Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Como escolher piso para banheiro para evitar acidentes?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando se trata da escolha de piso para banheiro, os materiais frios, como cerâmica e porcelanato, são unanimidade entre os consumidores. Apesar de essa preferência estar correta, as características térmicas não são as únicas que devem ser consideradas na decisão.

Por ser um ambiente úmido, é fundamental escolher pisos seguros para evitar acidentes. Se houver idosos e crianças entre os moradores da casa, então, a atenção deve ser redobrada, a fim de impedir eventuais escorregões e quedas que podem gerar graves consequências.

Ficou interessado pelo assunto? Quer descobrir como optar pelo piso ideal para banheiro e garantir a segurança da sua família? Continue lendo o nosso artigo e confira as dicas que preparamos para você. 

Invista em pisos antiderrapantes

Para tornar o seu banheiro mais seguro, vale a pena investir em pisos com resistência ao escorregamento, especialmente se sua família tiver idosos ou crianças pequenas. Eles podem sofrer grandes danos quando em contato com pisos molhados e deslizantes.

Por isso, é preciso reduzir o risco de quedas em diferentes ambientes, como no piso para banheiro, áreas externas, deck de piscina e outros locais. É interessante destacar que existem diferentes modelos e materiais antiderrapantes.

A segurança nos ambientes deve ser garantida sem deixar de lado a beleza do local. Já existe uma grande variedade de cerâmicas e porcelanatos com resistência ao escorregamento (antiderrapantes). Além de seguros, eles são elegantes e sofisticados.

Os materiais foscos são uma boa pedida, pois eles previnem acidentes domésticos — afinal, são desenvolvidos para elevar a aderência dos pés ao chão.

Outro modelo é o emborrachado, facilmente encontrado em shoppings e lojas. Esse tipo de material está sendo muito utilizado no piso de banheiro e outras partes da residência, podendo ser encontrado em diferentes tonalidades.

Existem ainda outros tipos de pisos para banheiros, como:

  • cerâmica com resistência ao escorregamento;
  • porcelanato;
  • pedras decorativas;
  • pastilhas.

Aplique pastilhas no chão

O uso de pastilhas aplicadas ao chão está cada vez mais comum em diferentes ambientes, principalmente em banheiros.

O seu uso no piso para banheiro pode ser considerado uma inovação. É preciso ter certo cuidado na instalação das peças, buscando por profissionais especializados. Essa é a única maneira de garantir que elas não soltem, evitando maiores problemas para os usuários.

É preciso escolher as pastilhas cuidadosamente. As de vidro, por exemplo, são lisas e não devem ser aplicadas em áreas molhadas por conta dessa característica.

É válido lembrar que existem diferentes cores e modelos, inclusive pastilhas com resistência ao escorregamento. Para a sua instalação em piso para banheiro, é possível mesclar as pastilhas antiderrapantes com outros revestimentos.

Porém, como destacado anteriormente, é preciso contar com mão de obra especializada, pois esse tipo de material pode cortar os pés dos usuários se for mal instalado. 

Evite materiais polidos

Os materiais polidos são populares por conta de sua beleza. Mas esse tipo de piso é escorregadio, o que pode causar acidentes.

Sendo assim, o ideal é fugir dos pisos polidos no banheiro. Além de ser naturalmente escorregadio, ele pode aumentar o risco de quedas quando em contato com água, sabonete, shampoos e condicionadores.

Se você quiser uma cerâmica com esmalte brilhante, opte por utilizá-la somente nas paredes. Para o piso, é necessário escolher um modelo mate. Esse modelo é conhecido pela característica acetinada, ou seja, não recebe a camada de esmalte brilhante. Isso faz com que o acabamento fique mais natural.

O efeito causado não é tão seco quanto em modelos externos, mas a textura se apresenta sem rugosidades. É interessante destacar algumas vantagens desse tipo de piso, como:

  • acabamento elegante: a aparência natural traz um aspecto mais moderno, agregando conforto visual e sensação de aconchego, sem perder a sofisticação;
  • maior segurança: os pisos acetinados são conhecidos por não serem tão escorregadios quanto os brilhantes quando em contato com líquidos;
  • aspecto clean: o design final dos cômodos com esse tipo de piso não fica com excesso de informações, ou seja, há mais conforto visual;
  • poucos danos nas peças: apesar de ser bastante difícil danificar as peças, caso arranhões ocorram, eles serão muito menos perceptíveis.

