Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Mauricio Arruda tira dúvidas sobre revestimentos cerâmicos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Na hora de construir, reformar ou decorar, nada melhor do que ter a ajuda de um especialista, certo? Pensando nisso, convidamos o arquiteto Mauricio Arruda para tirar dúvidas sobre revestimentos cerâmicos e ainda dar dicas de decoração.

O ex-apresentador do programa Decora no GNT é parceiro da Pointer e, em um vídeo muito bacana, respondeu às questões enviadas pelos nossos seguidores no Instagram. Confira a seguir algumas das principais perguntas e respostas.

1. O que é revestimento cerâmico?

Pergunta do @felipeg.moraes

Mauricio Arruda: “Pergunta bem básica, mas ótima para a gente começar. Revestimento cerâmico é um material que serve para revestir piso e parede, feito de argila e outros minerais. Isso é prensado a uma temperatura super alta e depois revestido com esmalte. Pode ter padrões diferentes: cimento, madeira, pedra. E acabamentos diferentes também: polido ou fosco. Além disso, ainda pode ter relevo.”

2. Coloco o mesmo revestimento cerâmico em sala, varanda integrada, cozinha e lavanderia?

Pergunta da @claudiabertolini

Mauricio Arruda: “Sim! Eu sou o cara que gosta de usar o mesmo piso na casa inteira. Só não pode usar nenhum piso brilhante ou polido, porque nessas áreas não pode um material escorregadio.”

revestimentos cerâmicos

Cimento cinza, da linha Cimento, é opção de cerâmica neutra com acabamento mate para usar na casa toda

3. Minha sala e cozinha são conjugadas, podem ter dois pisos diferentes?

Pergunta da @maca_confeitaria

Mauricio Arruda: “Vou responder essa pergunta com outra: se você quebrou a parede entre os dois ambientes, por que não usar o mesmo piso, a mesma cerâmica, a mesma cor de parede, a mesma iluminação, o mesmo acabamento de marcenaria? São esses elementos que, de fato, integram os ambientes.”

4. É possível combinar quantos tipos de pisos e revestimentos cerâmicos em um único espaço?

Pergunta da @carllafernandesoficial

Mauricio Arruda: “Isso vai depender muito do tamanho do espaço. O banheiro, por exemplo, que é um ambiente menor, eu tento trabalhar com dois ou três revestimentos cerâmicos, no máximo. Já na sala eu vou ter revestimento no piso, talvez um segundo revestimento na parede, e um terceiro, um laminado, por exemplo.”

5. Qual é o melhor formato de cerâmica para apartamento pequeno?

Pergunta do @fabioogabriel

Mauricio Arruda: “Não existe uma regra. Por isso que a gente faz um projeto de paginação, para saber qual é o melhor formato para cada um dos ambientes. E eu sempre escolho nessa ordem: primeiro o acabamento, depois o material, o padrão e o formato que esse padrão que eu escolhi tem.”

6. O piso dos quartos pode ser diferente do restante da casa?

Pergunta da @andreia_carla1245

Mauricio Arruda: “Eu gosto de usar o mesmo material em todos os ambientes da casa. Eu acho que isso ajuda a integrar e também a dar uma unidade visual, ampliar os espaços. A não ser que os quartos sejam em outro pavimento, que a sua casa seja um sobrado.”

7. Qual é a melhor opção de cerâmica para fachada ou muro?

Pergunta da @rosineide7406

Mauricio Arruda: “Todos os revestimentos da Pointer podem ser usados em muros ou fachadas. E tem um que eu gosto muito que se chama Pietra Di Basalto Platina. Ele é um Supercerâmico padrão pedra. É lindo.”

8. Qual o melhor piso para área da piscina?

Pergunta da @ivonetecorassini

Mauricio Arruda: “Na hora de filtrar sua pesquisa no site da Pointer, você clica em Externo (EXT), e aí ele vai te mostrar todos os produtos que você pode usar na borda da sua piscina.”

revestimentos cerâmicos

Cerâmica que reproduz madeira, como Deck Sucupira, da linha Lenho, dá charme à área da piscina

9. Revestimento decorado em todas as paredes da cozinha ou só em uma de destaque?

Pergunta da @katiaoliveira9040

Mauricio Arruda: “Eu prefiro sempre escolher uma parede para usar uma cerâmica ou um revestimento mais decorativo. Se a sua cozinha for aberta para a sala, o frontão é um super ponto focal e um ótimo local para usar a cerâmica decorada.”

