Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Use itens de decoração do Nordeste e deixe seu lar mais brasileiro

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Influenciada por povos indígenas, africanos e europeus, a cultura nordestina é uma das mais diversificadas do país. Esse misto de costumes e tradições não só define o modo de viver da população, como também interfere na estética dos ambientes residenciais.

Se você quer um lar mais brasileiro, pode apostar sem medo na decoração do Nordeste. No post de hoje, vamos listar itens característicos para que você aprenda a incluir o estilo em diferentes cômodos. Confira!

Móveis rústicos

Os móveis rústicos refletem a simplicidade das casas nordestinas. Clássica e fácil de encontrar, a madeira é o material preferido para dar esse efeito. Ela pode ser usada em mesas, cadeiras, banquinhos e peças mais verticais, como estantes e armários.

Se você não tem nenhum exemplar de móvel antigo em casa, considere adquirir modelos fabricados com madeira de demolição. Esse tipo de material traz um acabamento rudimentar que cai muito bem na decoração que está buscando.

Cores fortes

Cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja são as mais valorizadas em uma decoração inspirada no Nordeste. E não precisa ter medo de combiná-las em um mesmo ambiente, viu? Se prefere um visual discreto, experimente manter as paredes brancas e investir em portas e janelas coloridas.

Apesar de chamarem bastante atenção, as cores fortes também costumam ser combinadas com tons terrosos, como marrom, vinho, marsala e bege. Se você tem objetos, móveis ou tecidos dentro dessa cartela, é um bom momento de valorizá-los.

Estampas alegres

A decoração do Nordeste também mostra a variedade de cores em suas estampas. Inclusive, um dos tecidos mais usados na composição dos ambientes é a tradicional chita, feita com algodão de tramas simples e temas florais.

A chita geralmente combina as cores primárias azul, vermelho e amarelo, mas também pode trazer detalhes em cores secundárias. Você pode usá-la como revestimento de estofados ou na confecção de mantas de sofá, cortinas e capas de almofadas.

Se quiser quebrar o excesso de cores, que tal incluir a renda branca? Esse tecido foi herdado dos europeus e hoje é muito comum na decoração nordestina. O ideal é aproveitá-lo para compor passadeiras de mesa e panos de prato.

Objetos artesanais

Como qualquer outra região, o Nordeste também expressa sua cultura por meio do artesanato. Cabe destacar que, nesse caso, as peças e objetos geralmente são produzidos com matéria-prima natural. Se gosta de trabalhos no estilo “faça você mesmo”, pode se inspirar com os itens que destacamos a seguir.

Enfeites de palha

A palha de sisal ou carnaúba é um material abundante em vários estados nordestinos. Seu uso no artesanato é voltado principalmente para a confecção de cestos, fruteiras e enfeites de parede.

Vidros de areia colorida

Os artesãos combinam areia e uma técnica chamada ciclogravura, criando desenhos em recipientes de vidro. Fique à vontade para usar chaveiros, potes de compota e até jarros maiores preenchidos com grãozinhos na hora de decorar o ambiente doméstico.

Almofadas decorativas

Fuxico, algodão e até fitas do Senhor do Bonfim podem ser usados para personalizar almofadas decorativas. Quanto mais colorido o material, melhor. Para os ousados, a dica é investir em capas contendo frases típicas do povo nordestino.

Artigos de madeira

Peças em madeira esculpida são perfeitas para compor um ambiente inspirado no Nordeste. A variedade de opções é grande: pilão, pimenteira, caixinhas organizadoras e brinquedos infantis que remetam a figuras conhecidas na região.

Bonecos e esculturas

Além de embelezar construções, as esculturas de argila ou madeira também contam histórias do Nordeste. Nessa lista, entram as bonecas namoradeiras, os bonecos sanfoneiros, diversas espécies de aves e personagens folclóricos, como o Boi Bumbá.

Os ícones da literatura de cordel também ajudam a trazer um pedacinho da cultura nordestina para dentro do lar. Você pode exibi-los em pequenos livros ou folhetos de papel que contenham histórias, frases e figuras típicas.

Ficou com vontade de renovar a casa com um estilo repleto de elementos alegres e paleta de cores vivas? Então anote as dicas preferidas e monte sua própria decoração do Nordeste!

Para conferir outras ideias, siga a Pointer no Facebook e no Instagram!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida