Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cordel: o novo decorado da Pointer que traz o Brasil para casa

Não categorizado
Autor: Pointer - Data:

A Pointer é uma marca que preza pela brasilidade na decoração de seus revestimentos cerâmicos. Um dos exemplos é Cordel, produto que chega para homenagear essa literatura popular do nordeste do país.

Em tons terrosos e com estampas tipicamente nordestinas, Cordel chega como uma opção para quem quer manter vivas as tradições e raízes.

Nas linhas a seguir, entenda melhor sobre a origem do cordel, conheça o novo produto da Pointer e saiba como usar.

O que é cordel e qual a sua importância na cultura brasileira?

O cordel é uma forma única de literatura popular que se originou no nordeste do Brasil. Essa expressão artística é caracterizada por sua simplicidade e acessibilidade, bem como por sua influência nas tradições culturais brasileiras.

A palavra \”cordel\” deriva da maneira como essas histórias eram tradicionalmente vendidas: penduradas em cordas nas feiras e mercados locais.

O conteúdo dos folhetos de cordel é geralmente escrito em versos rimados e ilustrado com xilogravuras simples. As histórias abordam uma ampla gama de temas. Desde lendas folclóricas e romances até críticas sociais e políticas.

Contudo, o cordel desempenha um papel crucial na preservação da cultura e tradição nordestina. Isso porque transmite histórias, valores e conhecimentos de geração em geração.

Além disso, ele serve como uma forma de entretenimento acessível para pessoas de todas as idades e classes sociais.

Cordel é revestimento da Pointer que resgata origens nordestinas

No formato 60×60, revestimento erâmico Cordel, da linha Decora Design, é ideal para paredes

O cordel serve como inspiração para artistas e designers. Afinal, é possível incorporar seus elementos distintivos em diversas formas de arte, incluindo o revestimento cerâmico.

O uso de padrões e ilustrações tradicionais de cordel em produtos como azulejos e cerâmicas tem se tornado uma tendência. Isso porque traz a beleza e a singularidade desse estilo artístico para espaços interiores e exteriores.

E é justamente assim o revestimento Cordel, da Pointer. Um dos lançamentos de 2023, traz a autenticidade da literatura popular. A ideia é enaltecer a tradição, a rique cultural e a criatividade nordestina.

Em tons terrosos, o produto remete ao solo do sertão. Além disso, tem ilustrações cuidadosas, com direito a um relevo que ajuda a levar aconchego. Portanto, é ideal para paredes.

A singularidade do trabalho rústico e artesanal chega em formato 60×60, capaz de transformar o simples em extraordinário.

Como usar Cordel na decoração?

A incorporação de elementos do cordel em revestimentos cerâmicos cria uma atmosfera única nos ambientes.

As cores quentes, os desenhos e as histórias contadas nas cerâmicas inspiradas no cordel podem transformar qualquer espaço em uma experiência cultural rica e envolvente.

Entenda melhor como usar esse revestimento da Pointer na decoração:

  • Meia parede: uma das maneiras de usar Cordel é em meia parede. É possível complementar com pintura ou mesmo com outros revestimentos, como amadeirado.
  • Rodabanca: também dá para usar Cordel na cozinha, levando mais brasilidade para esse espaço.
  • Parede de destaque: e que tal preencher toda a parede com esse revestimento da Pointer? A ideia é interessante para dar vida àqueles cantinhos sem graça, por exemplo.
  • Painéis: outra ideia é formar um painel usando Cordel. Assim, o produto ganha um toque artístico e pode ajudar a personalizar o ambiente.

Quer conhecer outro elemento tipicamente brasileiro para usar na decoração? Conheça a história do cobogó e saiba como aplicar!