Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
ler a embalagem dos revestimentos cerâmicos

Revestimentos cerâmicos: por que é importante ler a embalagem

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Você tem o hábito de ler as embalagens dos produtos que consome? De alimentos a materiais de construção, essa é uma prática muito importante. Quem planeja fazer uma obra não pode abrir mão dessa etapa, para garantir seus direitos como consumidor e utilizar os insumos corretamente. 

As caixas que protegem os revestimentos cerâmicos tornam-se aliadas valiosas. Isso porque as embalagens reúnem todas as informações sobre o material. São aspectos técnicos relevantes que informam desde o tamanho das peças, até os ambientes mais indicados para aplicação, incluindo o passo a passo do assentamento.

A embalagem traz informações básicas sobre o produto: área de cobertura em metros quadrados, quantidade de peças, peso da caixa, formato das peças em centímetros e em polegadas e espessura das peças. Também informamos como o produto é avaliado: pela ABNT 13818 equivalente a ISO 13006. A embalagem é trilíngue, em português, inglês e espanhol, pois, além de atender as regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Pointer exporta para outros países.

Mas há muitas outras informações técnicas. E vale a pena encarar as letras miúdas. Para aproveitar ao máximo todas as informações disponíveis é preciso se familiarizar com algumas siglas, que inicialmente podem parecer uma sopa de letrinhas, mas são fáceis de entender. Vamos te ajudar a seguir a decifrar a embalagem da Pointer.

Acabamento

funcionário da Pointer validando lote de embalagem de produtos
Informações nas embalagens dos revestimentos cerâmicos são úteis e fáceis de entender

Vamos começar falando sobre o acabamento, importante tanto por questões técnicas, quanto estéticas. Existem quatro tipos: BR, POL, MATE e EXT. A sigla BR significa que o acabamento é brilhante. Por sua vez, POL indica que o produto foi polido, o que proporciona um brilho mais intenso e natural, que chamamos de Brilho Cristal. Ambos são indicados para pisos de áreas internas secas e paredes.

Por sua vez, os outros dois acabamentos possuem uma superfície mais indicada para áreas molhadas, pois previnem contra possíveis escorregões. As peças que carregam a nomenclatura EXT são específicas para pisos de áreas externas. Já as cerâmicas MATE são foscas e, portanto, recomendadas para pisos de áreas internas molhadas, como banheiro e cozinha. Também pode ser utilizadas em pisos de ambientes internos secos e paredes.

Bordas

embalagens empilhadas
As embalagens apresentam também informações sobre as bordas dos revestimentos cerâmicos

É possível ainda encontrar outra sigla ao ler a embalagem: RET. Nesse caso, essa denominação indica que a borda do revestimento cerâmico é retificada. Em linhas gerais, os produtos que recebem essa denominação passam por rolos diamantados após os processos de queima e finalização, o que proporciona um acabamento extremamente reto e uniforme.

Mas o que isso interfere na superfície revestida? Permite trabalhar com uma junta mínima de 1,5mm, mantendo as peças bem próximas e sem apresentar imperfeições. No final, a superfície ficará visivelmente mais bonita, promovendo também a sensação de amplitude ao ambiente. Já os produtos sem a sinalização RET são BOLD, com bordas levemente arredondadas. Nesse caso, as linhas de rejuntes exigirão uma espessura maior, de 3mm.

Grupo de absorção

funcionário Pointer analisando as placas de cerâmica
Placas recebem durante o processo de fabricação camadas que atuam como impermeabilizante

Outra informação importante que a embalagem traz é o grupo de absorção do revestimento cerâmico. São cinco: porcelanato, grés, semigrés, semiporoso e poroso, que vão de 0% até 10%. Mas, ao contrário do que muita gente imagina, isso não tem relação com a parte superior da peça, mas com a base, aquela área que fica em contato com o piso ou a parede. 

Se o produto registrar uma absorção elevada, a peça será um pouco mais fraca. Caso contrário, terá maior resistência e durabilidade. A Pointer fabrica cerâmicas semiporosas, indicadas para uso residencial e comercial leve. Ela é resistente a manchas d’água.

PEI e local de uso

consultora da Pointer no PDV
Consultores da Pointer ajudam a encontrar a melhor opção para o seu projeto

Outra sigla existente nas embalagens é o PEI, abreviação de “Porcelain Enamel Institute”, que em português significa algo como “Instituto do Esmalte para Porcelana”. Esse é o nome do instituto, localizado nos Estados Unidos, que desenvolveu um teste para medir a resistência à abrasão superficial dos revestimentos cerâmicos esmaltados e classificá-los de acordo com seu desempenho no teste.

Basicamente, quanto mais alto for o PEI em uma escala de 0 a 5, maior será a resistência da superfície esmaltada. Essa informação técnica, porém, exige muito cuidado, pois pode promover a falsa sensação de qualidade superior ou inferior. Na verdade, isso é apenas um indicativo para o local de aplicação do produto. Por exemplo: peças com PEI 1 apresentam ótima resistência para revestirem paredes. Já áreas de alto tráfego, como o piso de um shopping, devem receber um produto PEI 5. No meio termo, existem diversas outras situações para PEI 2, 3 ou 4.

Aplicação

ler a embalagem na hora da compra
Ler a embalagem ajuda ainda a economizar na escolha do material ideal

Por fim, é possível ainda ler na embalagem detalhes sobre a forma correta de aplicação do produto e as ferramentas necessárias para a realização do serviço, como brocha, martelo de borracha e esponjas. A caixa ensina também o que deve ser evitado, como mergulhar cada peça na água antes da instalação, um costume antigo que alguns ainda praticam de forma equivocada.

Com essas informações certamente a sua casa ficará linda, decorada com produtos ideais para cada ambiente e com muita qualidade. Saber escolher ajuda também a economizar, facilitando o planejamento financeiro da obra. Acesse o nosso site para saber os detalhes sobre todos os produtos da Pointer. Se desejar, deixe um comentário.