Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

11 motivos para considerar a escolha de revestimentos cerâmicos

Não categorizado
Autor: Pointer - Data:

Os revestimentos cerâmicos estão entre as principais opções para pisos e paredes de diferentes ambientes. Contudo, você também pode considerar outros materiais, como madeira, mármore ou pedra, por exemplo.

Entretanto, essa é uma escolha que requer cuidado e atenção. Afinal, vai fazer toda a diferença não só na estética do projeto, como também em questões como manutenção, limpeza e durabilidade.

De maneira geral, os revestimentos cerâmicos se destacam entre os demais, oferecendo diversas vantagens para transformar a casa não apenas na aparência, como também na funcionalidade.

Quer entender melhor? Acompanhe a leitura para explorar os principais motivos para escolher revestimentos cerâmicos para a sua casa, em comparação com outros materiais.

1. Durabilidade dos revestimentos cerâmicos chama a atenção

revestimentos cerâmicos

Resistentes e duráveis, cerâmicas são queridinhas em banheiros. No piso, Spark Gray, da linha Spark. Na parede, Web Black, da linha Decora Design

Os revestimentos cerâmicos são conhecidos por sua durabilidade excepcional. Enquanto outros materiais podem ser suscetíveis a arranhões, desgaste e danos, a cerâmica permanece resistente ao longo do tempo.

Assim, mantém sua beleza original por anos a fio. Isso vale tanto para pisos quanto para paredes, contribuindo para a baixa manutenção da casa.

2. Resistência também é vantagem da cerâmica

Indo além da durabilidade, a cerâmica ainda é considerada muito resistente. Afinal, ela aguenta bem impactos e variações de temperatura. Além disso, não risca e nem mancha com facilidade.

Dessa maneira, é uma excelente opção tanto para áreas com menor tráfego como salas e quartos, quanto para aquelas que demandam mais dos revestimentos, como cozinhas e banheiros.

Vale mencionar ainda que há tipos de cerâmicas que são ainda mais resistentes que as convencionais. Esse é o caso do chamado supercerâmico da Pointer.

O produto é exclusivo e reúne as melhores características do porcelanato e da cerâmica para oferecer revestimentos bonitos, resistentes e com bom custo-benefício.

3. Variedade infinita de estilos e cores

Uma das maiores vantagens dos revestimentos cerâmicos é a versatilidade em termos de estilos, formatos e cores. Seja buscando um visual moderno ou mais tradicional, há opções para todos os gostos e estilos de decoração.

Vale mencionar ainda que os revestimentos cerâmicos são capazes de reproduzir materiais naturais com fidelidade. Isso inclui madeira, mármore, concreto e pedra, por exemplo.

Graças à aplicação de tecnologia, é possível ter não só a aparência natural, como também reproduzir texturas que levam a natureza para dentro de casa de um jeito mais prático e sustentável.

4. Revestimentos cerâmicos são muito versáteis

revestimentos cerâmicos

Revestimentos cerâmicos podem ser usados até dentro da piscina, como Atol Milagres, da linha Atol. No entorno, Spark Blush, da linha Spark

Além de serem encontrados em diferentes cores, estampas e formatos, os revestimentos cerâmicos ainda são versáteis.

Afinal, eles podem ser aplicados em praticamente todas as superfícies. Seja um piso de cerâmica dentro ou fora de casa, em paredes de todos os espaços, incluindo o box do banheiro, além de fachadas, nichos, prateleiras, painéis e até formando uma cabeceira de cama, por exemplo.

Basta usar a imaginação na hora de aplicar revestimentos cerâmicos em toda a casa. Contudo, uma dica importantíssima é observar a indicação de uso do fabricante. Assim, você garante também a segurança, sobretudo em áreas molhadas como no entorno de piscinas, áreas externas ou no banheiro.

5. Ausência de porosidade evita manchas

Enquanto materiais como mármore podem ser porosos, absorvendo líquidos e sujeira, a cerâmica não possui poros. Isso a torna altamente resistente a manchas e fácil de limpar.

