Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
combinar cores na decoração

11 técnicas para você acertar na combinação de cores na decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Saber como combinar cores na decoração é muito importante quando pensamos na organização e composição dos ambientes da nossa casa. Afinal, as matizes têm papel importante nos estilos decorativos, na percepção de espaço dos ambientes e até mesmo na rotina das pessoas que vivem ali.

Entretanto, não existe uma ciência exata que determina como combinar cores na decoração. O que existe é um conjunto de técnicas que facilitam a tomada de decisões nesse processo.

Quer saber quais ferramentas são essas e como usá-las a seu favor? Então, confira o conteúdo que preparamos para você!

Como usar o Círculo Cromático para combinar cores na decoração

combinar cores na decoração

O Círculo Cromático é muito usado para combinar cores em diversas áreas, inclusive decoração

Uma ferramenta muito usada para combinar cores em diversas áreas é o Círculo Cromático, uma representação simplificada do espectro colorido percebido pelo olho humano. Veja algumas técnicas a seguir e saiba como usá-lo!

1. Monocromia

combinar cores na decoração

Linda cozinha monocromática em tons de azul. A cor é capaz de trazer tranquilidade para o ambiente, além de combinar perfeitamente com o piso revestido de Metropolitan Cinza. A atenção da decoração é voltada para a parede revestida de Cardume Azul, da linha Singular

A monocromia é uma técnica que consiste em escolher apenas uma cor do Círculo Cromático e usar vários de seus diferentes tons para compor a decoração do ambiente. Se você escolher a cor azul, terá tons como o azul-escuro, azul-claro, azul-turquesa, royal e outros.

O resultado da técnica é um espaço uniforme e que realça o efeito psicológico causado pela matiz escolhida. Uma sala em tons de azul, por exemplo, proporciona a sensação de um ambiente mais tranquilo. Devido a esse efeito, a monocromia é muito usada na hora de escolher cores para quarto de bebê.

2. Cores análogas

Esta técnica sugere o uso de duas ou três cores sequenciais no Círculo Cromático para uso na decoração, como vermelho, laranja e amarelo. O resultado dessa combinação é um espaço de continuidade e de harmonia entre as matizes. Entretanto, é preciso ter cuidado na escolha dos tons, pois alguns podem tornar o ambiente muito pesado.

3. Cores complementares

A técnica de combinação de cores complementares é a mais famosa de todas. Ela consiste em usar tons que estão em lados opostos no Círculo Cromático, como o amarelo e o roxo. O resultado da técnica é um ambiente com cores vivas e contrastantes, o que oferece mais energia e profundidade para a decoração.

4. Harmonia de 60º

A combinação de harmonia de 60º, também chamada de tríade, escolhe três cores com igual distância entre elas no Círculo Cromático. Inicialmente, escolhe-se uma cor. Depois, se pula 3 e pega a próxima, repetindo o processo até ter todos os tons. Um exemplo seria verde, roxo e laranja. Por consequência, o resultado é uma decoração vibrante e cheia de contraste, mas que ainda apresenta um tom harmonioso.

6. Harmonia de 90º

A harmonia de 90º trabalha com quatro cores, passando por dois tons opostos no Círculo Cromático para formar um retângulo. Basicamente, você escolhe a cor inicial, pula as duas seguintes, pega a próxima e repete o processo até finalizar a forma.

Como resultado, a técnica entrega uma decoração que é muito bonita, já que seleciona obrigatoriamente uma cor primeira, duas complementares e uma oposta. Há bastante sincronia e uma dose de contraste para oferecer profundidade ao uso das cores.

7. Harmonia de 120º

A técnica de harmonia de 120º é uma das mais difíceis de utilizar, uma vez que envolve seis cores. Ela consiste em escolher uma cor do círculo cromático, pular uma e pegar a outra até finalizar com os 6 tons.

O resultado é uma decoração muito colorida, que pode ficar pesada, sem controle dos tons e sem equilíbrio na composição. No entanto, quando é bem-feita, compõe um ambiente cheio de vida.

