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Como ser produtivo no home office

Como ser produtivo no home office? 11 dicas para um melhor desempenho

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Como ser produtivo no home office e não deixar que os afazeres domésticos e as pequenas interferências familiares afetem o desempenho profissional? A pandemia da Covid-19 virou a rotina de todos de cabeça para baixo. Entre as mudanças mais significativas, está a adoção em massa do trabalho em casa. 

Após alguns meses nesse esquema, muitos já estão completamente adaptados e até pretendem continuar no home office, pelo menos parcialmente, depois da vacina. Porém, se você segue com dificuldades para se concentrar, trabalhar bem em equipe e separar a vida pessoal da profissional, preparamos dez dicas para melhorar seu desempenho e tornar o home office mais produtivo.

1 – Planejamento

Para que você possa se tornar uma pessoa mais produtiva trabalhando em casa, dedique tempo ao planejamento do espaço. Um home office bem estudado, com local definido e mobiliário adequado, pode significar um aumento de produtividade. No susto da pandemia, muitos improvisaram um escritório em casa e trabalharam no sofá ou na cama. Mas, meses depois, já é hora de ter o home office mais estruturado. Planeje-se e execute esse novo ambiente na sua casa.

2 – Relógio

Estabeleça horários e prioridades para as atividades. Coloque em sua cabeça que trabalhar de casa não significa ficar disponível 24h por dia a todo e qualquer serviço que vier a aparecer. Deve-se ter um horário para começar a colocar a mão na massa, o período de almoço ou lanche e um limite a ser respeitado para não invadir a noite e afetar momentos de sua família.

3 – Rotina

Montar o home office no quarto pode ser uma boa pela privacidade. Ambiente revestido de Ibérica Platina. Detalhe para o quadro de vidro com as atividades da semana anotadas

Crie rotinas e organize a sua agenda na noite anterior. Isso evita que o dia seguinte seja caótico desde a primeira espreguiçada, ainda na cama. Sabendo o que precisa ser feito nos períodos da manhã e da tarde, por exemplo, fica bem mais fácil dividir tarefas e administrar o tempo disponível sem sustos. E a organização fica a gosto do freguês. Vale usar planilha no computador, bloco de notas no celular, post-it na parede, lousa, agenda virtual ou física e aplicativos voltados a essa finalidade.

4 – Estrutura

Ter uma estrutura adequada colabora para a produtividade. Vale investir em escrivaninha, cadeira confortável e luminária. Ambiente com piso Tijuca Mix

Uma boa cadeira de trabalho pode salvar jornadas – e colunas também. Preze pela ergonomia e qualidade de vida. Em um dia ou outro, usar mesa e cadeira de jantar para trabalhar é uma medida aceitável. Entretanto, com o home office funcionando por tempo indeterminado, o jeito é investir em equipamentos ergonômicos. 

São fundamentais suportes para os pés, monitor na altura certa e mesa apropriada, com espaço suficiente para o computador e outros objetos de trabalho e altura entre 65 e 70 centímetros, para favorecer a postura correta e não prejudicar a coluna. A cadeira também precisa ser confortável e permitir apoiar confortavelmente as costas.

5 – Vestuário

Vista-se todo dia como se estivesse indo ao escritório – ou quase. Isso ajuda a desassociar a ideia de que um maior período em casa tornou o trabalho secundário. E existe a questão psicológica. Seu cérebro entende por meio de pequenos comandos que você está indo para o serviço ao vestir uma camisa social e um sapato. 

Ok, talvez o sapato fechado seja dispensável em casa. Mas uma roupa confortável, limpa e apresentável já é uma ótima pedida. Trabalhar de pijama não é algo bom. Se houver uma chamada de vídeo para uma reunião, por exemplo, imagine seu chefe vendo você de pantufas do outro lado da tela.

