Existem muitos elementos decorativos que deixam nossa casa mais alegre e bonita. Lustres, quadros, livros, flores e tapetes são só alguns que podemos citar. Mas nos últimos tempos, outra forma de decorar tem chamado a atenção e ganhado cada vez mais espaço nos ambientes residenciais são os desenhos na parede.
Além de deixar o ambiente lindo, os desenhos normalmente são personalizados e imprimem a personalidade e características dos moradores.
Quer saber por onde começar, conferir inspirações e entender um pouco sobre os cuidados pós-pintura dos desenhos na parede da sua casa? Confira as dicas desse artigo!
Temas botânicos estão entre os preferidos de quem escolhe desenhos de paredes.
(Fonte: RAISSA COMPARONI MURALISTA /Tua Casa)
A escolha da parede ideal
Escolher a parede que vai receber o desenho na parede é o primeiro passo – e um dos mais importantes. Pense bem em qual ambiente você gostaria de dar esse destaque: pode ser a primeira parede que as pessoas olham quando chegam na sua casa, ou aquela pequenininha entre a sala e cozinha (caso você ainda não se sinta à vontade para arriscar em um desenho grande).
Os desenhos na parede são excelentes elementos decorativos.
(Fonte: ARTISTA MOCHILEIRA – KATDIEUX / Tua Casa)
Também é importante estar atento ao cômodo que vai abrigá-la. Locais que recebem muita umidade, como cozinha, banheiro e áreas externas, devem receber cuidados específicos para a aplicação e manutenção dos desenhos nas paredes da decração. Já as salas e quartos são mais indicados de modo geral e para quem pensa em uma única parede decorada.
Definindo tema e cores para os desenhos na parede
É claro que a parede desenhada precisa combinar com a paleta de cores da sua casa. Caso ela seja feita junto com o restante da decoração, ela pode nortear a paleta de cores do ambiente.
Ao contrário, ela precisa estar ajustada de acordo com o restante da decoração da casa. Se você prefere tons mais sóbrios, escolha desenhos que combine com preto, bege, cinza, branco e off white.
Vale invistir em desenhos menores também. (Fonte: KIMAYA ARTE / Tua Casa)
E por falar em desenhos, esse é o nosso próximo tópico. A escolha dos desenhos nas paredes tem a ver com a sua personalidade e o ambiente onde eles estarão inseridos, mas pode se tranquilizar, já que a versatilidade é uma das maiores vantagens das paredes pintadas.
Os desenhos podem estar na sala e nesse momento vale a pena investir em elementos botânicos, como flores e folhagens, em contornos de perfis e até em formatos modernos mais abstratos. Para os quartos, valem elementos mais pessoais e até frases inspiradoras.
Já nos quartos das crianças, o que importa é ouvir o que elas têm a dizer. Invista em temáticas de games, filmes, personagens ou até mesmo animais – que são muito queridos pelos pequenos.
Quartos infantis são ideias para paredes decoradas. (Fonte: Victoria Akvarel/ Pexels)
Contrate um profissional e cuide da manutenção
A dica mais importante de todas é: contrate um profissional! Ele vai saber exatamente a escala dos desenhos na parede, os materiais mais apropriados para cada fase da obra e o principal: vai participar com você de um processo criativo para que o resultado final seja impecável. Além disso, muitas vezes o trabalho inclui retoques.
Por fim, as dicas de manutenção devem ser seguidas à risca de acordo com o profissional. As principais são: não deixar as paredes em contato constante com umidade, evitar perfurar a parede e estar sempre atento à periodicidade dos retoques.
Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso Blog para mais dicas como esta!