Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 tendências para paredes para conhecer agora mesmo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os revestimentos cerâmicos têm sido cada vez mais usados em paredes. Ao mesmo tempo em que protegem a superfície, trazem mais personalidade aos ambientes – o que os consolida como uma forte tendência para decoração de paredes. 

Além da durabilidade, facilidade de limpeza e custo-benefício, existe uma diversidade enorme de cerâmicas no mercado. Modelos que reproduzem materiais como madeira e pedras, com relevo 3D, lindas estampas, entre outros…

Separamos cinco tendências para paredes, usando revestimentos cerâmicos, que estão super em alta no Brasil e no mundo. Quem sabe você não se apaixona por algum desses lançamentos da Coleção Pointer 2021?

1. Relevos lineares

Inspirado no clássico Terrazzo Veneziano, o lançamento Stellar Line Grey agrega textura à parede de forma nada comum, compondo um ambiente clean com a versão sem relevo, Stellar Grey, no piso

Talvez tenha passado despercebido por você, mas certamente não para os pesquisadores de tendências da equipe de design da Pointer. Os revestimentos com relevos lineares são tendência em ascenção! E os profissionais de arquitetura têm adorado especificar para seus projetos, principalmente para revestir fachadas e muros. 

Aqui estamos falando dos revestimentos cerâmicos com relevo 3D que formam linhas. Alguns exemplos nesse sentido são os lançamentos da Coleção Pointer 2021: Heritage Beige Mer e Heritage Blanc Mer, da linha Classica, e Stellar Line Grey.

O Heritage Beige Mer, da linha Clássica, na parede, traz sensação de movimento. Combinado ao Heritage Beige, da linha Clássica, no piso, compõem um ambiente sofisticado e, ao mesmo tempo, leve

Os revestimentos Heritage são inspirados num mármore raro, já indisponível na natureza.A versão Mer do Heritage, disponível nas cores Blanc e Beige possui linhas verticais onduladas, que transmitem tranquilidade com elegância. 

Já Stellar Line Grey se inspira nos consagrados terrazzos venezianos, com um relevo linear e nada óbvio. Essa característica permite compor, por exemplo, ambientes com maior presença de tons neutros, gerando contraste.

Todos os três, Stellar Line Grey, Heritage Beige Mer e Heritage Blanc Mer, estão disponíveis no grande formato 45×90. Esses Supercerâmicos apresentam acabamento retificado, para junta mínima de 1,5mm.

Vale dizer também que esses três revestimentos são exclusivos para paredes e podem ser aplicados tanto nas internas, quanto nas externas. 

2. Textura de tecido

Inspirado na revolucionária técnica de tecelagem do século 18, Jacquard Steel, da linha Zeppelin, traz a elegância da alta costura à parede

Revestimentos com efeito tridimensional são uma das grandes tendências atuais. Isso porque valorizam a decoração de diversos espaços. Se nos últimos anos brilharam os relevos 3D geométricos, agora entra uma nova tendência: textura de tecido.

Revestimentos cerâmicos que reproduzem tecidos são capazes de criar ambientes elegantes, confortáveis e mais personalizados. Essas características se devem muito ao fato de os tecidos estarem ligados à moda.

Jacquard Gray, da linha Zeppelin, na parede, traz um toque a mais de inovação no ambiente com visual mais descontraído. No piso, Stellar Gray

Nesse sentido, vale destacar Jacquard, lançamento da linha Zeppelin. O revestimento é inspirado no tecido de mesmo nome, criado por uma técnica de tecelagem revolucionária do século 18. Nela, as estampas são criadas a partir do fio de tecido, por meio de uma máquina e um tear.

A inovação do passado inspirou a cerâmica da Pointer, que traz o universo da alta costura às paredes. Induz qualquer pessoa, mais ou menos fashionista, a tocar o revestimento.

Supercerâmico, Jacquard está disponível no grande formato 45×90, com acabamento retificado, nas versões Steel, Gray e Beige, cores ideais para dar Match! com os revestimentos cimentícios Zeppelin.

3. Madeira ripada

Com seu relevo ripado, E-motion Wood, da linha Tropicália, é aplicado na parede. Zebra Grafite, da linha Clássica, no piso, complementa a estética natural numa pegada mais sofisticada, reproduzindo mármore

Outra super tendência de decoração é a madeira ripada. Certamente você já deve ter percebido que ela está em todos os lugares: Pinterest, Instagram de arquitetos, revistas de decoração… Principalmente em quartos e salas, ambientes que pedem por conforto. 

