Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cores adequadas para decoração

Como usar cores na decoração de forma adequada

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A escolha das cores impacta muito na decoração. Afinal, as tonalidades da casa vão fazer parte do seu dia a dia, no piso, nas paredes, nos móveis ou nos objetos decorativos. Uma boa paleta de cores, com tons que conversam bem entre si e agradam o morador, é parte essencial de um projeto de sucesso. 

Em outros conteúdos já destacamos o poder que as cores possuem de afetar nosso estado de espírito. Elas podem agregar aconchego a um quarto (azul), tornar uma varanda mais convidativa (amarelo) e trazer uma sensação única de limpeza e frescor a banheiros (branco), apenas para citar três exemplos. 

Não existem regras rígidas de como trabalhar com cores na decoração. Tudo depende do gosto do morador. Mas como nós da Pointer temos bastante experiência com cores e decoração, podemos te ajudar com algumas dicas, equilibrando na balança seu gosto e as necessidades da sua casa. A seguir, sugestões de como pensar as cores na decoração.

Planejamento

Definir as cores principais desde o início do projeto facilita o processo de decoração. Neste banheiro, temos tons outonais com Zeppelin Fall no piso, Grid Fall na meia parede e Filete Fall no arremate na transição com a pintura verde

Inclua as cores desde o início no seu projeto. Como ocuparão bastante espaço no visual, os itens mais importantes para definir as cores logo de cara são: piso, paredes e móveis maiores. Depois fica mais fácil escolher as tonalidades dos objetos decorativos menores. Aliás, às vezes, mudanças de última hora podem ser boas. Mesmo com um bom planejamento, quando a decoração está quase pronta, você pode sentir falta de uma cor mais vibrante nos acessórios, por exemplo.

Funcionalidade

Pastilha Bossa Mar, da linha Decora Design, leva cor a este banheiro que tem o Clássico Branco, da linha Neutra, no piso como elemento neutro

Pense no tempo de permanência no ambiente, na finalidade do espaço que é alvo da intervenção e como as cores impactarão seu bem-estar. Quer um exemplo prático? O azul transmite a sensação de tranquilidade e paz. Por isso, pode ser a escolha certa para o quarto, local onde precisamos relaxar após um dia de trabalho ou estudo puxado. Já o vermelho promove a excitação visual. Para quem enfrenta dificuldade para dormir, provavelmente não é a melhor opção. Ou ainda: por que muitos banheiros são brancos? Porque essa cor está associada a limpeza e higiene.

Iluminação

cores no ambiente
A luminosidade pode modificar completamente as cores no ambiente. Repare como o cinza muda perto da lâmpada. No piso, Vendome, da linha Clássica

As cores podem apresentar outros tons, dependendo de como a luz é refletida no ambiente. As lâmpadas brancas clareiam, enquanto as amarelas podem intensificar e até mesmo “esquentar” as cores. Por sua vez, as lâmpadas coloridas interferem sem cerimônia alguma na parede. E locais que recebem uma luminosidade natural farta sequer precisam ser equipados com várias lâmpadas.

Efeitos

As cores são um excelente recurso para mudar a sensação de que os espaços são maiores ou menores, altos ou baixos. Mais uma vez, vamos com exemplos práticos. Se o local a ser reformado tem pouca altura e a ideia é transmitir a sensação de que ele é mais alto do que na realidade, basta pintar o teto de branco e as paredes com alguma tonalidade escura. Contudo, se o objetivo for exatamente o contrário para minimizar os efeitos de um pé direito alto, deixe o teto colorido e as paredes brancas.

Paleta

Escolha uma cor predominante para o seu projeto, que pode estar no revestimento, como o Intársia, da linha Tropicália, no piso e na parede

Escolha com quantas cores você trabalhará na decoração de um ambiente e crie sua paleta. Como fazer isso? Existe uma regrinha: a 60-30-10. Por meio dela, você consegue determinar que 60% de uma sala, por exemplo, terá uma cor dominante. Ela deve ser mais neutra, como o branco ou cinza. Depois, 30% devem ser destinados para uma tonalidade secundária, como marrom, rosa ou bege. Por fim, 10% ficam para uma cor mais vibrante. Vermelho, por que não? Lembrando que essa é uma regra para acertar com segurança, mas não uma lei universal. Quem se sente seguro pode ignorar e fazer diferente, ousando mais com as cores.

Significado

revestimento estampado
O revestimento estampado Vintage, da linha Cimento, traz um colorido especial para esta cozinha, que conta ainda com Clássico Cru, da linha Neutra, no piso

Estude o significado das cores. Acompanhe uma lista que preparamos abaixo com um resumo do que cada uma pode trazer ao seu dia a dia. 

Branco: calma, harmonia e simplicidade

Preto: sofisticação, elegância e mistério 

Cinza: neutralidade e estabilidade

Marrom: aconchego, conforto e estabilidade

Azul: confiança, lealdade e tranquilidade 

Verde: renovação, vitalidade e esperança 

Vermelho: movimento, energia e poder 

Amarelo: foco, alegria e otimismo

Laranja: humor, vibração e extravagância

Roxo: espiritualidade, sabedoria e nobreza 

Equilíbrio

combinação de cores
Círculo cromático ajuda a definir com mais facilidade a combinação de cores

Equilibre tons vibrantes e neutros, claros e escuros. Em geral, quem comanda uma obra trabalha com o círculo cromático. Uma maneira de usar é escolhendo cores complementares. São as cores que estão exatamente em lados opostos. No caso do azul, laranja ou vermelho são as cores complementares e garantirão uma boa combinação. Outro conceito é o de cores análogas. Elas ficam lado a lado no círculo cromático e permite trabalhar com tons semelhantes.

Reflexão

Azul, cinza, rosa, branco e amadeirado colorem essa cozinha. Cardume Azul, da linha Singular, na parede e Avelana Castanho, da linha Mediterrânea, no piso

Por fim, reflita se você deseja um ambiente mais monocromático ou maximalista. Apostar em uma cor só para o projeto está na moda. Já com o conceito maximalista, é possível usar e abusar dos tons, das estampas e das texturas. Um combo que permite a todos imprimir sua personalidade e até uma certa dose de irreverência.

Referência

Para quem está em busca das melhores opções de cores e estampas para revestir pisos e paredes, a dica é trabalhar com os Supercerâmicos e cerâmicas da Pointer. Marca considerada referência em qualidade e integrante do Grupo Portobello, oferece uma grande quantidade de produtos, facilitando criar o ambiente perfeito independentemente do estilo e gosto. Acesse o nosso site e conheça todos os detalhes da nova coleção Match!