Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração natural: 5 dicas para criar um ambiente leve

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A decoração natural é aquela que preza por elementos minimalistas, em tons claros e cheios de referências à natureza. Uma mistura de texturas, cores e formas que traz bem-estar e aconchego, transformando o ambiente em um oásis particular ou, melhor ainda, em uma casa-refúgio.

O clima de relaxamento é proporcionado por plantas, pedras, fibras, madeiras, tecidos naturais e tudo mais que remeta às nossas origens primitivas. Entram nessa lista também o étnico e o artesanal.

Nos móveis, a decoração natural segue a simplicidade e o conforto, com cores claras que dão um toque de frescor. A seguir, confira 5 dicas práticas de como usar a decoração natural para transformar sua casa em um ambiente mais acolhedor!

1. Decoração natural com madeira torna ambiente aconchegante

Quando falamos em decoração aconchegante, ela sempre aparece: a madeira. Sua textura, conforto térmico e tonalidade quente nos revestimentos de piso e parede são ótimos para criar um clima acolhedor e propício para relaxar.

Agora, se você quer uma decoração natural de verdade, precisa levar em consideração a sustentabilidade. E como esse nem sempre é um material com a garantia de preservação ao meio ambiente, uma boa solução são os revestimentos cerâmicos que reproduzem madeira.

E há várias boas opções da Pointer, como o Supercerâmico Iberica Design. As linhas Mediterrânea, Lenho e Tropicália também são recheadas de madeiras em cerâmica, como Deck Ilhéus Cedro, ideal para áreas externas.

decoração natural

Para obter o efeito de decoração natural em casa, Iberica Design é ideal por reproduzir madeira

2. Aposte no mobiliário em materiais naturais

Assim como no caso de pisos e revestimentos de parede, a madeira também cai super bem no mobiliário. A decoração natural ainda pode ter peças em fibras trançadas que formam cadeiras, mesas, gaveteiros e outros itens.

Nos estofados, prefira tecidos crus e naturais, como o linho. Sofás e poltronas com esse revestimento ficam modernos e contribuem para um espaço clean. Sem falar que o tecido é durável e não amassa.

3. Itens de decoração com elementos naturais completam o visual

Outra forma de adotar a decoração natural na sua casa é por meio de itens que vão enfeitar o espaço e dar um toque especial, por exemplo:

  • Acessórios de rattan e bambu, desde vasos até descansos de panela e outros utensílios;
  • Vasos com plantas ou flores, que podem estar por toda a casa;
  • Manta ou capa de almofada étnica ou artesanal;
  • Cestos em fibras naturais.

4. Iluminação torna ambiente mais acolhedor

Já que vivemos em um país ensolarado e, em grande parte, com clima quente, por que não aproveitar essas características para uma decoração natural?

Tente extrair ao máximo a iluminação solar com janelas grandes e em locais estratégicos. Se não estiver em obra, opte por cortinas que deixem a luz natural entrar, principalmente em ambientes como a sala.

A escolha de um piso claro e polido, como Staturietto, da linha Classica, pode ajudar a potencializar a iluminação natural.

decoração natural

Ambiente traz boa iluminação natural e elementos como piso Statuarietto, da linha Classica, que reproduz mármore

5. Escolha itens que façam referência à natureza

Outra maneira de conquistar uma decoração natural é a partir de objetos e itens com estampas que remetem à fauna e à flora.

Isso pode ser em papel de parede, almofada, manta, roupa de cama e até em revestimentos cerâmicos, como Ninho, da linha Decora Design. Outros padrões interessantes da mesma linha são Blossom Beach e Blossom Violet, este último com um toque a mais de cor.

decoração natural

Ninho, da linha Decora Design, é revestimento com elementos naturais, como pássaros e folhas, contribuindo para o efeito de decoração natural

Aqui, listamos as 5 principais dicas para uma decoração natural que você pode começar a colocar em prática. Mas ainda tem mais opções interessantes. Então, que tal começar sabendo mais sobre a cerâmica amadeirada? Continue no blog para se inspirar ainda mais!