Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
painel em revestimento cerâmico trazendo personalidade à decoração da casa

Como trazer personalidade à decoração da casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Trazer personalidade à casa vai muito além de copiar decorações de revistas ou sites. Referências são importantes, claro. Mas os seus traços pessoais precisam ficar marcados. Para isso, é necessário fazer do seu jeito, com as suas memórias. 

Forma de expressão, a casa reflete a identidade dos moradores. Isso fica caracterizado em cada detalhe, como nos objetos, na composição dos ambientes, nos revestimentos cerâmicos, nas escolhas da iluminação e plantas. Acredite: a tendência é ousar e deixar com a sua cara. É um verdadeiro mix and match das histórias de quem vive o espaço.

Como a regra é não ter regra, existem infinitas possibilidades para trazer personalidade à decoração da casa. Para muitas pessoas, pode ser um grande desafio refletir a sua essência em itens de design. A arquiteta Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, apresentou algumas sugestões sobre o assunto durante a live Decoração sem Medo, no Instagram da Pointer. É possível assistir ao vídeo no IGTV ou conferir os principais pontos a seguir.

Aposte na decoração que conta histórias

personalidade à decoração da cozinha com revestimento cerâmico Ancestral White da Pointer
Ancestral White é inspirado na azulejaria tradicional pernambucana

A casa perfeita muitas vezes não segue os padrões impostos, mas reflete a essência do morador. Aposte na decoração que promove memórias afetivas e possui história. Espalhar boas recordações pessoais, como lembranças de viagens ou heranças familiares, promoverá uma sensação de paz e felicidade. Também é possível contar histórias com produtos com significado especial. Inspirada na azulejaria tradicional pernambucana, o revestimento Ancestral White ficaria incrível na casa de um pernambucano ou de alguém que já viajou a Pernambuco e se encantou com a arquitetura. “É muito bom quando as pessoas têm a personalidade estampada em casa, através dos objetos, plantas, tecidos e revestimentos”, afirma Patrícia.

Abrace uma novidade que ama

banheiro com revestimentos cerâmicos Zeppelin Fall no piso e Grid Fall na parede trazendo personalidade com produtos Pointer
Zeppelin Fall no piso e Grid Fall na parede trabalham tons terrosos nesse banheiro com muita personalidade

A tarefa de trazer personalidade à decoração da casa permite uma imersão nos gostos e estilos dos moradores. Por isso, tenha calma. Essa atividade pode demorar anos. Afinal, é preciso investigar e conhecer os detalhes. Para facilitar a escolha, um bom caminho é abraçar uma novidade que você ame. Pode ser um hobby, por exemplo. Ou até mesmo uma nova fase de sua vida, como o nascimento de um filho.

Isso permitirá identificar com mais facilidade as suas preferências e, assim, encontrar elementos que transportam essa paixão para a casa. O interesse por jardinagem, por exemplo, indica a possibilidade de trabalhar com tons relacionados com a natureza e que geralmente promovem a sensação de conforto. “É gostoso estar em um ambiente com tons terrosos, por exemplo”.

Misture elementos e contrastes

personalidade à decoração do banheiro com revestimentos Zeppelin Gray e Grid Sky da Pointer
Zeppelin Gray no piso e Grid Sky na parede: cinza ajuda a compor ambientes com cores

Quando a casa abriga uma família, dificilmente todos os moradores vão possuir o mesmo gosto. Pais podem desejar um estilo com cores mais sóbrias, já os filhos preferem ambientes mais ousados. Calma! Não existe problema nisso. É possível misturar elementos e mesmo assim conquistar um ótimo resultado. Ousadia é a palavra do momento para refletir as múltiplas personalidades em uma residência.

Como referência, Patrícia destaca os banheiros de sua casa, onde cada um tem uma cor específica de acordo com a preferência dos moradores. Segundo a arquiteta, a solução nesse caso é encontrar algo que consiga interligar os ambientes. “O legal é criar um fio condutor para não ficar muito desconexo, evitando incomodar no dia a dia”. Nesse caso, trabalhe com revestimentos da mesma linha, mas com cores diferentes.

Aliás, as cores também podem ser misturadas dentro de um mesmo ambiente. Isso permite trazer personalidade à decoração, sem perder a elegância. Uma sugestão é contar com a ajuda do cinza. “Essa cor é a mistura do branco absoluto, que é a luz, e o preto absoluto, que é a sombra. Ao nivelar ambas, chega-se no cinza, conseguindo neutralizar qualquer cor”.

