do estilo rústico.

A combinação de madeira e mármore é perfeita para ambientes rústicos contemporâneos, como esta cozinha com E-Motion Wood, da linha Tropicália, na parede e no detalhe da bancada, e Zebra Cinza, da linha Clássica, no piso

Atenção aos móveis

Quem adora os móveis rústicos tradicionais, pode usá-los. A ideia, contudo, é mesclar. Por exemplo, escolhendo um móvel mais pesado para ser o destaque do ambiente e usando outros em cores mais leves, linhas retas e elementos mais modernos para criar um contraponto contemporâneo.

Resgate o natural

Como falar em estilo rústico sem pensar na natureza? Integrar ambientes internos e externos é uma tendência, assim como apostar nos vasos de plantas e detalhes naturais para complementar o seu décor. Você pode investir em folhagens, jardins verticais, vasos suspensos ou opções menores e mais delicadas, como os mini cactos e suculentas, em vasos de cerâmica tradicionais.

Detalhes naturais ajudam a trazer a identidade do estilo, como plantas e objetos em bambu. Na imagem, piso em Ibérica Natural e parede em Quasar Sol

Outra ideia são as texturas, como os materiais de vime, algodão e couro que se misturam muito bem ao minimalismo contemporâneo e deixam o ambiente leve e super aconchegante. Também vale a pena investir em revestimentos que tragam um detalhe natural, como fibras, bambu, palha.

Viu só, quantas possibilidades incríveis para transformar sua casa com o estilo rústico contemporâneo? Acompanhe o nosso blog e receba sempre dicas bacanas de decoração como esta!