Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

A História do Cobogó e como usá-lo com os revestimentos Pointer

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

No mundo da decoração, um elemento que se destaca pela sua versatilidade e brasilidade é o cobogó.

Esse elemento decorativo, com suas formas geométricas vazadas, tem conquistado espaço em ambientes residenciais e comerciais. Afinal, é uma forma prática de adicionar um toque de charme e elegância aos espaços.

Por essas e outras que o cobogó é tema deste artigo! Nas linhas a seguir, vamos explorar a história do cobogó, desde suas origens até as diversas formas de usá-lo na decoração contemporânea.

O que é cobogó?

Antes de mergulharmos na história do cobogó, é importante entender o que ele é exatamente.

O cobogó é uma estrutura vazada, geralmente feita de materiais como cerâmica, concreto, madeira, gesso, vidro ou ferro. Ele permite a passagem de luz e ventilação, ao mesmo tempo em que separa ou define espaços em um ambiente.

Portanto, sua principal característica são os padrões vazados, que criam uma mistura interessante entre solidez e leveza.

A história do cobogó: saiba como surgiu

A história do cobogó remonta dos anos 1920, quando três engenheiros brasileiros criaram o elemento e batizaram com a primeira sílaba de seus sobrenomes.

Estamos falando dos donos de uma fábrica de tijolos Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio de Góis (Co, Bo, Gó).

Inspirados em elementos arquitetônicos como o muxarabi árabe e a tela europeia de concreto armado, eles deram um toque brasileiro a essa inovação, adaptando o cobogó às necessidades e ao clima do Brasil.

O muxarabi, por exemplo, era uma técnica de construção árabe que utilizava elementos vazados para proteger os interiores da intensa luz solar e garantir a privacidade. Ao mesmo tempo, permitia a circulação de ar.

Esses elementos ainda são muito vistos em países como Marrocos e Índia, além de estarem presentes na arquitetura colonial brasileira.

Contudo, os criadores do cobogó viram nessa ideia a oportunidade de criar algo que também atendesse às demandas do Brasil.

O muxarabi, por exemplo, costuma ser feito em madeira. Já o cobogó começou em concreto, como uma alternativa para tornar o produto mais barato.

Além disso, o objetivo do cobogó é tornar os ambientes mais frescos, especialmente no calor do seu estado de origem: Pernambuco. Com elementos vazados, é possível aproveitar a brisa do mar, por exemplo.

Mas o cobogó não ficou só na região nordeste. Com o passar dos anos, ganhou o Brasil, começou a ser fabricado em outros materiais e formatos.

Foi usado em projetos modernos de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, inclusive em Brasília, na década de 1950.

Vantagens do cobogó na decoração

Cobogó permite dividir espaços integrados (Foto: Portobello)

O cobogó oferece várias vantagens quando utilizado na decoração de espaços. Por isso, é uma tendência de decoração e vem sendo usado em projetos de diferentes tipos.

  1. Permite a divisão de espaços sem a necessidade de paredes. Assim, é possível ter espaços mais amplos e arejados, inclusive quando falamos de plantas integradas.
  2. Dá um toque de elegância e arte nos espaços. Afinal, é o ponto de interesse em muitos ambientes.
  3. Combina com diferentes estilos de decoração, desde o moderno ao contemporâneo, passando pelo minimalista.
  4. Melhora a iluminação e a ventilação por ser um elemento vazado. Isso é ótimo para ambientes muito quentes.
  5. Ajuda a tornar o projeto mais sustentável, justamente por causa da vantagem anterior, que ajuda a reduzir o consumo de eletricidade.
  6. É ideal para ambientes em que há a necessidade de ventilação. Como por exemplo locais em que há equipamentos de gás.
  7. Disponível em diversos materiais, permitindo a personalização dos ambientes.
  8. Fácil de instalar. Sobretudo quando é de cerâmica ou concreto.
  9. Pode ser usado até em fachadas e áreas externas.

