Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
decoração monocromática com revestimento Vendome no piso e parede

Como acertar na decoração monocromática? Veja 4 dicas

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Trabalhar com apenas uma cor. É desta forma que podemos resumir a decoração monocromática, tendência para a criação de ambientes repletos de estilo. Em linhas gerais, basta escolher um único tom predominante para tintas, revestimentos, móveis, tecidos e objetos decorativos. Detalhe: você pode optar pela cor da sua preferência, pois não existe um padrão.

A decoração monocromática envolve a utilização de variações da cor preferida para escapar da sensação de monotonia. Fácil de aplicar, esta proposta é a solução ideal para quem tem medo de errar a combinação de cores muito diferentes. Ainda, ajuda a criar uma atmosfera minimalista e na integração de ambientes. Confira a seguir algumas dicas dos nossos especialistas:

Dica 1 – Gosto

banheiro monocromático com revestimento cerâmico da linha Zeppelin da Pointer
Banheiro monocromático com Zeppelin Gray no piso e Grid Gray na parede. A linha Zeppelin oferece revestimentos para pisos e paredes em tons componíveis

Para aplicar a decoração monocromática, o primeiro passo é reconhecer quais tonalidades são as que mais te agradam. De nada adianta fazer um ambiente baseado no azul se você prefere o neutro bege. Procure uma cor que realmente combine com o seu gosto e estilo. Ainda está em dúvida? Então, monte uma lista com as suas opções favoritas e siga para a segunda dica.

Dica 2 – Significado

ambiente externo
Decoração monocromática também combina com ambientes externos, como este com revestimento cerâmico Pietra Di Basalto Platina, concreto e estofado cinza

O significado da cor também faz muita diferença. Para facilitar na escolha, imagine qual sensação você gostaria de sentir naquele ambiente. Por exemplo: um quarto relaxante para facilitar a noite de sono ou uma sala que estimule a alegria e a união da família. Agora, basta encontrar o tom que melhor combina com o seu desejo. Abaixo, preparamos um resumo com o que cada cor pode acrescentar ao seu dia a dia.

Branco: calma, harmonia e simplicidade

Preto: sofisticação, elegância e mistério

Cinza: neutralidade e estabilidade

Marrom: aconchego, conforto e estabilidade

Azul: confiança, lealdade e tranquilidade

Verde: renovação, vitalidade e esperança

Vermelho: movimento, energia e poder

Amarelo: foco, alegria e otimismo

Laranja: humor, vibração e extravagância

Roxo: espiritualidade, sabedoria e nobreza

Rosé: charme, delicadeza e felicidade

Dica 3 – Variações

decoração monocromática cinza na sala
Vendome, da linha Clássica, no piso em uma sala monocromática cinza

Superadas essas duas etapas iniciais, tenha em mente que aproveitar a variação de tons é um caminho para o sucesso na criação de uma decoração monocromática. Quem gosta de cinza não precisa ter uma sala com paredes, mesas, cadeiras, revestimentos cerâmicos e almofadas da mesma exata tonalidade, por exemplo. Deve-se brincar com a situação, fazendo com que alguns elementos tenham um acinzentado mais escuro, enquanto outros podem ser mais claros.

Dica 4 – Relevos

banheiro monocromático com revestimento cerâmico com textura na parede
Com textura, Origami Oxide na parede em uma decoração monocromática com Oxide Corten no piso

Outra aposta para criar uma decoração monocromática é investir nos relevos. Tudo na mesma cor pode ficar pesado ou cansativo. Com cerâmicas com relevos 3D, se adiciona movimento, com um revestimento surpreendente, quebrando totalmente a monotonia. A linha Oxide, por exemplo, traz cerâmicas no mesmo tom de aço corten, com a opção lisa Oxide Corten para o piso e o relevo Origami Oxide para a parede. 

Dica extra

A forma mais fácil para criar uma decoração monocromática é trabalhar com revestimentos cerâmicos. Isso porque eles ocupam boa parte das superfícies de um ambiente, no piso ou nas paredes. Então a cor escolhida para a cerâmica já será a cor principal do projeto. A partir dela, basta escolher móveis, tintas e acessórios na mesma cor. Conheça a coleção da Pointer e encontre a opção que melhor combina com o seu gosto e estilo.