Como combinar cores na decoração com Feng Shui

combinar cores na decoração

Quarto infantil em tons de azul, cor que torna o espaço mais tranquilo. O piso revestido com Clássico Branco contribui para que o ambiente fique harmonioso e uniforme

O Feng Shui é uma arte e tradição chinesa de harmonizar ambientes que frequentemente é utilizada em decorações. Dedicada a atrair e conduzir energias positivas pela casa, a filosofia envolve o uso de diversos elementos para compor um espaço, com grande destaque para as cores.

Diferentemente do Círculo Cromático, o Feng Shui não organiza as cores em posições e nem sugere combinações com base em contrastes, mas sim em sensações e na subjetividade de cada pessoa. Veja, a seguir, duas técnicas para combinar cores na decoração seguindo essa filosofia.

8. Liste as suas cores favoritas e sinta as sensações

O Feng Shui compreende que as cores proporcionam capacidades terapêuticas para os moradores de uma casa, além de serem carregadas de energias e sensações. Pensando nisso, liste todas as cores que você mais gosta e reflita sobre as sensações que cada uma desperta em você.

Em seguida, tente identificar essas sensações e escolher quais são as melhores opções para cada cômodo da casa. A partir dessa classificação, monte a composição de tons equilibrando sensações e energias.

9. Pesquise o significado de cada cor segundo o Feng Shui

combinar cores na decoração

Para deixar o ambiente colorido e moderno, pode-se investir em móveis e objetos com cores complementares, como azul e amarelo. Nessa cozinha, o piso revestido com Mônaco Blu traz cor, sofisticação e simplicidade para a decoração

Além das sensações pessoais que as cores despertam em cada pessoa, o Feng Shui também acredita que os tons carregam energias específicas. Como cada cômodo tem uma função e precisa de um clima específico, a técnica chinesa propõe usar as cores para atrair as energias certas para cada espaço.

Segundo o Feng Shui, o vermelho é um tom estimulante, que deve ser usado de maneira moderada para não exaltar as energias dos moradores da casa. Pode ser usado em um quarto de casal ou na cozinha, ambientes de maior troca energética.

Em compensação, o preto e outras cores escuras evocam energias de sabedoria e intelectualidade, sendo indicadas para escritórios ou ambientes de estudo. Entretanto, é bom contrapor o tom com algo mais suave ou animado para evitar sobrecarregar os espaços com energia intelectual e deixar as pessoas pessimistas.

Já o branco, uma das cores mais usadas em decorações no Brasil, é um tom de pureza e limpeza, ideal para o banheiro, a lavanderia e a cozinha.

Como as cores primárias podem ajudar na decoração

combinar cores na decoração

Os objetos decorativos em azul e amarelo trazem contraste e intensidade ao ambiente. Além disso, o piso revestido com Urbana Cinza e a parede com Mônaco Fendi deixam a varanda moderna e decorada

As cores primárias são também conhecidas como “tons puros”, pois não têm nenhuma outra cor em sua composição. Por isso, exercem um efeito poderoso na decoração, trazendo vivacidade ao ambiente. Uma boa maneira de montar um ambiente é usando-as como foco do lugar. Confira, a seguir, duas técnicas para esse objetivo!

10. Combinadas entre si

Azul, vermelho e amarelo são tons que trabalham muito bem entre si. Talvez não todas juntas (já que não correspondem a nenhuma das harmonias do Círculo Cromático), mas em dupla trazem contraste e intensidade ao ambiente.

11. Combinadas com tons neutros

Por serem tão vivas e cheias de energia, as cores primárias se destacam muito quando conjugadas com tons neutros. Uma recomendação é escolher uma delas para ser destacada com marrom, cinza, branco ou preto.

Você pode, inclusive, usar a própria estrutura de um cômodo para isso. Muitas vezes, as cores de pisos e revestimentos são neutras, enquanto objetos decorativos, cortinas e móveis têm cores mais intensas. Isso ajuda a destacar a vivacidade do tom escolhido.

Agora que você já tem várias ferramentas para combinar cores na decoração, talvez tenha ficado com vontade de reformar a casa e dar um novo ar para cada cômodo, não é mesmo?

Para fazer o planejamento, uma boa dica é usar a nossa planilha de obras domésticas para simular quanto você gastaria na reforma dos seus sonhos. Baixe agora e comece a colocar suas ideias em prática!