6 – Gatilhos

Descubra gatilhos mentais que te ajudam a manter o foco. Isso é importante principalmente em ambientes com muito barulho, onde é fácil perder a concentração. A ideia aqui é criar um estímulo que facilite voltar a atenção para a tarefa desejada sempre que a pessoa se distrair. Pode ser uma palavra, uma frase ou até mesmo uma imagem. Para facilitar, vamos ao exemplo. Escolha uma palavra ou imagem relacionada à tarefa. Ao perceber que sua atenção seguiu para um outro caminho, pense no símbolo que foi determinado anteriormente. Ele ajudará a recordar a importância da atividade e o assunto em pauta.

7 – Intervalo

Estabeleça na agenda alguns momentos para um café ou uma pausa nas atividades

Em nome de sua saúde, não abra mão de pequenos intervalos durante a jornada de trabalho. Acredite, parar um pouco também ajuda a ser produtivo no home office. Permanecer com o corpo grudado na cadeira por mais de dez horas não faz bem para a sua saúde. Corte esse mal e o seu rendimento profissional só tenderá a aumentar com o passar das semanas.

A cada hora, estabeleça micro-intervalos apenas para levantar um pouco da cadeira, alongar pernas e braços e voltar para o trabalho. Para quem trabalha das 8h às 18h, é indicado ainda reservar 15 minutos pela manhã e mais 15 minutos à tarde para caminhar um pouco pela casa, ir ao banheiro e fazer uma pausa para o café, além do horário para o almoço, é claro.

Como “saco vazio não para em pé”, aproveite esse tempo para ingerir um lanche. Entretanto, evite guloseimas como bolachas e chocolate. Priorize uma refeição mais saudável, como frutas ou castanhas. Lembre-se também de manter o corpo sempre hidratado, consumindo água durante todo o dia. 

8 – Celular

Coloque o celular no silencioso ou tire as notificações automáticas da tela. Multifuncionais, os smartphones viraram ferramenta para tudo no nosso dia a dia. Isso é um prato cheio para desviar o foco do serviço. Justamente por esse motivo, abra mão por algumas horas. Sem contar que determinados grupos de WhatsApp mais atrapalham do que ajudam, convenhamos. Livrar-se deles por um período chega a ser um bônus.

9 – Tecnologia

Explore os recursos tecnológicos disponíveis para facilitar a sua rotina

Desenvolva novas habilidades tecnológicas e se adapte. Os aplicativos de reuniões virtuais, como o Zoom e o Google Meet, vieram para ficar e facilitam a comunicação de equipes de uma forma até pouco tempo atrás inimaginável. Já outros apps, como o Trello, permitem organizar e compartilhar projetos. Algumas empresas, aliás, oferecem chats corporativos para melhorar o contato entre os colaboradores. Dominar essas e outras ferramentas se tornou não um diferencial, mas sim um princípio básico de nossa nova rotina.

10 – Organização

Organize ao máximo seu ambiente para ser produtivo no home office. Determinados materiais precisam ficar arquivados em um armário próximo para facilitar a consulta. Por sua vez, guarde papéis em pastas com etiquetas. Um caderno ao lado do computador para anotações também evita o acúmulo de recados espalhados sobre a mesa. Lembre-se ainda de organizar a área de trabalho do computador, não acumulando capturas de telas e abas abertas.

Não deixe a mesa bagunçada. Animais de estimação? Restos de comida? Correspondências? De preferência, devem ficar longe do “local” de trabalho. A limpeza (inclusive visual) ajuda no seu rendimento.

11 – Neuroarquitetura

A neuroarquitetura estuda como o ambiente físico impacta nosso bem-estar. Esse ramo alia conhecimentos arquitetônicos, urbanísticos, neurocientíficos e psicológicos. Graças ao trabalho da neuroarquitetura, pode-se escolher locais da casa mais agradáveis para o home office, como um quarto com janelas voltadas a árvores e plantas. Ou, ainda, decorar o ambiente com flores.

Mãos na massa

Com esta dicas ficou mais fácil descobrir como ser produtivo no home office. Se você ficou animado com isso tudo e quer colocar a mão na massa, reformando um local da casa para viabilizar o escritório, saiba que a Pointer conta com uma linha completa com Supercerâmicos e cerâmicas à disposição. Confira todos os nossos produtos e aproveite para fazer uma simulação do ambiente. Para essa e outras dicas, acompanhe as novidades em nosso blog.