Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Como planejar uma reforma

Como planejar uma reforma? Cronograma para aplicar já

Reforma
Autor: Pointer - Data:

Se você está animado para reformar um ambiente ou a casa toda, mas não tem ideia como dar início à tarefa, saiba que planejar faz toda a diferença. Para facilitar a sua vida, montamos um passo a passo que serve como guia tanto para os marinheiros de primeira quanto para os mais experientes. Afinal, sempre é possível aprender algo novo.

Acredite: seguindo a ordem que vamos apresentar, fica mais fácil não só direcionar o trabalho, como também lidar com eventuais imprevistos e curtir para valer esse momento importante.

Para facilitar o entendimento, vamos centrar esforços na reforma de um quarto suíte e trabalhar com um prazo de 10 dias para a realização do trabalho. O cronograma a seguir foi elaborado pelo arquiteto Maurício Arruda, parceiro da Pointer e referência no setor.

Como planejar uma reforma - quarto com revestimento cerâmico Vendome no piso
Passo a passo ajuda a reformar de forma rápida e eficiente qualquer ambiente da casa, como este quarto com Vendome no piso

Antes de colocar a mão na massa, o primeiro passo é definir o objetivo da obra. Parece algo trivial, mas faz toda a diferença. Isso porque é mais comum do que você imagina encontrar pessoas que dão início aos trabalhos sem ter tudo definido. E, infelizmente, isso é meio caminho para o aparecimento das dores de cabeça.

Depois que se sabe exatamente o que será feito, é hora de medir tudo direitinho. Na sequência, basta dividir o projeto em etapas. Se o alvo da reforma é um só ambiente, esse cronograma mais simples deve ser suficiente. 

Cronograma

rolo de tinta na parede
É importante seguir a ordem de execução de cada uma das tarefas

Depois de explicarmos os ganhos que a organização da obra traz à execução dos trabalhos, hora de entender o cronograma elaborado por Arruda para uma intervenção rápida. Esse roteiro é suficiente para mudar a cara de um quarto suíte em 10 dias, por exemplo.

⦁ Dia 1: proteção do ambiente e desmontagem do local

⦁ Dia 2: retirada de entulho e eventuais papéis de parede

⦁ Dia 3: emassamento das paredes e assentamento do revestimento cerâmico

⦁ Dia 4: assentamento do revestimento cerâmico e preparação dos novos pontos elétricos

⦁ Dia 5: assentamento do revestimento cerâmico e pintura

⦁ Dia 6: pintura

⦁ Dia 7: pintura e aplicação do cimento queimado

⦁ Dia 8: pintura e finalização do cimento queimado

⦁ Dia 9: instalação de metais sanitários

⦁ Dia 10: instalação de luminárias, acabamentos elétricos e limpeza

Não se trata de mágica, apenas organização. Se o cronograma acima for respeitado, em 10 dias você contará com um quarto novinho em folha. Essa proposta, aliás, pode ser transferida para os demais ambientes da casa. Claro, dependendo do tamanho e interferências, será necessário mais tempo. Entretanto, é só seguir o roteiro que tudo terminará bem.

banheiro
Banheiro reformado com Pietra di Basalto Crema no piso e Ancestral White na parede do box

Parceira para a obra

Viu como é fácil e rápido planejar uma reforma? Se você ficou animado, comece a escolher os materiais preferidos para tirar o sonho do papel. A Pointer trabalha com uma grande variedade de Supercerâmicos e cerâmicas, todos reconhecidos pela qualidade. Acesse o nosso site e conheça todos os nossos revestimentos cerâmicos.