Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Manutenção de rejunte: 5 dicas para o revestimento ficar sempre bonito

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Fazer uma boa manutenção de rejunte é essencial para manter seus pisos bonitos por mais tempo.

Além da questão estética, evitando os rejuntes encardidos, a manutenção, quando feita de forma adequada, evita que haja penetração de água nas peças, o que pode levar ao descolamento delas.

Não sabe como fazer a manutenção de rejunte? A Pointer te ensina!

Principais dicas de manutenção de rejunte

Para manter o rejunte sempre bonito, sem trincas e outros problemas, algumas dicas são fundamentais. Veja quais são elas.

1. Limpe periodicamente

A limpeza do rejunte precisa ser feita com certa frequência, para evitar o amarelamento (no caso dos rejuntes claros) e também aquele aspecto encardido.

Uma maneira simples de fazer isso é usando misturas caseiras. O vinagre de álcool, por exemplo, pode ser usado no dia da faxina em casa. É só aplicar no rejunte e deixar agir por 20 minutos. Esfregue um pouco e enxague com água.

Outra opção é o bicarbonato de sódio, que não exige um tempo de pausa. Para aplicá-lo, faça a mistura de bicarbonato com água e passe no rejunte usando uma escovinha. Enxague imediatamente. Se o rejunte já estiver começando a encardir, você pode misturar bicarbonato e água oxigenada e fazer a aplicação com a escovinha também.

2. Evite produtos abrasivos

Alguns produtos podem até ajudar a limpar o rejunte, mas, dependendo do tipo de revestimento, eles podem causar danos. Assim, evite esses materiais.

Estamos falando de produtos químicos como acetona, água sanitária e soda cáustica, que, além de perigosos, podem manchar seus revestimentos cerâmicos. O mesmo vale para as escovas. Evite aquelas que podem arranhar seu piso.

3. Limpe corretamente no pós-obra

Fazer a limpeza certa no pós-obra é fundamental, pois evita que essas sujeiras fiquem impregnadas, comprometendo o resultado do assentamento.

Nesse caso, a limpeza é dividida em três etapas. Primeiro, você usará um pano ou esponja umedecida em água para limpar após a secagem inicial da argamassa. Depois, na uniformização do rejunte, use um pano seco para retirar as sujeiras restantes da obra.

Para terminar, 15 dias após a aplicação do rejunte, use uma escova e esfregue uma misturinha de água e detergente neutro e enxague normalmente depois.

manutenção de rejunte

A manutenção correta do rejunte faz com que seu revestimento cerâmico fique bonito por mais tempo, como essa aplicação de Heritage Branco, da linha Clássica

4. Inspecione os rejuntes

A manutenção de rejunte não envolve apenas a limpeza. É importante que você fique de olho na condição desse material. Os problemas mais comuns são:

  • Rejunte soltando, que pode ser resultado de uma má limpeza no pós-obra ou também de uma aplicação incorreta, especialmente quando se usa menos água que o necessário durante o preparo;
  • Rejunte com trincas, quando se usa mais água que o necessário na aplicação ou devido às próprias tensões dos elementos;
  • Rejunte manchado, quando há contaminações durante o preparo ou por falta de limpeza apropriada;
  • Rejunte esfarelando, o que é um indicativo de infiltração;
  • Rejunte com mofo, um sinal de excesso de umidade. Para evitar o problema nos banheiros, deixe a porta aberta após o banho. E, se possível, use um rejunte antifúngico e antimofo.

Entender o que está acontecendo com seu rejunte ajuda a agir rapidamente. Muitos desses sinais, infelizmente, podem exigir a troca do rejunte.

5. Cuide dos rejuntes encardidos

Se o rejunte já está encardido, pode ser que as receitas mais básicas não deem conta do recado. Nessas horas, a dica é contar com produtos específicos para limpeza. Só confira se o produto em questão é indicado para o tipo de rejunte aplicado, já que existem fórmulas específicas para cimentícios e outras opções.

manutenção de rejunte

A troca do rejunte não é tão complicada, mas se a manutenção for feita de forma correta, não se torna tão urgente. Na imagem, revestimemto Zeppelin Steel, da linha Zeppelin

Preciso trocar o rejunte, e agora?

Depois de fazer a manutenção de rejunte, você notou que terá que aplicar novamente o produto? Não tem problema, é só seguir os passos básicos que separamos.

  1. Retire o rejunte antigo, evitando arranhar o revestimento. Você pode usar um raspador com lâmina de tungstênio para fazer a raspagem. É preciso retirar cerca de 50% da profundidade do rejunte.
  2. Limpe o pó residual com um pano úmido e deixe secar.
  3. Aplique o novo rejunte. Se você for usar o rejunte acrílico, ele já vem pronto, enquanto o rejunte cimentício precisa ser misturado à água ou aditivo e o rejunte epóxi é vendido com um kit de preparo. Sempre leia as instruções do fabricante.
  4. Com o rejunte pronto, aplique com movimentos diagonais, usando uma espátula. Faça um pedaço pequeno por vez. Se for usar o epóxi, será preciso limpar a cada m² aplicado. Nos outros tipos, a limpeza pode ser feita no final.
  5. Retire o excesso com uma esponja molhada, sempre em movimentos circulares. O tempo de secagem depende do tipo de rejunte usado. O cimentício e o acrílico demoram 72 horas e o epóxi, 24 horas.
  6. Após a secagem, use um selante.

Viu como a manutenção do rejunte é importante e fácil de fazer? Se você vai ter que trocar o rejunte, aproveite e confira nossas dicas para escolher a cor certa para ele!