Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 dicas de Maurício Arruda para escolher o revestimento do banheiro

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O revestimento é um item fundamental em qualquer banheiro. Escolher o revestimento do banheiro corretamente é o que vai garantir que o ambiente tenha estilo, seja seguro e funcional.

O revestimento é quase um acabamento definitivo, porque a troca do material não acontece com frequência e envolve obras. Por isso, seja em um projeto de decoração de lavabo, banheiro social ou para uma suíte, o revestimento precisa ser escolhido com cuidado.

Para te ajudar a fazer a escolha certa, “roubamos” algumas dicas do renomado arquiteto Mauricio Arruda. Parceiro da Pointer, ele fez sugestões importantes para a escolha do revestimento do banheiro em seu perfil no Instagram. Confira!

#1 Use o mesmo revestimento dentro e fora do box, para amplitude

A escolha do revestimento influencia de diferentes formas a decoração do banheiro. É capaz de trazer aconchego e bem-estar, além de alterar a percepção de espaço.

Para banheiros pequenos, a dica do Mauricio é manter o mesmo piso dentro e fora do box. Mesmo que haja desnível ou separação entre os dois espaços, o revestimento cerâmico todo igual gera unidade visual e faz o banheiro parecer maior. A escolha de cores claras para o revestimento do banheiro é outra forma de dar amplitude.

No projeto abaixo, temos os mesmos revestimentos cerâmicos em todo o piso e paredes. No piso, o elegante Heritage Beige, da linha Classica. Ele reproduz mármore e tem tonalidade que conversa com os revestimentos da parede: Piquet Blanc e Catavento Pitanga, ambos lançamentos.

E se você quiser levar essa ideia de amplitude para toda a casa, basta escolher o mesmo piso para todos os ambientes. Mas fique de olho na próxima dica, que é super importante!

Banheiro todo em piso Heritage Beige, da linha Classica, ganha amplitude. Nas paredes, os lançamentos Piquet Blanc e Catavento Pitanga

#2 Não use revestimento cerâmico polido no piso, ele é escorregadio. Prefira o acabamento mate

A cerâmica polida é uma escolha elegante para o piso. Mas essa não é uma boa opção para o piso do banheiro, especificamente. É que a superfície lisa é escorregadia quando molhada. Característica que não combina nada com o banheiro, não é mesmo?

Nesse caso, a dica do Mauricio (e da Pointer também) é usar piso com acabamento mate. Ele tem superfície antiderrapante e fosca, evitando acidentes como escorregões. A escolha para o banheiro abaixo foi o piso Zeppelin Gray, de acabamento mate. Ele reproduz concreto. A combinação é perfeita com o revestimento Vitoria Gris, da linha Decora Design.

Revestimento do banheiro precisa ter acabamento mate, como Zeppelin Gray. Combinação no ambiente é com Vitoria Gris, da linha Decora Design

#3 Reduza sem medo a quantidade de revestimento fora do box

O revestimento das paredes do box é essencial. Ao tomar banho, a água escorre e espirra por todo o lado. Então não tem como essa área receber tinta ou papel de parede.

Mas o mesmo não acontece fora do box, que pode ficar mais contemporâneo sem revestimento cerâmico em todas as paredes. Aliás, assim é o banheiro abaixo, que combina piso Bianco Gioia, da linha Classica, com painel de madeira na parede.

Essa dica do Mauricio é interessante principalmente para quem só tem um banheiro, que serve tanto para a família quanto para visitantes. É que reduzir a quantidade de revestimento do banheiro fora do box faz com que ele se pareça mais social.

Banheiro ganha aconchego e elegância em combinação entre madeira e piso Bianco Gioia, da linha Classica

#4 Escolha 1, 2 ou 3 revestimentos no máximo

Misturar muitos revestimentos no banheiro pode deixar o visual poluído, com muita informação. Para um aspecto clean e organizado, a dica do Mauricio é usar no máximo três revestimentos cerâmicos.

No banheiro abaixo, temos um exemplo com dois revestimentos. Tanto no piso, quanto na parede da bancada temos Zebra Cinza, da linha Classica. Em complemento a ele, temos na parede do box E-motion Wood, da linha Tropicalia.

E-motion Wood, da linha Tropicalia, enfeita parede e ganha destaque em banheiro com revestimentos de piso e parede Zebra Cinza, da linha Classica

#5 Aposte em tons mais escuros no piso e mais claros nas paredes

Criar contraste é uma das maneiras de destacar algum aspecto da decoração. Geralmente, o que sobressai é o tom mais claro. É o que acontece com o revestimento do banheiro abaixo. A combinação entre cerâmica clara e escura chama a atenção para a área da parede.

Isso é ótimo principalmente se você escolher uma cerâmica com textura ou decorada, como Grid Gray, da linha Zeppelin. Essa dica do Mauricio Arruda ajuda a evidenciar as características da peça. Já o piso escuro, além de contrastar, ainda ajuda a elevar o bem-estar. Neste caso, o conforto visual vem com Zeppelin Navy.

Contraste de piso Zeppelin Navy com parede em Grid Gray (ambos da linha Zeppelin), chama a atenção para cores claras

Escolher o revestimento do banheiro é um dos passos mais importantes da decoração, já que tende a durar por muito tempo. Mas também há outros aspectos para considerar. Por isso, além dessas dicas, preparamos outras sugestões de como ter o banheiro dos sonhos. Confira!