Veja como usar cinza na decoração sem deixá-la sem vida!
Tendências de DecoraçãoNão é à toa que o cinza se tornou uma tendência quando o assunto é #Decoração. A cor, apesar de ser considerada neutra, permite a criação de ambientes modernos, aconchegantes e, ao contrário do que muitos pensam, vívidos e agradáveis.
Ela se tornou o novo bege, ganhou destaque em diversos eventos, como o Salão do Móvel de Milão, e também foi eleita como uma das cores em alta pela Pantone.
Se acha o tom sem graça e monótono, te convidamos a ler este artigo. Você vai ver que é possível ter sua casa superalegre se seguir as dicas certas, deixando tudo do jeito que sempre sonhou. Então vamos lá? Aprenda como usar o cinza na decoração!
Evite tintas com acabamento brilhante
Nossa primeira #DicaPointer na hora de usar o cinza na decoração é procurar tintas de menos brilho. Isso porque, dependendo da fonte de luz escolhida para o ambiente, as paredes podem adquirir um tom metalizado, perdendo toda a naturalidade que a cor propõe.
O mesmo vale para os revestimentos. Dê preferência para aqueles com superfície mais opaca, pois assim você tem uma casa muito mais harmoniosa e conquista um #DesignDemocrático mais facilmente.
Leve em conta a temperatura da cor
Ao pensar em cinza, você provavelmente não se dá conta de que ele tem diversas temperaturas de tons, não é verdade? Ele pode ir das nuances mais frias, que trazem um ar mais elegante, às mais quentes, que promovem mais aconchego, propiciando, assim, mais do que “50 tons de cinza”.
A chave aqui é pensar no que você quer transmitir no espaço em questão. Para cômodos em que se buscam o bem-estar e a tranquilidade, como quartos e salas, os tons mais quentes são os ideais. Já para áreas como o home-office ou o cantinho de estudos, os mais frios podem favorecer a concentração nas tarefas.
Complemente com cores vivas
O legal de usar o cinza é que ele permite, de maneira fácil, que você tenha #MaisDesignEmSuaVida com cores mais vivas e objetos decorativos mais ousados, quebrando o tom neutro e alegrando seus espaços.
Você pode apostar em mobiliários de cores impactantes, como o amarelo e o laranja, investir em plantas bem verdes, brincar com diversas cores nas almofadas do sofá, incorporar a madeira em muitas texturas ou ainda mesclar objetos metálicos — de cobre, por exemplo — para um ar mais chique.
Fuja do básico
Se você é daquelas pessoas que adoram fugir do que é comum, testar novas formas de usar o cinza é uma ótima ideia. Para isso, utilizar diferentes matizes da cor em um mesmo espaço pode ser a pedida.
Use revestimentos geométricos, que estão em alta, crie padrões nas paredes, varie dos claros aos escuros criando um degradê ou complete o visual do ambiente com a cor em diferentes peças, como tapetes, cortinas e até estofados, traga amplitude com revestimentos em grandes formatos ou considere as paredes e pisos mosaico.
Lembre-se da iluminação do ambiente
Para que um espaço fique completo, ele precisa ter tanto iluminação natural, quanto uma artificial, e, nesse sentido, observar como o cinza se comporta durante as alterações do dia ou ante tipos de lâmpada diversos é essencial.
Faça testes com diferentes tonalidades e revestimentos alternando as fontes luminosas, mimetizando as variações diárias. Assim, você escolhe o tom ideal com mais precisão. Pense também numa iluminação em camadas, levando em conta a questão funcional e também estética que elas podem proporcionar.
Aposte no industrial
Você provavelmente já ouvir falar do estilo industrial, mas sabia que o cinza é cor-chave nessa corrente? Ele traz todo aquele ar dos grandes armazéns e lofts nova-iorquinos, como também transmite muita modernidade.
Se você pensa em aplicar o estilo em casa, não deve deixá-la de lado, principalmente nos revestimentos. Aposte nos cimentícios tanto nos pisos quanto nas paredes, optando por peças como as da Linha Metropolitan e Urbana.
Esperamos que este artigo sobre o cinza na decoração seja apenas o pontapé inicial para que você se inspire e se motive a fazer aquela mudança que anda querendo já há algum tempo.
Se gostou, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram! Tem sempre um conteúdo novo para que você #VivaSuaCasa da melhor maneira possível!