9 tendências vistas na Casa Cor 2022
Dicas PointerA Casa Cor 2022 celebrou 35 anos com uma edição histórica, recheada de tendências e inspirações para transformar os lares brasileiros.
A exposição foi realizada no Conjunto Nacional, em São Paulo, um dos pontos históricos da capital paulista. Ela teve como tema “Infinito Particular”, convidando os profissionais a projetarem ambientes que priorizassem o bem-estar físico,mental e espiritual, além da harmonia, equilíbrio e conforto.
Que tal conferir algumas das principais tendências expostas e começar a usá-las na sua casa? Vem com a gente!
As principais tendências da Casa Cor 2022
Foram muitas as tendências apresentadas na Casa Cor 2022. Nós reunimos as principais que devem vir com força nos próximos meses dentro da arquitetura e decoração de interiores. Confira:
1- Formas orgânicas
As formas orgânicas estão brilhando na decoração há algum tempo. E a Casa Cor 2022 apenas enfatizou esse sentimento já presente na decoração contemporânea.
Se as linhas retas reinavam absolutas, agora vemos a presença das linhas curvas, arredondadas e sinuosas trazendo mais leveza aos ambientes.
As formas orgânicas brilharam na Casa Cor 2022, como na Casa Coral de Marcelo Salum (Crédito: Denilson Machado/ Casa Cor)
Isso pode ser notado em diferentes detalhes. Como nas cabeceiras, na mobília e até na marcenaria. O acabamento traz mais força e um visual despojado aos espaços.
Na sua casa, há muitas maneiras de investir nessa tendência. Por exemplo, com a pintura setorizada (também muito em alta, ajudando a destacar algum ponto do ambiente), como em espelhos e outros acessórios.
Os móveis arredondados também fazem parte dessa tendência – e estão muito em alta. Especialmente os estofados. Os sofás deixaram de ser retos e “rígidos”, para se tornarem elementos de conforto e criando sensações totalmente novas.
2- Escrita na parede
As casas estão cada vez mais personalizadas. E isso se reflete em todos os detalhes. Como na escrita nas paredes, muito presente nos ambientes projetados para a Casa Cor 2022.
A escrita na parede é uma forma de personalizar os ambientes, como neste projeto de Helô Marques (Crédito: Gabriela Daltro/ Casacor)
Você pode incluir sua citação favorita de um livro, poema ou música. E, com isso, deixar os espaços ainda mais a sua cara.
A tendência é usar essa escrita como parte da decoração em quadros, pinturas na parede ou em objetos decorativos de mesa.
3- Mix de materiais
A decoração contemporânea preza muito pela mistura de materiais. Mas, agora, isso está ainda mais em evidência. Misturar elementos naturais e urbanos ajuda a criar ambientes sofisticados, aconchegantes e confortáveis.
O mix de materiais e a presença forte dos itens naturais foram marcantes na Casa Cor 2022, como neste ambiente de Murilo Lomas Arquitetura (Crédito: Salvador Cordaro/ Casacor)
Além dos materiais, se jogue na mistura de texturas. O contraste traz modernidade, criatividade e torna os espaços mais receptivos e únicos.
Você pode mesclar madeira, sisal, pedras naturais, mármore, linho, bambu, vidro, metal, cimento queimado e muitos outros em um mesmo espaço, brincando com as diferentes sensações que cada um evoca.
4- Presença forte do artesanato
A modernidade e a vida focada na urbanização e indústria, muitas vezes, faz com que acabemos nos desconectando com a nossa essência. A decoração de interiores busca, cada vez mais, essa conexão do lar com quem somos, criando, justamente, um infinito particular.
E, por isso, nada mais interessante do que enfatizar o uso do artesanato, recriando essa conexão com nossos antepassados e a forma manual de fazer as coisas, com um ritmo próprio.
Por isso, na Casa Cor 2022, vimos um uso expressivo de peças artesanais de formas inusitadas. Como lustres de crochê, manta de cama e de sofá, macramê, tapetes manuais e muitos outros.
