Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
erros de organização

Os principais erros de organização e como evitá-los

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Organizar a casa parece um desafio para você? Acredite: é comum que, na tentativa de arrumar as coisas e deixar tudo no lugar, alguns descuidos nesse processo podem dificultar a organização e até mesmo contribuir para a bagunça.

Neste artigo, você vai conhecer os principais erros cometidos nas tentativas de organização que podem sabotar seus objetivos. Continue a leitura e saiba que hábitos devem ser eliminados para manter a casa sempre em ordem!

1. Comprar organizadores sem planejamento

erros de organização

As prateleiras são ótimas aliadas quando o assunto é organização. Elas são práticas e combinam com qualquer ambiente da casa. Nesse exemplo, as prateleiras são usadas para organizar os livros em um lindo espaço de leitura. O piso é revestido de Avelana Ambar, da linha Mediterrânea

Os organizadores são acessórios que ajudam muito a separar as peças e mantê-las organizadas no dia a dia, já que permitem que você veja todos os objetos e retire o que precisa sem bagunçar o restante, certo? Antes de comprar esses itens, no entanto, é preciso saber onde eles serão colocados.

Por exemplo, em quais gavetas você vai guardar cada peça? Essas gavetas têm a medida certa para um organizador? Eles vão suprir a necessidade referente à quantidade de itens que precisam ser guardados? Saber as respostas para essas perguntas ajuda a não comprar tudo por impulso e, na hora de guardar, acabar faltando ou sobrando algum tipo de organizador. Afinal, são itens caros.

2. Deixar para organizar tudo de uma vez

Se você organiza a casa uma vez na semana e, durante os outros dias, não guarda suas coisas e não faz a manutenção da organização, as chances de o espaço ficar com um aspecto de desarrumado na maior parte do tempo são altas.

A dica é separar um dia da semana para colocar as coisas no lugar e, no dia a dia, tentar guardar suas roupas e sapatos e evitar deixar acessórios como bolsas e joias em cima de mesas, pias e cadeiras. Assim, no dia em que você for organizar a casa, fica mais fácil e rápido colocar tudo no lugar.

3. Acumular itens que você acha que vai usar

erros de organização

Quarto de adolescente é um ambiente que requer cuidado especial quando o assunto é organização. Para evitar que esse espaço fique desorganizado, tenha um guarda-roupas amplo, coloque cubos na parede e criados. O piso é revestido de Avelana Champagne, da linha Mediterrânea

Para manter a organização, é muito importante saber filtrar o que deve ser mantido o que precisa ser descartado. Uma caixa bonita que veio com um presente de aniversário pode servir para decorar e, ainda, ajudar na organização. Por outro lado, um saquinho que não cabe muita coisa pode ser descartado, já que, provavelmente, não será usado.

A dica é sempre pensar bem no que vale a pena manter em casa e o que deve ser descartado, para não acumular coisas desnecessárias e que acabam ocupando muito espaço.

4. Não saber o destino dos itens descartados

É muito comum que depois de um dia de limpeza no armário e de separar vários itens que não usa mais, você não saiba o que fazer ou para onde levar essas peças e acessórios. O resultado, nesses casos, é o oposto do que se espera: uma pilha de roupas e sapatos entulhada em alguma parte da casa esperando o destino perfeito.

A dica, nesses casos, é separar as peças em itens que podem ser destinados a outras pessoas, ou seja, que estão em bom estado de conservação, e os outros que estão manchados, furados ou apresentam outras danificações. Com relação a esses últimos, você pode pensar nas possibilidades de reaproveitamento dos tecidos – caso não seja possível, eles devem ser descartados de maneira consciente.

As peças que podem ser repassadas podem ser vendidas em brechós e bazares ou doadas a uma instituição próxima à sua casa, por exemplo. Uma alternativa é destinar essas peças a pessoas próximas, podendo, inclusive, negociar trocas.

5. Não ter lugar certo para cada coisa

Você costuma guardar suas coisas no guarda-roupas no lugar que está vazio? Ou deixa sua mesa de jantar e aparador como apoio para bolsas, chaves e papéis do trabalho? Esse hábito contribui muito para um ambiente desorganizado, já que a tendência é acumular mais bagunça onde já tem um pouco de desordem.

Para evitar e se desfazer desse hábito, separe locais destinados a receber cada coisa. Por exemplo: providencie um quadro com ganchos para pendurar chaves, bolsas e casacos, deixe um lugar no armário para colocar calças, outro para vestidos e outro para casacos e, quando chegar em casa, preocupe-se em já colocar suas coisas nos lugares certos para que nada fique acumulado.

6. Não há um alinhamento com todos da casa

erros de organização

Para deixar o banheiro organizado, evite acumular coisas desnecessárias e que acabam ocupando muito espaço. Nesse ambiente, temos uma linda estante que combina muito bem com os demais detalhes do ambiente, como o revestimento Metrô nude e Infinita Bege

Você criou um sistema incrível e se esforça para manter a casa sempre organizada, mas as outras pessoas que moram ou frequentam o espaço ainda não estão cientes do seu novo método. Alinhar com todos onde cada coisa deve ficar e estabelecer regrinhas que cada um deve seguir com suas próprias coisas é fundamental para ter sucesso na manutenção da organização da casa.

7. Você não divide responsabilidades

erros de organização

O banheiro é um ambiente que precisa de atenção especial na organização. As prateleiras são uma ótima opção para deixar o espaço mais organizado e com todos os itens necessários. Nesse ambiente, os revestimentos Metrô Carrara Statuário e Urbana Grafite dão um toque de rusticidade junto aos móveis em madeira

Além de alinhar com todos a questão da organização, é importante saber delegar funções para cada um dos moradores da casa. Uma pessoa arrumando sozinha todos os espaços pode ficar sobrecarregada e não dar conta de tudo.

A dica é dividir as tarefas conforme a disponibilidade de cada um: enquanto alguém pode dobrar a roupa saída da lavanderia, por exemplo, outros podem colocar as peças na máquina de lavar. Assim, todos ajudam e ninguém fica com trabalho extra!

8. Esconder as coisas na despensa

Você tem várias prateleiras na despensa da cozinha que comportam tudo o que precisa, mas é difícil enxergar e encontrar o que tem ali? É comum que, nesse lugar da casa, um produto seja colocado na frente do outro e a visualização fique comprometida, impedindo que você saiba tudo o que está guardado nesse espaço.

Para conseguir encontrar as coisas facilmente na sua despensa, a dica é investir em cestos organizadores e dividi-los por categorias: pacotes de sucos, gelatinas e sachês em uma caixa, cereais em outra e potes de vidro para armazenar os mantimentos mais usados no dia a dia, como arroz, macarrão, feijão, açúcar e sal.

A organização da casa é um hábito que todos os moradores precisam adotar para que tudo flua bem. A dica é organizar um pouco por vez e se esforçar para manter da maneira como foi arrumado. Aos poucos, sua casa fica com uma aparência mais organizada e tudo fica mais fácil de ser encontrado.

Quer aprender a organizar de maneira simples? Então, conheça a técnica da especialista Marie Kondo e saiba como deixar cada coisa em seu lugar. Você verá que não é tão difícil assim!