Em quais materiais o cobogó pode aparecer?

Cobogó Mundaú, da Pointer, é material resistente. (Foto: Ingrid)

O cobogó pode ser encontrado em diversos materiais, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens:

  • Cerâmica: é resistente e durável, sendo uma escolha popular para cobogós. Sua variedade de cores e padrões permite uma personalização criativa. Contudo, pode ser menos resistente que o concreto.
  • Concreto: robusto e versátil, oferece durabilidade e pode ser moldado em uma variedade de formas. No entanto, pode ser pesado e requer instalação profissional.
  • Madeira: aconchegante e natural, traz calor aos ambientes. É uma opção excelente para espaços internos. Contudo, requer manutenção regular em áreas externas.
  • Gesso: leve e fácil de moldar, permite diferentes designs. No entanto, não é adequado para áreas úmidas, além de ser mais frágil que os materiais anteriores.
  • Vidro: oferece transparência e uma sensação de leveza. Ideal para ambientes onde a privacidade não é uma preocupação. No entanto, pode ser mais frágil.
  • Ferro: proporciona um visual industrial e robusto. É uma escolha durável, mas pode exigir manutenção contra a corrosão.

Como usar cobogó na decoração

Agora que você já sabe tudo sobre o cobogó, que tal conferir algumas dicas para incluir esse elemento na sua decoração? Confira as nossas sugestões na sequência.

Divida ambientes

O cobogó é perfeito para dividir espaços sem bloquear a luz ou a visibilidade. Isso é ótimo, principalmente, no caso de ambientes integrados.

Afinal, você consegue delimitar os espaços sem deixar de manter a continuidade que é essencial nesse tipo de planta.

Se não houver muito espaço, lembre-se de optar pelo mesmo piso nos espaços, além de preferir cerâmica em cores claras. Afinal, isso ajuda a ampliar o ambiente.

Torne o cobogó o destaque do ambiente

Você também pode usar esse elemento como destaque em uma parede, criando um ponto focal. 

Fica ainda mais interessante se você optar por cobogós coloridos. Nesse caso, preferia cerâmicas em tons neutros, para dar ainda mais destaque ao elemento vazado.

Dê mais charme às áreas externas

Como é produzido em diferentes materiais, o cobogó também pode ser usado do lado de fora. Esse é o caso do produto em concreto e cerâmica, por exemplo.

Você ainda pode usar o cobogó para delimitar áreas externas como varandas ou jardins. Lembre-se apenas de que, no piso, você deve usar cerâmica com acabamento EXT, que tem resistência ao escorregamento.

Uma dica para quem quer uma área externa com pegada mais rústica é misturar cobogó com cerâmica amadeirada.

Personalize a fachada

Cobogó também pode ser usado em fachadas (Foto: Vanessa Kimye Fujimoto)

E que tal adicionar personalidade à fachada de sua casa com cobogós? Vale mencionar que isso traz benefícios como a entrada de ventilação e luz natural.

Nesse caso, você pode combinar o cobogó com outros revestimentos. Inclusive, há cerâmicas que reproduzem materiais naturais e ficam ótimas com cobogós. É o caso de revestimentos que interpretam pedra, madeira e ferro, por exemplo.

Cobogó como janela ou entrada de luz

Outra sugestão interessante é substituir janelas tradicionais por cobogós para um toque moderno e funcional.

O elemento ainda pode ser aplicado em espaços menores, apenas para proporcionar a entrada de mais luz nos ambientes.

Se a iluminação for um problema no espaço, uma dica de ouro é optar por cerâmica em cor clara, o que ajuda a potencializar a claridade.

De fato, o cobogó tem uma história rica e muita versatilidade. Sem falar que traz mais brasilidade para os ambientes.

Quer conhecer um cobogó sustentável, que ainda ajuda uma comunidade de Alagoas na sua produção? Saiba tudo sobre o Projeto Sururu: conchas que transformam!