É uma forma de trazer o aconchego da madeira, mas em uma leitura contemporânea. Pode também criar sensação de amplitude para o ambiente, pelo fato de as ripas poderem ser aplicadas tanto na vertical, quanto na horizontal.

A ripa de madeira natural pode apresentar preço inacessível dependendo do orçamento do projeto. Além disso, quando o assunto é madeira, sempre surge a preocupação com o desmatamento. Nesse sentido, o lançamento E-Motion Wood, da linha Tropicália, é a solução perfeita.

O revestimento cerâmico traz um relevo 3D que realmente reproduz a profundidade das ripas. É sustentável e acessível – perfeito para democratizar a tendência. 

Ainda, os revestimentos cerâmicos que reproduzem madeira têm a vantagem de serem resistentes à água, podendo ser usados também em ambientes molhados. E-Motion Wood é um Supercerâmico, disponível num grande formato de 45×90, com borda retificada.

4. Paredes externas revestidas

Reproduzindo pedra de origem vulcânica, Pedra Ferro, da linha Lazer, traz um relevo que lembra um tabuleiro de xadrez, passeando por tonalidades de marrom e preto

Revestimentos cerâmicos são super indicados para áreas externas, principalmente por serem resistentes à ação do sol, chuvas e mudanças de temperatura. Também são práticos para limpeza e muito duráveis.

Se já é comum revestir pisos externos, inclusive bordas de piscinas, com cerâmica, a nova tendência é revestir também as paredes externas. Pense em fachadas e muros com cor, textura, relevo e muito estilo.

No caso das paredes externas, as cerâmicas proporcionam visuais mais contemporâneos, realçam o desenho arquitetônico e agregam texturas. E também protegem a alvenaria dos efeitos do tempo e da umidade.

Revestimentos com acabamento externo são indicados para pisos de áreas externas, por evitarem acidentes como escorregões. Para paredes externas, no entanto, podem ser utilizadas cerâmicas com acabamentos mate, brilhante ou polido. Também podem ser aplicados revestimentos com relevo 3D nas paredes externas, já que não ocasionam acidentes fora dos pisos.

Nessa perspectiva, destacamos o lançamento Pedra Ferro, da linha Lazer. Inspirado na pedra de origem vulcânica de mesmo nome, o revestimento traz um visual inovador com detalhes únicos. O que acaba o tornando uma atração à parte em áreas externas. 

Disponível no grande formato 45×90, esse Supercerâmico possui acabamento retificado. Exclusivo para paredes, pode ser aplicado tanto em paredes internas, quanto externas.

Boulevard, da linha Lazer, nas paredes, e Boulevard Street, também da linha Lazer, no piso proporcionam visual alegre, despretensioso e urbano

Outra novidade para paredes externas da linha Lazer é Boulevard. Com fundo em tom suave, oferece um toque alegre e despretensioso. As formas remetem a características urbanas, como se observadas de cima.

Boulevard está disponível no formato 30×60 e pode ser aplicado tanto em paredes internas, quanto externas. Nas externas, faz par perfeito com o piso Boulevard Street.

5. Inspiração na natureza

A casa como um ninho. O revestimento de parede Ninho, da linha Decora Design, traz uma sensação de aconchego, de forma conectada com a natureza, através dos elementos do seu design

As cerâmicas com padronagens que remetem a elementos naturais são ótimas escolhas para paredes. Elas passam também uma sensação boa de aconchego, levando em consideração a casa como um local de conexões.

Alguns revestimentos combinam esse design natural com cores mais neutras, criando uma atmosfera maior de criatividade. Tendência para esse momento em que a casa se tornou nosso refúgio!

Um exemplo disso é Ninho, da linha Decora Design. O revestimento tem um visual bem diferenciado, com elementos como pássaros, flores e folhas, atrelados às formas geométricas e tons neutros. Disponível em peças de 30x60cm, reproduzindo azulejos de 15x15cm, pode figurar como um painel decorativo acolhedor.

Esperamos que você tenha gostado e possa aproveitar algumas dessas cinco tendências para paredes, envolvendo revestimentos cerâmicos. E assim criar ambientes mais exclusivos para a sua casa.

Confira também o nosso post exclusivo sobre o que fazer quando falta revestimento para evitar problemas na sua obra ou reforma!