Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Organize-se e aproveite melhor a casa

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Em meus últimos textos no Studio Pointer, sugeri tendências e dicas para reformar e dar novos ares para a casa. Nesta semana, falo sobre um elemento chave em qualquer residência que almeje o nome de lar: a organização. Muitos evitam a conversa. É um hábito custoso de manter, sobretudo na correria do dia a dia, quando cadeiras começam a virar suporte para roupas e objetos usados ao longo dos dias.
Aproveite o clima de fim de ano, considere as dicas abaixo em sua lista de metas e comece desde já a organizar-se para começar 2017 aproveitando mais sua casa – e não dedicando excesso de tempo para se livrar da bagunça. Confira:

• Metas diárias

Não se iluda: é quase impossível colocar tudo em ordem em um único dia. Para evitar acúmulo de trabalho, estabeleça metas diárias. Garanta inicialmente que o básico seja cumprido: cama arrumada, louça lavada, lixo para fora e sala em ordem. Dependendo do tempo disponível, inclua a organização de um espaço a mais da casa por dia, por exemplo, um armário. Tire o que não usa mais, jogue fora embalagens vazias e coloque tudo em seu devido lugar. Um calendário semanal pode ajudar nessa tarefa.

  •  Lembretes

Acha difícil lembrar as tarefas diárias? Coloque lembretes pela casa. Eles também podem ser distribuídos de maneira organizada e ajudar a manter o controle do que precisa ser feito. Os recados podem colaborar especialmente famílias que passam o dia fora e têm pouco tempo de se comunicar pessoalmente.

  • Desapegue

Menos é mais. Quando se trata de organização, esse pensamento deve predominar – principalmente para aqueles que vivem em espaços pequenos. Evite o hábito de cultivar objetos sem uso, como revistas e roupas velhas. A dica acima, de jogar fora embalagens velhas no lixo, deve ser ampliada: olhe as prateleiras e tire objetos antigos, quebrados e sem uso, doe livros que não serão mais lidos e deixe à mão apenas o que de fato deve ser mantido. Caso seu apego seja grande, estabeleça um prazo para jogar um objeto fora. Se ele não tiver uso no prazo que você estipulou, o melhor mesmo é passar adiante.

  • Caixas, cestos e armários

Esses espaços são ótimos para esconder a bagunça e deixar à vista apenas o necessário. Porém, é um recurso a ser usado com parcimônia: a bagunça pode sumir em um piscar de olhos, mas levar horas para ser desfeita. Use caixas para guardar objetos pequenos e papeis, mas sempre organizando por categorias. Elas irão ajudar no dia a dia. Nos armários, garanta que haja espaço para manusear o que está dentro sem tirar o restante do lugar. Procure também deixar tudo com fácil acesso – vale para roupas e sapatos e também para utensílios de cozinha. Cabides e caixas organizadoras de gaveta podem servir de apoio nesse caso. Nos cestos, não coloque muitos objetos para evitar que fiquem amontados sem critério. Reserve cestos maiores para toalhas e roupas de cama limpas e dobradas, e também roupas sujas – se houver espaço para separar por cores, melhor ainda.

 

 

  • Casa aberta

Na tendência do menos é mais, uma casa com armários abertos e prateleiras pode ser a chave para manter a organização. Com tudo à vista é mais fácil selecionar o que usar sem precisar revirar caixas cada vez que procura um item. Funciona bem especialmente para quem tem poucos objetos e armários-cápsula (um tipo de organização das roupas que foca em poucas peças-chave combinando entre si para montar dezenas de looks). Confira algumas ideias:

  • Peça ajuda

Às vezes, a bagunça está generalizada e já se instaurou na rotina. Nesses casos, o ideal é partir para uma organização “de peso”. Chame um profissional de sua confiança, que pode ser uma faxineira geral ou um personal organizer – profissional especializado em organização, capaz de sugerir novos hábitos diários para que a bagunça não volte a reinar. Com tudo limpo e em ordem, comece a praticar as dicas diárias e mantenha o efeito de casa organizada por mais tempo.

Na semana que vem volto a escrever com dicas de decoração para apartamentos pequenos. Não perca!

*Bianca Bibiano é jornalista, paulista e sempre à procura de boas tendências e ideias práticas para decorar com bom gosto.

Imagens: Divulgação Pinterest