Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

6 dicas práticas para decorar sem gastar muito e transformar o ambiente

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Quando pensamos em reformar algum cômodo da casa, muitas vezes nos sentimos limitados achando que é preciso gastar muito tempo, dinheiro e energia no processo. É compreensível o receio diante da ideia de conviver com bagunça, barulho e várias contas para pagar.

Mas saiba que não precisa ser assim! No post de hoje, vamos mostrar que é possível decorar sem gastar muito e transformar qualquer ambiente de casa com práticas simples e acessíveis. Basta ter criatividade e estar bem preparado!

Quer conhecer nossas dicas? Tenha uma ótima leitura, e mãos à obra!

105158-6-dicas-praticas-para-decorar-sem-gastar-muito-e-transformar-o-ambiente

1. Transforme as paredes

As paredes têm um grande poder de transformação em todo cômodo. Às vezes, apenas uma cor nova já consegue proporcionar uma sensação completamente diferente no ambiente, o que inclusive evita a necessidade de realizar diversas outras mudanças.

Existem inúmeras alternativas. Você pode, por exemplo, pintar as paredes por completo. Caso opte por isso, ouse nas cores! Os tons mais alegres estão em alta, dando um toque moderno à decoração.

Caso você queira ir além na criatividade, é possível investir em texturas e nos papéis de parede. As opções são muito práticas e simples de aplicar, além de não pesarem no bolso.

2. Reforme um móvel antigo

Está cansado de ver aquela cômoda velhinha na sala? A mesa de jantar já está desgastada e não agrada mais? Tem uma cadeira sem graça abandonada em um canto?

Não é preciso abrir mão da sua mobília. Muito ao contrário, algumas alternativas simples permitem repaginar aquela peça que aparentemente não tinha mais salvação. A forma mais aconselhável de reformar móveis antigos é modificar sua cor. Tintas em spray são vendidas a um preço muito acessível, além de serem fáceis de usar.

Outra opção é transformar a peça com o uso de texturas. Se você possui uma cômoda usada, pode pintá-la de alguma cor alegre e enfeitar as gavetas com pedaços de papel de parede, adesivos ou stencil.

Os tecidos também são uma boa ideia! Separe alguns retalhos (que podem ser reutilizados de roupas antigas ou comprados por um ótimo preço) e aplique-os nas superfícies ou extremidades de mesas e cadeiras. Basta uma cola para madeira e muita criatividade!

3. Troque as almofadas ou a roupa de cama

Você não imagina o poder que uma simples capa de almofada pode exercer na decoração da sala, por exemplo, ou a sensação de quarto novo que uma colcha nova pode trazer.

Os detalhes, com toda a certeza, fazem diferença. É possível modificar sua decoração por completo a partir da mudança das cortinas ou com a aquisição de mantas diferentes para o seu sofá.

No caso de um quarto, aposte na roupa de cama. Não é preciso gastar muito e nem recorrer a opções caríssimas. Uma cama completa com mantas, lençóis, fronhas e muitas almofadas já tem a capacidade de transformar seu quarto.

105164-6-dicas-praticas-para-decorar-sem-gastar-muito-e-transformar-o-ambiente

4. Invista nas plantinhas e objetos naturais

Um cantinho de natureza dentro de casa faz toda a diferença. Já pensou em separar um pedaço do ambiente que está redecorando e adicionar um pouco de verde?

Caso você não possua muito tempo, é possível adquirir opções que reproduzem as espécies: as plantas artificiais. Boas réplicas estão disponíveis no mercado e são igualmente capazes de dar uma cara mais aconchegante e fresquinha ao seu cômodo.

Una as plantas com modelos moderninhos e diferentes de vasos e recipientes. Pedras também são ótimas opções decorativas.

Vai aí uma ótima dica: pegue uma bandeja de café da manhã, por exemplo, e forre-a com tecidos de chita. Após repaginar a bandeja, separe diversos modelos de pedrinhas. Pode ser qualquer uma, desde as adquiridas em lojas até aquelas encontradas na praia ou na rua. Despeje as pedrinhas sobre a bandeja, e acrescente também algumas velas decorativas no meio.

O resultado é incrível, e serve principalmente de decoração na sala. É possível colocá-la em destaque na mesa de centro, ou em alguma estante.

Caso queira uma mudança mais significativa, jardins de inverno são ótimas opções, já que podem ser adaptados para qualquer espaço (inclusive dentro de apartamentos) e criados sem precisar recorrer a inúmeros profissionais.

5. Faça você mesmo

É possível listar infinitas opções de DIY. Do inglês do it yourself, a expressão significa “faça você mesmo”, e diz respeito a customizações que podem ser realizadas sem sair de casa, unindo praticidade e simplicidade a resultados incríveis.

Gostaria de ter uma parede repleta de quadros, mas imagina que o preço ficará muito caro? Esqueça a opção de comprar tudo em lojas de decoração e faça você mesmo!

Imprima fotos de paisagens bonitas, estampas divertidas, frases motivacionais e ícones nos quais você se inspira. É possível realizar a impressão em papel normal (aquela folha A4, mesmo). Mas caso você queira um aspecto mais profissional, pode usar o papel couché ou o fotográfico.

Após imprimir tudo, invista em molduras de tamanhos, cores e texturas diferentes. O resultado será próximo dos quadros encontrados em lojas, que são mais caros e menos personalizáveis de acordo com seu gosto pessoal.

Outras opções acessíveis são as luminárias. Sabe aqueles pisca-piscas de árvore de natal? Tire-os da caixa! Você pode usá-los de diversas maneiras, mas vai aí uma dica.

Separe embalagens de vidro grandes, daqueles modelos que conservam palmito, por exemplo. Tire o rótulo, lave muito bem o pote, deixe-o secar completamente e coloque as luzes lá dentro. Para customizá-lo, é possível fazer uma decoração com retalhos de tecido, rendas e adesivos. Pronto, você acabou de fazer uma linda luminária de cabeceira!

105163-6-dicas-praticas-para-decorar-sem-gastar-muito-e-transformar-o-ambiente

6. Reúna objetos aparentemente sem potencial

Existem diversos objetos que podem ser transformados em lindos itens decorativos! Por exemplo: você é um leitor assíduo? Possui uma coleção enorme de títulos escondida na gaveta? Se a resposta for sim, saiba que existe um futuro para os livros que aparentemente só serviam para serem lidos e guardados.

Separe todos os volumes que você tem em casa e agrupe-os como quiser. Esqueça um pouquinho da sua função e pense neles como recursos decorativos. É possível separá-los por cor (formando um arco-íris), por tamanho ou misturá-los entre si, o que causa um efeito mais descolado. Junte uma quantidade considerável e exponha em uma prateleira que tenha destaque na sala ou no quarto.

Revistas, enciclopédias, livros de arte/arquitetura e DVDs/CDs antigos também podem ser usados, por exemplo, na mesinha de centro, servindo de apoio para xícaras e vasinhos.

Outro objeto muito comum possui um grande potencial desconhecido: o prato! Separe os modelos mais bonitinhos, ou mesmo aqueles que você já pensou em descartar, e transforme-os em uma espécie de mosaico. A criatividade é sempre a chave! Depois, pendure a composição na parede da sala de estar ou de jantar.

E então, conseguiu ver que na prática é muito fácil decorar sem gastar muito e repaginar o ambiente por completo sem tanto trabalho? Siga nosso perfil no Instagram e curta a página no Facebook para não perder nenhuma novidade!