Portanto, se cair algum líquido ou comida, por exemplo, basta passar um pano úmido logo em seguida para garantir a aparência intacta da cerâmica.

6. Resistência à água é um grande trunfo da cerâmica

Em ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas, a resistência à água dos revestimentos cerâmicos se destaca, evitando danos causados pela umidade.

Nesses espaços, os revestimentos cerâmicos já se consagraram como a opção mais prática e acessível.

Com a variedade de estilos, é possível garantir uma aparência moderna e adequada à decoração do restante da casa. Além disso, a cerâmica é fácil de limpar e evita problemas em locais molhados, como infiltrações e mofo, por exemplo.

7. Revestimentos cerâmicos são fáceis de limpar

A manutenção é simples e descomplicada com revestimentos cerâmicos. De maneira geral, basta passar uma vassoura macia e finalizar com um pano umedecido em água.

Contudo, caso seja necessária uma limpeza mais pesada, é só diluir detergente neutro em água e aplicar com um pano úmido.

O processo pode ser bem diferente quando se tem materiais porosos como mármore e outras pedras, por exemplo.

Além disso, quem opta pela madeira natural pode precisar de produtos específicos e mais caros para manter a limpeza da casa.

8. Bacteriostáticos, revestimentos cerâmicos inibem a proliferação de bactérias

A natureza bacteriostática da cerâmica ajuda a inibir o crescimento de bactérias e fungos.

Também por esse motivo, os revestimentos cerâmicos são a escolha preferida para locais que precisam estar sempre limpos, como banheiros e cozinhas.

9. Alergênicos passam longe de revestimentos cerâmicos

Ao contrário de materiais como tapetes ou madeira, a cerâmica não acumula poeira, ácaros e outros alérgenos, tornando-a ideal para quem busca um ambiente livre de alergias.

Cerâmica e saúde também andam lado a lado, graças à composição do material. Afinal, é inorgânica, o que quer dizer que não emite compostos orgânicos voláteis, conhecidos como COVs. Eles são gases nocivos ao sistema respiratório, considerados poluentes.

Outro detalhe é que os revestimentos cerâmicos não contêm formaldeído, que podem causar prejuízos à saúde como irritação na garganta, no nariz e nos olhos, além de náuseas.

Basicamente, o formaldeído é um gás. Ele pode evaporar de materiais como carpetes, tintas e vernizes presentes em outros tipos de revestimentos.

Em materiais como piso vinílico e forros, ainda é possível encontrar substâncias tóxicas como o PVC. Já durante a fabricação, esses materiais emitem gases que podem levar até mesmo ao câncer e doenças no fígado e pulmão.

10. Sustentabilidade em destaque

revestimentos cerâmicos

Cerâmica é mais sustentável e consegue reproduzir materiais naturais, com madeira e mármore. Na parede, Bianco Gioia, da linha Classica. No piso, Bourbon Sand, da linha Bourbon Wood

A produção de revestimentos cerâmicos é mais sustentável em comparação com materiais naturais, como o corte de árvores para a madeira. Portanto, é uma escolha mais amigável ao meio ambiente.

Melhor ainda se você escolhe uma marca que leva a sério a sustentabilidade, como é o caso da Pointer. A empresa do Portobello Grupo adota medidas em sua fábrica, como a energia solar, o uso do gás natural nos fornos, o reaproveitamento de materiais, entre outras medidas importantes para a natureza.

11. Custo-benefício dos revestimentos cerâmicos é inigualável

Além de todas essas vantagens, os revestimentos cerâmicos oferecem o melhor custo-benefício no mercado de revestimentos. Afinal, combina durabilidade, beleza e praticidade a um preço acessível.

Ao considerar todos esses pontos, fica claro que os revestimentos cerâmicos se destacam como a escolha mais vantajosa para revestir sua casa.

Seja pela durabilidade, facilidade de manutenção, variedade ou resistência, a cerâmica se mostra como a opção ideal para transformar seu lar em um espaço esteticamente atraente e funcional.

Quer entender como os revestimentos cerâmicos podem ficar na sua casa? Use o simulador de ambientes da Pointer agora mesmo!