Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

O que levar em consideração ao escolher as cores para o quarto de bebê?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Preparar o quarto para a chegada do bebê é um momento muito especial, afinal, torna a experiência mais real. Por ser o ambiente em que o novo membro da família passará a maior parte do tempo, esse local merece toda a atenção na hora de ser decorado.

Um ponto essencial é a seleção dos tons, já que eles podem influenciar o conforto e até gerar sensações no novo integrante e na família. Fugindo do lugar-comum, é possível criar um espaço incrível para receber o pequeno.

Quer ajuda na hora de escolher as cores para o quarto do bebê? Então conheça a seguir quais aspectos considerar e acerte em cheio na decoração!

CTA_Paleta-de-cores-um-guia-para-escolher-os-tons-certos-na-decoração_final

Use a psicologia das cores

A psicologia das cores é um estudo sobre a influência desses elementos no comportamento humano. Basicamente, ela demonstra que cada tom que existe é capaz de trazer uma sensação diferente. Ao usar essa teoria no recinto, é possível transmitir a ideia certa por meio de escolhas adequadas.

O vermelho, por exemplo, pode gerar ânimo, excitação e urgência. Já o azul tem a ver com a ideia de calma e descanso. O verde está associado a proteção e saúde.

Enquanto isso, o amarelo é animador, mas tem o poder de estabelecer euforia. O branco, por sua vez, é uma representação de paz e inocência. O preto normalmente está associado à seriedade e à tristeza.

Considerar esses diferentes significados é fundamental para acertar nas cores para o quarto de bebê. Desse modo, é possível evitar o uso de tons muito escuros ou que não tragam a sensação certa para o ambiente.

Busque nuances que transmitam tranquilidade

O aspecto principal do quarto infantil é que ele deve ser um lugar aconchegante e confortável. É nesse local que o pequeno vai dormir, relaxar e ser amamentado, por isso o espaço precisa ser acolhedor.

Assim, o ideal é que o tom principal transmita a tranquilidade que esses momentos pedem. Para não errar, levar a psicologia das cores em consideração é indispensável. Opte pelas nuances que trazem essa ideia no ambiente, pois isso ajudará o pequeno a ficar muito mais sereno.

Combine tons para um ambiente lúdico

Ao mesmo tempo, não é preciso criar um cômodo sem graça. A sensação de tranquilidade pode estar acompanhada de uma abordagem lúdica, já que isso é capaz de deixar o quarto interessante.

Cores que estimulam a imaginação podem ser empregadas com cautela. Expor alguns detalhes vibrantes, por exemplo, ajudará o bebê a prestar atenção ao seu redor.

É possível ter uma parede branca com detalhes em vermelho, azul e amarelo. Também dá para apostar em um móvel colorido, como um berço verde ou uma cadeira de amamentação rosa. Apenas tenha o cuidado de elaborar uma mistura harmoniosa e que favoreça o sentido visual, mas sem exagerar.

Linha Refloresta Bege, da Pointer. Material clean, elegante e que traz aconchego em interpretações de um designer artesão

Escolha revestimentos que combinem com a decoração

As cores para o quarto de bebê aparecem em vários elementos. Elas estão nas tintas, nos brinquedos e também nos revestimentos.

Seja no piso ou nas paredes, é fundamental que os revestimentos sigam a linha da decoração. Por isso, invista em peças neutras em um projeto muito colorido ou em opções estampadas para dar um toque diferente quando o restante é básico.

Isso ajuda a estabelecer unidade visual, permitindo que o resultado seja agradável e confortável. Além de tudo, é um jeito de trazer mais qualidade e durabilidade ao ambiente.

Aposte na criatividade

Na hora de selecionar as cores, é comum que surja uma dúvida: afinal, é melhor usar rosa ou azul? Apesar de essas serem escolhas convencionadas para meninas ou meninos, não precisam ser as únicas possibilidades.

É possível investir em tons diversos, como lilás, verde, amarelo, laranja e assim por diante. Em vez de focar apenas nas duas opções comuns, vale a pena explorar outras alternativas.

Linha Lenho Ripa, da Pointer. Para dar um ar aconchegante no quarto do bebê

Com harmonia na definição dos demais pontos, é possível ter um efeito muito interessante, cheio de personalidade e que garante conforto.

Depois de seguir essas dicas, decidir as cores para o quarto de bebê deixa ser um desafio. Como consequência, tudo estará pronto e lindo para receber o novo integrante da família.

Gostou dessas dicas? Tem alguma outra sugestão? Deixe seu comentário e participe!

 

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida