Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
quarto com móvel para home office

Dicas para adaptar a casa para o home office

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Escolher o ambiente para o home office tornou-se uma necessidade para muitos brasileiros. Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, trabalhadores precisaram adaptar rapidamente a casa e a rotina à nova realidade. Para manter o isolamento social e a saúde, construir o ambiente ideal de trabalho em casa exige um pouco de criatividade e adaptações. Mas com algumas dicas da Pointer é possível montar facilmente um cantinho especial e prático.

Basicamente, o escritório doméstico precisa possuir mesa para o computador, cadeira e iluminação adequada. O ideal é que a estrutura fique perto de tomadas suficientes e também tenha acesso à internet. Muitas vezes, algumas limitações existem. Mesmo assim, sempre é possível se esforçar para promover as adaptações necessárias.

 

Ambiente para o home office

quarto com mesa para home office

Mesmo improvisado, espaço ideal precisa ser calmo e bem iluminado, como esse quarto com o piso Tijuca Mix e Ilhéus Canela na parede, ambos da linha Tropicália

Com a família em casa, lembre-se que o espaço precisa ser tranquilo e permitir determinada privacidade, mas sem interferir muito na rotina da casa. O segredo, portanto, é evitar ao máximo ambientes de convívio coletivo, como a sala e a cozinha. Assim você consegue trabalhar enquanto os filhos brincam e assistem aos desenhos favoritos, por exemplo.

Uma boa opção é utilizar o quarto. Entretanto, nada de trabalhar deitado na cama. Essa atitude pode prejudicar tanto a postura, quanto a produtividade. Caso tenha uma bancada, basta acrescentar uma cadeira confortável. 

Outra opção é transferir para o quarto temporariamente a mesa da cozinha, caso tenha espaço suficiente. É possível ainda adaptar outro móvel da casa. O importante é que o objeto possua a altura ideal para você não ficar curvado e, consequentemente, sentir dores na coluna. 

Lembre-se ainda que o local precisa ser bem iluminado. Se possível, posicione o home office perto da janela. Outra saída é colocar uma lâmpada mais potente ou uma luminária sobre a bancada.

 

Pequenos espaços também funcionam 

Mesmo espaços pequenos podem funcionar durante esse período. Apesar inusitada, a varanda torna-se um bom ambiente para o home-office adaptado. Além da privacidade, o local conta ainda com um clima agradável para o desempenho das atividades. 

Se não for possível evitar, a sala costuma ter espaço suficiente para a construção do escritório improvisado. O importante aqui é administrar a privacidade e evitar também as distrações. A televisão ligada e o bate-papo constante com os demais moradores prejudicará a sua produtividade. 

Por isso, deixe claro que você está em horário de trabalho, mesmo confinado em casa. Assim os demais integrantes da família respeitarão o seu momento, exigindo menos a sua atenção. 

 

Cuidado com as videoconferências 

O quarto com piso Avelana Champagne no home office

O quarto com piso Avelana Champagne, da linha Mediterrânea, foi projetado com um espaço perfeito para o home office

Outro ponto importante que precisa ser considerado é o contato com os colegas de trabalho. O silêncio é necessário para as ligações e também para as reuniões por videoconferência. Claro, por causa da pandemia, ninguém se incomodará com um possível latido do cachorro ou até mesmo o choro do bebê. 

Mas é preciso priorizar o profissionalismo. Caso o escritório improvisado não permita a privacidade desejada, escolha um outro ambiente mais calmo da casa para a realização das chamadas e videoconferências. Basta lembrar da sua juventude, quando se trancava no quarto para a sua mãe não escutar a conversa com os amigos. Antes de iniciar a ligação, informe os moradores que você não pode ser interrompido durante aquele momento.   

 

Móveis apropriados facilitam o trabalho 

móvel improvisado na sala para home office

Móvel pode ser improvisado para o escritório doméstico, como nessa sala com o piso Infinita Branco e painel com Mos Nero, da linha Decora Design

Um escritório apropriado faz a rotina de trabalho ser muito mais agradável. Mas durante a pandemia é preciso improvisar. Então, é hora de deixar um pouco a beleza de lado. Certamente, a mesa da cozinha não foi planejada para ficar no seu quarto. Mas pode ser uma alternativa necessária. 

Outra saída é tentar encontrar na casa dos seus pais ou avós aquela mesa antiga que você utilizava para apoiar o computador. Com a proliferação dos notebooks, muitas pessoas acabaram se desfazendo desse móvel. Mesmo assim, é possível ainda encontrar algum por aí. 

Atenção também com a cadeira. Ela deve ser confortável e possuir encosto. Por isso, evite os bancos. Já a lousa de brinquedo dos filhos transforma-se em um painel improvisado para anotar as atividades do dia a dia.

Se preferir, é possível ainda comprar pela internet o mobiliário. Assim, você recebe em casa a estrutura necessária para adaptar o ambiente para o home office. Não esqueça de manter um estoque de canetas, blocos para anotações e cadernos.

Com a pandemia ficou claro a importância de estar sempre preparado para o home office. Por isso, após essa fase, o ideal é planejar a construção de um cantinho mais apropriado para o trabalho remoto.