Revestimento ou papel de parede? Escolha o melhor para sua casa
Tendências de DecoraçãoAo decorar o nosso cantinho, cada detalhe, por mais simples que pareça, pode fazer toda a diferença. Além da mobília, do posicionamento das peças e da própria arquitetura da casa, existem alguns pontos que também podem mudar a cara de um ambiente e, ainda, personalizá-lo de acordo com os seus gostos e preferências.
Esse é o caso das paredes: foi-se o tempo em que a decoração delas dependia apenas da cor da tinta. Hoje, existem formas de deixá-las ainda mais coloridas e cheias de vida — com revestimentos ou papéis de parede, por exemplo. Mas, entre essas duas opções, qual será a melhor para seu lar?
Continue acompanhando nossas dicas e confira o que pode ser mais vantajoso para a sua decoração: revestimento ou papel de parede.
Quais são as vantagens e desvantagens do papel de parede?
O papel de parede é uma excelente opção para quem deseja mudar a cara de um ambiente sem gastar muito e, ainda, sem a necessidade de uma grande reforma — que, querendo ou não, demanda tempo, dinheiro e um bom planejamento.
A proposta do produto, portanto, é ser simples e prático. Pode ser colado por você, sem a necessidade de um auxílio profissional. Além disso, existem inúmeros modelos: em variadas paletas de cores, estampas, padronagens e temas. É fácil encontrar um que combine com sua personalidade.
No entanto, é preciso estar alerta em relação a algumas desvantagens do uso do produto. Veja:
- durabilidade: dependendo do material escolhido, é possível que seu papel de parede não dure tanto quanto você gostaria;
- custo-benefício: principalmente por conta da durabilidade, que, por vezes, pode ser reduzida, o custo-benefício do papel parede costuma não valer a pena — por mais barato que ele tenha sido;
- limpeza: por se tratar de um produto bem mais frágil é preciso atenção à forma como você limpa seu papel. Em geral, são necessários produtos e cuidados específicos, o que pode ser trabalhoso;
- infiltração: problemas de infiltração vão afetar diretamente o produto.
Dito isso, pense em seu cotidiano, nas situações que você enfrenta ao cuidar de sua casa e, a partir disso, avalie como essas desvantagens podem afetar sua rotina e processos.
Quais são os pontos positivos e negativos do revestimento?
Atualmente, os revestimentos se tornaram uma verdadeira tendência. Além de decorar as paredes de um ambiente, eles também fornecem uma “camada de proteção” à estrutura de sua casa, resguardando o que está por baixo.
Além disso, existe uma série de opções de revestimentos para a parede. Muitas delas, inclusive, reproduzem outros materiais, como a madeira, os tijolos, pedras ou pastilhas. Assim, ao escolher essa alternativa para sua casa, você adquire um produto que traz mais elegância, modernidade e requinte ao ambiente sem gastar tanto.
Os revestimentos são extremamente duráveis, e sua manutenção é bem tranquila — a limpeza não exige tantas especificações e detalhes, basta estar atento às informações do fornecedor.
Cabe ressaltar, ainda, que os produtos são resistentes à umidade, temperatura e demais fatores ambientais, o que faz com que eles se encaixem bem em qualquer cômodo, como os banheiros e a cozinha.
Quanto às desvantagens, além do auxílio profissional na instalação, fica evidente que o preço dos revestimentos pode ser mais elevado quando comparado ao dos papéis de parede. No entanto, é preciso que você avalie o custo-benefício de cada uma das alternativas, certo?
Diante disso e considerando todos os pontos expostos, é certo que, entre revestimento ou papel de parede, a primeira opção sai na frente por causa de todas as suas vantagens incríveis, não é?
Por isso, não perca tempo: entre em contato com a Pointer e conheça já os melhores revestimentos para deixar sua casa ainda mais bonita, charmosa e cheia de personalidade!
#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida