Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tudo o que você precisa saber sobre o conceito de apartamento garden

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O apartamento garden está em alta. Valorizado, ele une os benefícios de viver em um condomínio fechado, com a delícia de ter um quintal privativo.

Se você adora ter um cantinho para relaxar ou para receber os amigos, certamente esse imóvel vai fazer seus olhos brilharem.

Para ajudar quem está pensando em comprar um apartamento conceito garden ou para quem já tem um e quer deixá-lo mais confortável, é que montamos este conteúdo. Veja as dicas que separamos!

O que é um apartamento garden?

Apartamento garden é o nome dado aos apartamentos térreos que contam com um pequeno quintal, jardim ou área privativa.

O conceito não surgiu à toa. Afinal, os apartamentos térreos não eram muito valorizados e todo mundo queria um imóvel mais alto.

Então, as construtoras começaram a aproveitar o espaço extra que o térreo poderia oferecer. E assim criaram a opção de viver em um apartamento, mas sem deixar de ter uma bela área externa.

Com isso, as propriedades passaram a ser mais valorizadas. Tanto na hora de comprar, como vender.

Como é morar em um apartamento garden?

Morar em um apê garden tem vários pontos positivos. O primeiro, claro, é a possibilidade de ter a sua disposição um espaço extra e externo. Nele, as crianças podem brincar, você pode receber os amigos e familiares e também é possível criar uma área para relaxar.

Quando comparado com outros tipos de apartamento, o garden traz mais autonomia para os moradores. Porque eles não ficam dependentes das áreas comuns do prédio, como salão de festas ou espaços de lazer.

Dependendo da metragem, você pode equipar esse espaço com churrasqueira, jardim, aparelhos de ginástica e até instalar uma piscina ou um ofurô.

Como é mais iluminado, o apartamento garden também acaba fazendo com que os outros espaços pareçam mais amplos. E, de quebra, você pode curtir a área externa sem ter que sair de casa.

Desvantagens

Claro, como tudo, esse tipo de apartamento também pode ter desvantagens, que precisam ser consideradas na hora da compra.

Apesar de ter uma área externa, ele continua sendo um apartamento térreo. Então, você terá vizinhos superiores, que podem fazer barulho. E também acabará ficando mais próximo de áreas de circulação comum.

Muitos condomínios, contudo, já têm investido em projetos com áreas externas maiores para reduzir esse incoveniente.

Além disso, dependendo do condomínio, pode ser que você tenha que pagar uma taxa condominial maior. Afinal, a metragem do seu apartamento será diferente. Aí é preciso conferir se a ideia cabe no bolso.

Como decorar um apartamento garden?

Agora que você já sabe tudo sobre apartamento garden, que tal conferir algumas dicas para decorar esse espaço extra e deixar a área muito mais funcional, confortável e aconchegante?

Invista em soluções para trazer mais privacidade

O apartamento garden, muitas vezes, pode sofrer um pouquinho com privacidade. Já que os vizinhos de cima conseguem enxergar o que você está fazendo no seu quintal.

Para isso, você pode pensar em algumas soluções (sempre respeitando as recomendações do condomínio, caso alguma alteração acabe mexendo com a fachada).

Criar uma cobertura é excelente para trazer mais privacidade ao garden. Na inspiração, piso com Nirvana e parede com Boulevard

Separamos algumas ideias:

  • plantar árvores, para que as copas tragam privacidade;
  • criar um pergolado ou um gazebo translúcido;
  • investir em uma cobertura verde.

O pergolado costuma ser a escolha mais usual. Você pode cobri-lo com bambu, esteira de palha natural, plantas ou até um tecido voil para não barrar a luminosidade.

Debaixo do pergolado, é possível criar uma área de relaxamento.

Se houver a possibilidade de cobrir totalmente o garden, você pode integrar essa área a outras do seu apartamento. Por exemplo, expandindo a sala de estar ou a cozinha.

Use muitas plantas e crie uma linda área verde

O mais gostoso de morar em um apartamento garden é, justamente, a possibilidade de ter uma área externa.

Por isso, não se esqueça do paisagismo. Crie uma linda área verde para descansar, meditar ou receber em casa.

Os muros podem ser usados para criar jardins verticais ou uma cobertura verde. Além da grama, é possível usar vasos de diferentes tamanhos e formatos com árvores frutíferas miniaturas, flores e outras espécies que você gostar.

No chão, crie caminhos com as pedras de jardim ou monte um deck de madeira.

Uma decoração mais rústica combina perfeitamente com o apartamento garden. Na imagem, piso com Trastvere e parede com Ibérica Natural

Pense na paleta de cores

A proposta do garden é de aproximar os moradores da natureza. Por isso, a decoração mais rústica e natural faz sucesso.

Nesse caso, as cores terrosas são as mais indicadas. Por exemplo: ocre, verde musgo, terracota, marrom, entre outros.

Além desses, as cores neutras também são muito presentes, como o branco, o cinza e o off-white.

Caso queira uma decoração mais industrial, também pode, mesclando com detalhes naturais. Nesse caso, o preto e o cinza são duas cores indispensáveis.

Crie uma boa iluminação

A iluminação é fundamental para que você possa aproveitar o espaço durante à noite.

Nossa dica é entender quais serão os usos do garden primeiro e, depois, criar o projeto de iluminação.

Você pode ter um espaço destinado a área gourmet, com churrasqueira, mesas e cadeiras e outro cantinho destinado à meditação e o relaxamento, com uma bela rede. Cada um precisará de uma iluminação diferente.

Na área de manipulação e preparo de alimentos, use luz branca. Nas demais, luzes amarelas são mais relaxantes.

Você pode usar cordões de luzes, arandelas, lustres maiores (para as áreas de convivência), spots direcionáveis, luzes embutidas no chão refletindo nas paredes ou plantas e assim por diante.

Os revestimentos são essenciais para melhorar a funcionalidade do garden. No projeto, Sambaqui no piso e Avelana Castanho na parede

Escolha corretamente os revestimentos

Os revestimentos são essenciais no garden. E devem estar de acordo com as características do espaço e sua decoração.

A cerâmica é ideal para essa área. Pois, pode ser molhada e suporta bem a luz solar, ventos e outras intempéries. Escolha uma opção que não seja escorregadia e que tenha relação com esse aspecto mais natural e rústico.

Por exemplo, você pode criar detalhes em madeira com cerâmicas que recriam o material, como um deck ou revestir uma parede. Outra boa ideia são as cerâmicas que recriam as pedras naturais ou o granilite.

Para as paredes, o painel ripado de madeira é elegante e traz um toque de aconchego natural. 

Lembre-se dos móveis

Os móveis também são importantes, ao permitirem que você aproveite mais o espaço. Eles devem ser recomendados para áreas externas, com tratamento para suportarem as intempéries.

Os melhores materiais são: madeira tratada, fibras naturais, plástico e aço inox. No caso dos tecidos, prefira os impermeáveis, como o acquablock.

Defina bem os móveis e o estilo decorativo do garden, seguindo as regras do condomínio. Na imagem, Duomo Troppo e Pietra di Basalto compõem o espaço

Siga as regras do condomínio

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de sempre seguir as regras do condomínio.

Você não pode, por exemplo, instalar uma cobertura no seu garden caso ela não tenha sido aprovada em assembléia. Pois, estará modificando a fachada do prédio e ainda pode prejudicar os moradores de cima.

Por isso, antes de fazer qualquer reforma, converse com o síndico ou a administradora, confira o regulamento interno e saiba o que pode ou não ser feito no seu espaço.

A Pointer conta com muitas opções incríveis para revestir e transformar seu apartamento garden. Trabalhamos com supercerâmicos e revestimentos cerâmicos para piscina, com linhas que recriam madeira, pedras naturais, mármores e muito mais.

Agora que você já sabe tudo sobre apartamento garden, que tal encontrar produtos bonitos e com ótimo custo-benefício? Confira as opções de supercerâmicos da Pointer!