No banheiro da imagem, o Supercerâmico Zeppelin Gray no piso remete ao cinza. Por sua vez, o Grid Sky aplicado na parede sobre a bancada apresenta um toque de azul, um tom neutro frio. Ambos convivem em harmonia e se destacam individualmente, assim como o branco da bancada e o grafite aplicado em outra parede.

Brinque com texturas e cores

cozinha com bancadas e cerâmica Magic Platinum na parede
Relevo da cerâmica Magic Platinum, da linha Decora Design, traz personalidade para essa cozinha

É possível também trabalhar com cores consideradas complementares para trazer personalidade à decoração. Por exemplo: laranja e azul, violeta e amarelo, vermelho e verde. “E não precisa utilizar as cores saturadas”, ensina Patrícia. Portanto, explore diferentes tons. “Se direcionarmos isso para os revestimentos podemos falar de laranja no amadeirado e azul no cimentício”.

Mesmo em ambientes mais neutros é possível imprimir personalidade com muito estilo. Revestimentos com relevos promovem uma experiência sensorial. Na cozinha da imagem, a textura do revestimento cerâmico Magic Platinum, da linha Decora Design, traz uma informação extra à decoração. “Nesse caso, a cor foi trabalhada nos móveis”.

Abuse de quadros e plantas

cozinha com piso em Ibérica Design, que representa madeira
Novidade da coleção Match!, Ibérica Design tem veios marcantes

Para a decoração ficar ainda mais personalizada é importante acrescentar outros elementos além dos revestimentos cerâmicos e do mobiliário. Abusar de quadros e plantas ajuda a imprimir a sua marca em um ambiente. Em uma cozinha, por exemplo, uma horta de temperos ajuda a trazer um colorido especial, além da praticidade de contar sempre com ingredientes frescos. Em combinação com um piso amadeirado, promove uma sensação de aconchego, relembrando as casas de campo.

Para não exagerar na dose, o conselho é aproveitar todo o processo de criação, descobrindo realmente os elementos que combinam com o seu estilo. Isso evita gastos desnecessários também. Exemplo: se você é apaixonado por fotografias, não adianta comprar diversas pinturas. Mas cuidado para não se limitar. Ao identificar elementos que se encaixam com seu gosto, basta explorá-los. 

Aposte em revestimentos cerâmicos

personalidade à decoração do banheiro com a combinação do revestimento cerâmico Blossom Beach na parede e Zeppelin Beige no chão
Estampa delicada do revestimento Blossom Beach traz personalidade em composição com o Zeppelin Beige no piso

Com uma infinidade de opções, os revestimentos cerâmicos são ideais para imprimir personalidade à decoração de uma casa. “A escolha dos materiais consegue ativar sentimentos diferentes”. Além dos relevos, as estampas também ajudam na identidade única do espaço.

Patrícia indica apostar nessa opção sem medo. Como exemplo, ela destaca o banheiro com o Supercerâmico Zeppelin Beige no piso e o revestimento Blossom Beach, da linha Decora Design, na parede. “Não fica muito carregado. O olhar percorre a parede e cria um movimento ao ambiente”. De acordo com a arquiteta, o piso mais neutro promove o equilíbrio. 

Não tenha medo de enjoar no futuro

revestimento cerâmico Cantabria Azul
Cantabria Azul, da linha Clássica, é um Supercerâmico com muita personalidade e estilo

Já foi possível perceber que existe um mundo de possibilidades para trazer personalidade à decoração da casa. Sendo assim, não tenha medo de ousar e enjoar futuramente. A vida está em constante movimento. E a casa segue o mesmo ritmo. Mudanças são bem-vindas e renovam o ambiente.

Prever o futuro é muito difícil. Aposte, então, no presente. Construa um ambiente com a sua cara, deixando o espaço mais confortável para você aproveitar cada minuto. As pessoas envelhecem, filhos nascem, gostos mudam e a casa precisa acompanhar.

Isso, claro, não significa promover uma reforma completa da residência todos os anos. As transformações podem começar de forma sutil. Uma cortina, um tapete, novos quadros, substituição de objetos, móveis com um estilo diferenciado. Quando chegar a hora, porém, não tenha medo de mudanças maiores, como escolher um novo revestimento cerâmico para a sala, ou construir um painel na cabeceira da cama. 

Quer saber mais sobre Supercerâmicos e cerâmicas? Acesse o site da Pointer para conhecer detalhes que facilitarão a sua decisão.