Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como usar tons pastel na decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Grande tendência na decoração de ambientes, os tons pastel — ou candy colors, como também são conhecidos — são capazes de dar um ar moderno e delicado a qualquer espaço. Mas é preciso tomar cuidado, pois eles podem deixar o ambiente “apagado” se utilizados na dose errada.

No post de hoje, vamos ajudá-lo a aplicar os tons pastel na decoração da melhor maneira possível. Nossas dicas são simples, mas farão toda a diferença. Vamos lá?

Escolha uma paleta de cores harmoniosa

Trocar as cores sólidas por tons pastel não basta para criar um ambiente de decoração mais suave e sofisticado. É importante levar em consideração a paleta de cores do ambiente como um todo. Isto é, considerar também a parede, o piso e a mobília.

Portanto, escolha cores que conversem entre si, trazendo harmonia ao espaço em vez de causar uma “bagunça” de tonalidades conflitantes. Procure matizes complementares ou combine os tons pastel na decoração com um fundo branco. Assim, fica impossível errar na dose.

99669-saiba-como-usar-tons-pastel-na-decoracao

Crie pontos de atenção no ambiente

Se você decidir pintar as paredes de um cômodo somente com tons pastel, por exemplo, procure investir em uma mobília com matizes mais fortes para atrair atenção e criar equilíbrio.

Se preferir, também é interessante fazer essa combinação com quadros de cores vivas, vasos de flores e plantas coloridas e/ou exóticas, lustres e luminárias com acabamentos mais chamativos, cortinas e tapetes com estampas exuberantes.

As possibilidades são muitas, e o importante aqui é trazer para o ambiente elementos que atraiam a atenção, de modo a evitar o efeito “desbotado” causado por cores mais suaves.

99673-saiba-como-usar-tons-pastel-na-decoracao

Varie em outros aspectos da decoração

Ao adotar os tons pastel na mobília e nos itens decoração de um ambiente, procure sair da monotonia nos outros elementos. Dê vida aos tecidos de cortinas e estofados, e invista em texturas ou estampas diferenciadas — como as étnicas, geométricas, florais, animal print ou minimalistas — para compor o mobiliário.

Para outros adornos e detalhes, vale o uso de materiais como vidro, madeira, palha, ou ferro.

Use sua criatividade e não tenha medo de mesclar, pois essa mistura proporciona uma quebra de padrões. Isso faz com que o estilo do ambiente saia da simplicidade, e ajuda a construir uma sensação de elegância e ousadia ao mesmo tempo.

99672-saiba-como-usar-tons-pastel-na-decoracao

Complemente os tons pastel

Além de focar nas cores de móveis e objetos para complementar os tons pastel na decoração, é essencial considerar os pisos e revestimentos na composição do ambiente.

Se você utilizar tons pastel nos revestimentos, nas cores das paredes e nos itens de decoração, em vez de obter um efeito de suavidade, você fará com que todo o ambiente pareça apagado demais.

A dica é escolher um revestimento mais escuro ou com textura para as paredes e o chão. Uma boa opção é o piso fosco que reproduz a madeira, que dá um toque mais sóbrio ao cômodo. Assim, você imprime personalidade e, ao mesmo tempo, quebra a suavidade exagerada das candy colors.

E então, pronto para utilizar tons pastel na hora de decorar sua casa? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais e inspire seus amigos a aderirem a essa tendência!