Essa é uma ideia que pode ser facilmente incorporada na decoração de qualquer casa. Opte por peças artesanais em cores neutras, como bege, cinza e branco, que ajudam a deixar os espaços aconchegantes e sofisticados.
5- A vez da banheira
Buscando criar ambientes que sejam verdadeiros refúgios e que nos ajudem a desconectar do mundo lá fora e conectar com nossa essência, a banheira ganhou destaque.
A banheira ganha destaque na decoração contemporânea, criando um espaço aconchegante. Como este banheiro com revestimento cerâmico Heritage Blanc Mer, na parede, e Heritage Branco, no piso
Nada melhor do que esse elemento para relaxar e aproveitar o momento, transformando os banheiros em verdadeiros SPAs.
A Casa Cor 2022 apresentou diferentes tipos de banheiras, tornando-as muito mais democráticas. Com opções compactas, retangulares, decoradas com pinturas, ovais etc.
6- Inspiração vintage
As décadas de 1970 e 1980 marcaram várias exposições da Casa Cor 2022, resgatando o charme dos anos passados.
A madeira foi um dos elementos mais presentes, sendo usada ora crua, ora super escura. Além de aparecer combinada com revestimentos naturais, como pedras e cerâmicas de fundo neutro.
Para reforçar a estética vintage, esses tons foram combinados com outros mais fortes como verdes, laranjas e azuis. O sunken sofá também é outro que reinou em algumas mostras. Um modelo muito comum nas casas dos anos 70 e 80.
7- Tapetes que amamos
Há algum tempo, os tapetes deixaram de ser itens opcionais e marcam presença nos ambientes, deixando-os muito mais aconchegantes.
Os tapetes também ganham forma orgânica, favorecendo o aconchego, como neste projeto de Wesley Lemos – Estúdio AMORPHUS (Crédito: Gabriela Daltro/ Casacor)
A Casa Cor 2022 apenas reforçou essa tendência, renovando o conceito dos tapetes. Na mostra, eles apareceram com formatos mais delicados, permitindo que fossem explorados de diferentes maneiras.
Em um dos projetos, a tapeçaria com formas orgânicas e quadrados ganhou destaque, criando um ambiente super criativo e cheio de personalidade, mas sem deixar o aconchego de lado.
8- Cerâmica
A cerâmica está cada vez mais em alta – e a Casa Cor 2022 reforçou ainda mais isso. A técnica foi usada em inúmeras exposições, incorporada em salas, cozinhas e quartos.
Ela segue a tendência orgânica, com destaque para os revestimentos naturais.
Além da cerâmica, a mostra também reforçou o uso da madeira, da palha (presente em cadeiras, portas de armários e lustres) e das pedras naturais (usadas especialmente na forma bruta, para uma proposta mais rústica, ou polida, para algo mais sofisticado).
9- O verde é o novo preto
A cada ano, algumas cores aparecem como tendência. Porém, não é de hoje que vemos o verde em uma ascensão.
Na Casa Cor 2022, notamos que o verde pode ser considerado o novo preto. Já que ele é o queridinho dos profissionais do setor.
O verde brilhou nos projetos da Casa Cor, como neste projeto de Ricardo Abreu (Crédito: Renato Navarro/ Casacor)
A cor dominou as principais mostras, presente não apenas na vegetação, mas também em marcenarias, tapetes, móveis e revestimentos.
Ao lado do verde, os tons terrosos também reforçaram esse aspecto mais natural e reconfortante.
A importância da Casa Cor
A Casa Cor é um dos eventos mais importantes no setor de decoração de ambientes. Neste ano, a edição de São Paulo foi comemorativa, para celebrar os 35 anos da mostra e por isso acontece no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade.
A mostra começou em 5 de julho e finalizou em 11 de setembro sob o tema Infinito Particular. Desde 1986, é considerada a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, se tornando referência nacional para os profissionais do setor.
Gostou de conhecer mais sobre as tendências da Casa Cor 2022? Então confira nosso post sobre decoração com revestimentos geométricos e entenda como usar essa tendência!