10. Indicação de piso resistente para cozinha?

Pergunta da @catiacohensammarco

Mauricio Arruda: “A Pointer tem uma cerâmica com qualidade incrível, chamada Supercerâmico. Então, use qualquer cerâmica dessa linha no acabamento mate.”

11. Como escolher uma cerâmica que seja atual, mas não fique datada?

Pergunta da @fernanda_azevedo_tv

Mauricio Arruda: “Quanto mais liso o piso for, com menos desenho, com certeza mais atemporal ele vai ser.”

12. Indicação de um revestimento cerâmico neutro da Pointer para colocar em apartamento?

Pergunta da @nilmarnincia

Mauricio Arruda: “Já que pediram minha opinião para escolher revestimento, o meu queridinho neutro é Zeppelin Gray. É um tom de cinza que eu já usei e que é lindo.”

revestimentos cerâmicos

Para uma cozinha neutra, piso Zeppelin Gray é boa opção

13. Alguma dica para a cerâmica amadeirada não parecer fake?

Pergunta da @anapsperling

Mauricio Arruda: “Quanto mais variação nas peças da mesma caixa do piso, mais real ela parece. A variação é medida de V1 a V3. V1 é uma variação baixa e V3 é a alta.”

14. Cerâmica ou piso vinílico: qual é mais resistente?

Pergunta da @mariasilviaferraz

Mauricio Arruda: “Com certeza é a cerâmica. O vinílico também é um material bastante resistente, mas a grande vantagem da cerâmica em relação ao vinílico é que pode, inclusive, ficar submersa em água. Ou seja, pode molhar que ela não vai estragar.”

15. O esmalte polido dos Supercerâmicos é o mesmo dos porcelanatos?

Pergunta da @iris_patricia_costa

Mauricio Arruda: “Sim. E eu adorei essa pergunta, porque eu não sabia a resposta e fui pesquisar. O esmalte do porcelanato e da cerâmica é o mesmo. O que muda, na verdade, é o que está por baixo, a composição dos materiais e o processo de fabricação.”

16. Indicação de cerâmica com o mínimo de rejunte?

Pergunta da @cica.migues

Mauricio Arruda: “Na hora de você pesquisar o piso, procure pela sigla RET, que significa retificado. Ele vai permitir rejunte com apenas 1,5 mm de espessura.”

17. Qual é o melhor revestimento cerâmico para fluxo grande de pessoas?

Pergunta do @kennedy_carlos_familia

Mauricio Arruda: “Existe um código nas cerâmicas da Pointer que se chama CP, significa ‘comercial pesado’, e é próprio para esse tipo de uso. Tem uma linha, Graphic, modelo Nirvana, que é lindo!”

revestimentos cerâmicos

Uma das dúvidas é sobre áreas de grande circulação. Escolha pisos CP como Nirvana, da linha Graphic

18. Revestimento cerâmico valoriza o imóvel?

Pergunta do @jeronimodaveiga

Mauricio Arruda: “O que valoriza o imóvel não é só a cerâmica. Mas a combinação de uma cerâmica de boa qualidade, aplicada por mão de obra qualificada, além de um super projeto, que seja inteligente, para fazer o desenho da melhor paginação desse piso no seu ambiente.”

19. Como escolher revestimentos cerâmicos de piso e parede para um cômodo comprido?

Pergunta da @maridalv_a

Mauricio Arruda: “Em uma casa que tem um formato de “corredor”, estreita e comprida, a gente usa cor mais clara nas laterais (paredes) e escura nas pontas (piso e teto). Então, se a sua cozinha for assim, você pode usar um padrão cimento queimado mais escuro, por exemplo.”

20. Piso cerâmico riscou, o que fazer?

Pergunta da @teresaacampos

Mauricio Arruda: “Vou dar uma dica de ouro: se o risco não for muito profundo, você pode usar saponáceo cremoso em um paninho. Muitas vezes, o risco acaba saindo. Se ele for muito profundo, aí realmente já danificou o piso.”

Como a ideia é que os revestimentos cerâmicos durem bastante tempo e acompanhem as mudanças da decoração da casa, é comum ter dúvidas na hora de fazer esse investimento.

Além das dicas sobre revestimentos cerâmicos que separamos aqui, você encontra muito mais no Instagram da Pointer. Siga a nossa página e inspire-se!