Classic Blue: conheça a cor da Pantone para 2020

Anualmente, os especialistas em cores da Pantone pesquisam novas influências na indústria do entretenimento, nas mídias e na arte e, então, anunciam a cor do momento. Para 2020, foi escolhido o Classic Blue: um tom de azul que remete à tonalidade do céu ao anoitecer.

De acordo com a cromoterapia, a cor tem um forte poder de transmitir tranquilidade, paz interior, serenidade e sensação de estabilidade e proteção. Com uma atitude inédita, a marca considerou aspectos sociais e psicológicos, sendo possível unir a estética à funcionalidade da cor nas tendências de decoração.

Quer saber mais sobre essa novidade? Acompanhe e descubra como usar o azul clássico em sua casa.

A escolha da cor Pantone 2020

A cor Pantone 2020 tem um forte poder de transmitir tranquilidade, paz interior, serenidade e uma sensação de estabilidade e proteção. A cor foi utilizada nessa linda parede revestida com Dominó Azul, da linha Decora Design

Pela primeira vez em 21 anos, a Pantone decidiu basear sua escolha anual em fatores psicossociais, tendo em vista que o mundo enfrenta uma onda de problemas depressivos — no Brasil, por exemplo, lideramos os rankings de ansiedade e depressão. E, neste contexto, toda ação preventiva em relação à saúde mental é bem-vinda.

Nesse sentido, a Classic Blue traz uma proposta de acalmar os ambientes, proporcionando conexão, proteção e confiança. Segundo a marca, o tom de azul escolhido para 2020 representa a tranquilidade e a segurança que precisamos para iniciar uma nova década.

O acolhimento do azul é explicado pela cromoterapia: a cor produz um efeito calmante no organismo, reduzindo levemente a frequência cardíaca e a pulsação, além de inibir a descarga de adrenalina. Logo, temos aplicações que nos ajudam a aliviar a ansiedade, a agressividade e a depressão.

6 formas de usar o Classic Blue na sua decoração

A cor Pantone 2020 é muito versátil na decoração, por isso, não há restrições em seu uso. A tonalidade pode ser aplicada nos espaços de diversas maneiras, adotando uma proposta monocromática ou em detalhes que equilibram o ambiente. Confira, a seguir, algumas ideias para investir em sua casa!

1. Objetos de decoração

Uma maneira prática de implementar uma nova cor na decoração é apostar em objetos decorativos. Além de compor o ambiente de maneira harmônica, eles podem ser trocados com mais frequência e facilidade.

Se você busca por espaços mais refinados e elegantes, tente mesclar o Classic Blue em detalhes, como esculturas, vasos, cachepôs, livros etc. Também vale experimentar o tom em molduras nas paredes, além de quadros ou fotografias em que o azul clássico predomine em sua composição.

Para criar uma harmonia entre os elementos, você pode refinar as combinações com paletas na mesma linha de serenidade da cor Pantone 2020 — invista em tons de branco, tons pastel e no dourado.

2. Mobiliário

Para implementar a nova cor Pantone na decoração, é possível apostar em revestimentos decorados como é o caso do Cardume Azul, da linha Singular

É interessante incluir os móveis no seu “projeto Classic Blue”. Que tal um sofá azul quebrando o gelo das paredes neutras, por exemplo? Além disso, é possível adicionar a tonalidade do ano em mantas sobre as poltronas ou até mesmo em tapetes.

Considere, ainda, as suas mesas de centro, as cadeiras e os armários. Afinal, esses são móveis perfeitos para receber a cor em seus acabamentos. Entretanto, simples pufes alocados estrategicamente no espaço já dão conta do recado e transformam a casa.

3. Almofadas e tecidos

Seguindo a ideia anterior, vale apostar em almofadas azuis pela sala e em tecidos que respeitem as paletas equilibradas com o Classic Blue da Pantone. As cortinas também são outro ponto possível, além dos estofados e das roupas de cama, mesa e banho. Até mesmo uma varanda com detalhes em azul, como uma rede de descanso, fica dentro da tendência.

4. Paredes

O azul clássico é uma excelente alternativa para revestir paredes e preencher o ambiente de cor e tranquilidade. Neste quarto infantil, a cor foi delicadamente utilizada no revestimento Neo Barroco Branco, da linha Raízes

Ao contrário do que muitos podem pensar, usar cores fortes e escuras na decoração é algo totalmente permitido. Por ser uma cor que transmite calma e acolhimento, o azul clássico é uma excelente alternativa para revestir paredes e preencher o ambiente de cor e tranquilidade.

A ideia é muito utilizada para quartos, principalmente pelos efeitos positivos da tonalidade. No entanto, também é permitido investir na cor em salas, banheiros e áreas externas. Por ser um tom mais sóbrio e discreto — apesar de frio e escuro —, o Classic Blue dá certo em praticamente qualquer espaço.

5. Ambientes monocromáticos

Banheiro com a parede revestida de Pastilha Bossa Mar, da linha Decora Design. A cor Classic Blue deixa o ambiente personalizado e muito bonito

Uma das tendências em design de interiores é a pegada monocromática dos ambientes. O propósito é utilizar ao máximo a mesma tonalidade nos objetos, mobiliário e revestimentos. Dessa forma, você torna a cor uma protagonista da decoração.

O azul, nesse quesito, pode ser explorado sem medo, uma vez que não carrega muito a atmosfera e deixa tudo mais moderno e sereno. Experimente colorir todos os elementos e paredes no mesmo tom, deixando apenas alguns detalhes estratégicos em outra cor — criando um equilíbrio delicado na sua composição monocromática.

6. Revestimentos

Cozinha com parede revestida de Tom Bordado Azul, da linha Decora Design, que dá um toque de cor para o ambiente

Nem sempre é possível encontrar todos os objetos decorativos e móveis exatamente na mesma cor. Mas isso não é um problema, afinal, você tem a chance de mesclar outros tons de azul — como nos revestimentos Domino Azul e Tom Bordado Azul, da Linha Decora Design, da Pointer.

A ideia é dialogar com a cor Pantone 2020 de várias formas possíveis: em detalhes nas paredes, no piso ou até mesmo no teto, de modo que você consiga planejar um ambiente dentro da proposta atual do azul clássico.

Nem mesmo a cozinha fica de fora da tendência. Alguns outros revestimentos, como o Neo Barroco Azul, da Linha Raízes, ou o Cardume Azul, da Linha Singular, são capazes de transformar as superfícies com sofisticação e serenidade, proporcionando a segurança e a proteção que a Pantone propõe.

Para aproveitar ainda mais a cor Pantone 2020, uma dica é conferir as paletas lançadas pela marca, que disponibiliza proporções de cores adicionais, com sugestões de distribuição das quantidades adequadas para cada composição e objetivo.

Além de ter direcionado a atenção para um tema importante como a saúde mental, a escolha da Classic Blue traz bônus multissensoriais: também foi lançada uma música inspirada na tonalidade do ano, chamada Vivid Nostalgia.

Gostou da nova cor eleita pela Pantone? Para adicioná-la da melhor maneira em sua decoração, confira agora como definir sua paleta de cores em um ambiente!