Opte por pisos claros

Outra boa dica é escolher revestimentos claros para o seu banheiro. Você deve estar se perguntando o que a cor tem a ver com a segurança do piso. A gente responde: tudo! A tonalidade não é somente uma questão estética.

O material claro permite a visualização de objetos que podem causar tropeções e escorregões, por exemplo. Vale ressaltar que a escolha de pisos claros vai permitir a sensação de amplitude, fazendo com que o banheiro pareça maior do que ele realmente é. 

Opte por um piso para banheiro fácil de limpar

A limpeza também deve ser levada em consideração. É recomendável optar por um material prático, funcional e fácil de limpar no dia a dia. A manutenção da higiene do banheiro é essencial para tornar o espaço mais agradável e seguro.

Também é importante que o piso seque com facilidade. Lembre-se: quanto mais limpo e seco for o seu banheiro, menores são as chances de você adoecer por conta da sujeira acumulada ou escorregar porque o ambiente vive encharcado.

É interessante lembrar que as cerâmicas não mancham e, por conta disso, são excelentes em termos de limpeza. Só é preciso prestar atenção nos rejuntes, que podem ficar encardidos.

Garanta segurança ao ambiente

Além de escolher piso ideal, também é importante providenciar outros elementos que ajudam a trazer segurança ao seu banheiro. Barras de apoio, tapetes antiderrapantes e corrimãos estão entre as opções mais úteis e populares.

Esses materiais serão fundamentais para impedir acidentes. É importante lembrar que eventualidades podem acontecer com todas as pessoas, não somente com crianças e idosos. Dentro do box, por exemplo, qualquer um pode escorregar, o que evidencia a importância de se preocupar com a segurança.

Uma alternativa interessante é a utilização de cantos arredondados em banheiros. Além disso, o ideal é eliminar os degraus e contar com uma estrutura que seja favorável à segurança dos usuários. É fundamental lembrar que o box deve ser de vidro temperado ou de cortina plástica.

Limpe o banheiro constantemente

Não podemos deixar de mencionar que é preciso limpar o banheiro constantemente, utilizando produtos específicos e próprios para o piso. Essa é uma forma interessante de garantir a segurança e a beleza do ambiente.

É preciso usar os produtos adequados para limpar pisos de banheiro, certificando-se de que o ambiente ficará livre de germes e sujeiras. Panos umedecidos em uma solução de detergente diluído em água é um bom começo.

Materiais específicos para limpeza de banheiro também podem ser utilizados, como a água sanitária. Contudo, é preciso tomar cuidado com materiais abrasivos (palhas de aço, aguarrás, cloro, soda cáustica e sabão em pó, por exemplo). Eles podem causar danos irreversíveis, como manchas e arranhões, além de prejudicar o rejunte. Então, escolha cuidadosamente os materiais que serão utilizados para a limpeza do piso do banheiro.

Não deixe os produtos agirem no rejunte por muito tempo

Não deixe os produtos de limpeza agirem diretamente sobre o rejunte por longos períodos. Depois de removerem a sujeira, eles começam a corroer e esfarelar o rejunte (independentemente de serem ácidos ou alcalinos).

Essa ação corrosiva torna o rejunte mais poroso, o que compromete sua impermeabilização. Esse processo de desgaste deixa o rejunte vulnerável ao surgimento de mofo e infiltrações.

Alguns especialistas recomendam deixar os produtos agirem por cerca de 20 minutos, enquanto outros sugerem um período de cinco minutos. Seja como for, leia as instruções de uso do material escolhido e siga as recomendações do fabricante.

E aí, gostou das nossas dicas de como escolher piso para banheiro? Ficou com vontade de aumentar a segurança desse ambiente intimista, aconchegante e reservado de sua casa? Então, que tal usar nossa planilha de obras domésticas? Não perca essa oportunidade!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida