Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Instalação de revestimento cerâmico: dicas para o acabamento perfeito

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Numa obra, contar com bons materiais é essencial. Mas na instalação de revestimento cerâmico, é preciso ter atenção a outros detalhes. Você sabia, por exemplo, que é melhor fazer uma dupla camada de argamassa do que usar apenas uma camada grossa? E que não há necessidade de usar um martelo de borracha? 

Neste post, você vai aprender todos os truques de uma boa instalação de revestimento cerâmico — do pré ao pós-assentamento. Confira! 

Como é feita a instalação de revestimento cerâmico? 

É preciso ter as ferramentas corretas para fazer uma boa instalação, como a feita no piso Ilheus Canela, da linha Tropicalia 

Primeiramente, é preciso ter uma quantidade maior de piso cerâmico do que o necessário para suprir qualquer imprevisto que possa surgir. Também verifique se elas contêm alguma fissura ou dano que possa atrapalhar a instalação de revestimento cerâmico. 

Além disso, você precisa contar com as ferramentas certas de instalação, que são:  

  • argamassa colante e de rejuntamento; 
  • recipiente para misturar a argamassa; 
  • colher de pedreiro; 
  • nivelador de piso; 
  • espátula dentada; 
  • desempenadeira; 
  • espaçador; 
  • trena. 

Está com tudo em mãos? Vamos para as etapas da instalação: 

Corte da cerâmica 

Antes de tudo, é fundamental avaliar o tamanho do revestimento com relação ao espaço em que será colocado. Em alguns casos, a superfície cerâmica terá que ser cortada para que se encaixe corretamente. Para cortá-la, utilize um cortador de cerâmica e, se necessário, ajuste com uma lixa ou com a desempenadeira.  

Outro fator essencial é deixar um espaço entre uma peça e outra, já que elas se dilatam naturalmente. Assim, você evita que elas descolem ou se quebrem com o tempo. E para garantir que haja simetria e adequação entre os espaçamentos, use um espaçador. 

Pré-assentamento e preparação da argamassa 

A argamassa deve ser adequada ao local onde a peça será instalada. O Atol Maragogi, da linha Atol, é um revestimento para áreas externas 

Ao começar, limpe toda a superfície do revestimento e não os molhe antes da instalação.  

A argamassa não pode ser preparada horas antes de você começar a instalação. Ela deve estar fresca na hora de aplicar. Além disso, precisa ser adequada ao revestimento cerâmico que você vai utilizar na sua obra, ao tamanho da peça e, principalmente, ao local de assentamento, como a área externa e o banheiro. 

Para preparar a argamassa, separe seu recipiente exclusivo para a mistura da argamassa; ele deve estar limpo e seco. Coloque água e a argamassa e mexa, mas verifique a quantidade exata na embalagem do produto. Fazer a mistura seguindo apenas a intuição vai prejudicar a qualidade da instalação de revestimento cerâmico. 

Por fim, a mistura deve ficar homogênea, sem bolhas de ar. Deixe-a descansar por 15 minutos e utilize-a, no máximo, até 1h30 após o preparo. 

Como fazer o acabamento perfeito na instalação de revestimento cerâmico? 

Com tudo pronto, agora é hora de fazer a instalação de seu revestimento cerâmico. Veja como realizá-la e garantir uma obra bem-sucedida:   

Camada dupla 

É preciso ter duas camadas de argamassa para garantir a colagem. No piso, revestimento Neo Cimento Branco, da linha Cimento 

Camadas muito grossas de argamassa vão interferir negativamente na aderência do produto. Por isso, pisos de 30 x 30 cm ou mais exigem a aplicação de duas camadas relativamente finas — a medida exata você deve conferir nas instruções do fabricante. 

Utilize uma desempenadeira quadrada de 10 mm ou com semicircular com raio de 10 mm. Os dentes devem ser redondos e não podem estar com mais de 1 mm desgastados. 

Arraste 

Outro fator essencial é o arraste do piso, técnica de aderência que garante que os cordões da argamassa sejam rompidos por completo. A peça deve ser arrastada por 5 cm nas duas direções, independentemente do seu tamanho. Depois, é só deixá-la em sua posição original. 

Nivelamento 

Depois que a peça for aplicada, use novamente o espaçador para deixá-la alinhada. 

Para uma boa instalação de revestimento cerâmico, a superfície deve ficar nivelada. Isso é essencial principalmente em pisos, pois qualquer desnível pode causar acidentes. Portanto, não abra mão de um nivelador de piso. 

Tire o excesso de argamassa com a espátula e limpe-a com uma estopa ou pano úmido. 

Rejunte 

Agora é hora de fazer o rejunte. Faça uma mistura com a argamassa própria para rejunte e água dentro de um recipiente. Novamente, é essencial olhar as medidas estipuladas pelo fabricante. Aplique a mistura entre as peças e limpe o excesso com a espátula.  

Lembre-se de que se aplicação de revestimento cerâmico for feita no piso, a circulação só poderá ser feita 72h após seu término. 

Pós-assentamento 

Após a instalação de revestimento cerâmico, era comum vir com um martelo de borracha ou até mesmo pular em cima do revestimento. Com o avanço da tecnologia, porém, isso não é mais necessário — essas técnicas, aliás, podem causar danos ao piso. Apenas a dupla camada e o arraste já garantem a aderência da peça. 

Como saber se houve uma boa aderência do revestimento cerâmico? 

Para saber se a colagem foi bem-feita, o ideal é \”escutar\” o revestimento. Se a colagem não tiver sido bem-sucedida, você vai ouvir um som oco entre a cerâmica e o contrapiso. Então, será preciso trocá-la

Quais os diferenciais dos revestimentos Pointer? 

Qualidade, sustentabilidade e beleza são apenas alguns benefícios que revestimentos como o Avelana Castanho, da linha Mediterranea, oferecem a você 

Para uma boa instalação de revestimento cerâmico, é essencial que o fator qualidade esteja em primeiro lugar — e isso a Pointer garante. 

 Confira os diferenciais dos revestimentos Pointer para sua obra e sua casa: 

Qualidade 

Trabalhando com cerâmicas tipo A em todo o seu portfólio, a Pointer garante tecnologia, sustentabilidade e beleza para sua casa toda.  

Ao contrário do que você pode imaginar, a qualidade da argila não interfere no revestimento. Uma matéria-prima ruim pode sim proporcionar um piso cerâmico de altíssima qualidade. Mas apenas o gerente de qualidade pode garantir esse fator — aqui na Pointer, nós trabalhamos com os melhores. 

Fabricação 

A Pointer trabalha com os maiores fornos da América Latina, que são importados da Itália. Mas um grande diferencial da indústria é a máquina Qualitrum, que conta com um laser capaz de analisar digitalmente 100% da produção e encontrar defeitos mínimos em todas as peças. 

Adequação 

A Pointer conta com revestimentos cerâmicos internos e externos, ambientes úmidos e secos, fachadas e até piscina. Na loja, você encontra tudo o que precisa para reformar a casa inteira. 

Normas (ainda mais) rígidas 

A Pointer conta com um controle de qualidade ainda mais rígido que a norma internacional de qualidade da cerâmica, seguida pelo mercado brasileiro. Por exemplo: se a variação aceitável de tamanho entre as peças de cerâmica é de 1 cm, a cerâmica Pointer terá no máximo 50 mm. 

Pronto para fazer instalação de revestimento cerâmico? Então, conheça os produtos Pointer!

[Capa: Rodolfo Quirós]